EL ARTE DE ALMADA NEGREIROS COMO EJEMPLO DE LA CONEXIÓN ENTRE HISTORIA, MATEMÁTICAS Y ARTE

Autores/as

  • Cristina Lúcia Dias Vaz cvaz@ufpa.br
    Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará (PPGCIMES/UFPA/Brasil)
    http://orcid.org/0000-0003-1583-6129
  • Edilson dos Passos Neri Júnior neri@ufpa.br
    Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará (PPGCIMES/UFPA/Brasil)
    http://orcid.org/0000-0003-4422-7330

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p20-43.id831

Resumen

Este artículo es un extracto de la tesis de maestría Actos y lugares de aprendizaje creativo en matemáticas. Nuestro objetivo es presentar las potencialidades de las interconexiones entre Historia, Matemáticas y Arte, como conocimiento que puede integrarse con los lenguajes innovadores que ofrecen las tecnologías de la información y la comunicación para permitir la movilización de este conocimiento de manera híbrida, para reorientar los enfoques didácticos en la enseñanza de las Matemáticas desde un enfoque interdisciplinario. Para lograr este objetivo, adoptamos el método de cartografía como un método de investigación anclado en la propuesta de cartografía de los filósofos Gilles Deleuze y Félix Guattari; El concepto de aprendizaje creativo inspirado en las ideas del educador Paulo Freire y el psicoanalista Donald Winnicott y el concepto de interdisciplinariedad propuesto por Ivani Fazenda. Los resultados de esta investigación apuntan a la historia de las matemáticas como un elemento que impregna la búsqueda de un proceso de aprendizaje creativo de manera transversal, estableciendo un diálogo entre las matemáticas y el arte.Palabras clave: Aprendizaje Creativo, Matemáticas, Arte, Historia de las Matemáticas, Almada Negreiros.  THE ART OF ALMADA NEGREIROS AS AN EXAMPLE OF THE CONNECTION BETWEEN HISTORY, MATHEMATICS AND ART AbstractThis article is an excerpt from the master's thesis Acts and Places for Creative Learning in Mathematics. The main objective is to present potentialities of the interconnections between History, Mathematics and Art, as knowledge that can be integrated with the innovative languages offered by information and communication technologies in order to enable the mobilization of this knowledge in a hybrid way, to reorient didactic approaches in teaching mathematics from an interdisciplinary approach. To achieve this goal, we adopted the cartography method as a research method anchored in the proposal of cartography by the philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari; in the concept of creative learning inspired by the ideas of educator Paulo Freire and psychoanalyst Donald Winnicott; and in the concept of interdisciplinarity proposed by Ivani Fazenda. The results of this research pointed to the history of mathematics as an element that permeated the search for a creative learning process in a transversal way, as so to establish a dialogue between Mathematics and Art.Keywords: Creative Learning, Math, Art, History of Mathematics, Almada Negreiros.  A ARTE DE ALMADA NEGREIROS COMO EXEMPLO DE CONEXÃO ENTRE HISTÓRIA, MATEMÁTICA E ARTE ResumoEste artigo é um recorte da dissertação de mestrado Atos e Lugares de Aprendizagem Criativa em Matemática. O principal objetivo é apresentar potencialidades das interconexões entre História, Matemática e Arte, como saberes que podem se integrar às linguagens inovadoras oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação no sentido de possibilitar a mobilização desses saberes de forma híbrida, para reorientar as abordagens didáticas no ensino de matemática sob um enfoque interdisciplinar. Para alcançar este objetivo, adotamos método da cartografia como método de pesquisa ancorado na proposta de cartografia dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari; no conceito de aprendizagem criativa inspirado nas ideias do educador Paulo Freire e do psicanalista Donald Winnicott; e no conceito de interdisciplinaridade proposto por Ivani Fazenda. Os resultados desta pesquisa apontaram para a história da matemática como elemento que perpassou a busca de um processo de aprendizagem criativa de forma transversal, de modo a estabelecer um diálogo entre a Matemática e Arte.Palavras-chave: Aprendizagem Criativa, Matemática, Arte, História da Matemática, Almada Negreiros.

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Biografía del autor/a

Cristina Lúcia Dias Vaz, Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará (PPGCIMES/UFPA/Brasil)

Doutora em Matemática Aplicada (Universidade de Campinas - Brasil). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará (PPGCIMES/UFPA/Brasil). Tem experiência na área de Matemática. Na área de ensino de Matemática atua principalmente nosd seguintes temas: tecnologias inovadoras no ensino superior, metodologia ativas, ambientes virtuais de aprendizagem e aprendizagem criativa em Matemática e Arte. Mais informações no Currículo Lattes: http://Lattes.cnpq.br/5829728118120411.

Edilson dos Passos Neri Júnior, Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará (PPGCIMES/UFPA/Brasil)

Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará (PPGCIMES/UFPA/Brasil). Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFPA/Brasil), na Área de Concentração Educação Matemática. Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Ensino com ênfase em Matemática, Tecnologia Inovadoras no Ensino Superior e Aprendizagem Criativa em Matemática e Arte. Para mais informações visitar o Currículo Lattes: http://Lattes.cnpq.br/5917661277687347

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Publicado

21-04-2020

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Cómo citar

Dias Vaz, C. L., & dos Passos Neri Júnior, E. (2020). EL ARTE DE ALMADA NEGREIROS COMO EJEMPLO DE LA CONEXIÓN ENTRE HISTORIA, MATEMÁTICAS Y ARTE. PARADIGMA, 20–43. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p20-43.id831