Licenciatura actual en matemáticas: la urgencia de la enseñanza con tecnologías digitales de información y comunicación
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p633-667.id930Palabras clave:
TPACK, Currículo, Graduação em Matemática, TDICResumen
A formação inicial de professores tem apresentado lacunas quanto a oferecer possibilidades aos estudantes para a construção de conhecimentos sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). A partir desta problemática, o objetivo foi investigar como os cursos de formação inicial de professores de Matemática têm propiciado aos licenciandos oportunidades de aprendizagem das TDIC para ensinar no Mato Grosso do Sul, Brasil. O método da pesquisa foi qualitativo, documental e a análise foi interpretativa, a partir de categorias pré-estabelecidas pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. A fundamentação teórica foi o Modelo TPACK, de Mishra e Koehler, que estabelece os conhecimentos docentes necessários para ensinar com TDIC. A pesquisa revelou que no curso pouco se discute sobre as características do Pantanal e como as TDIC podem auxiliar na composição de um currículo multicultural, mas as ementas de algumas das disciplinas permitem inferir que propiciam oportunidades de construção do conhecimento pedagógico tecnológico, do tecnológico do conteúdo e do pedagógico do conteúdo e, consequentemente, pode apontar para a construção do TPACK.Descargas
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