Matemática e Ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um mapeamento nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (Brasil)
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p130-158.id994Palabras clave:
Lúdico, Jogos, Aprendizagem Matemática, Educação Matemática, Anos IniciaisResumen
Este artigo apresenta uma pesquisa de estado do conhecimento que tem como objetivo fazer um mapeamento sobre relatos de pesquisas e relatos de experiências realizadas com a temática da ludicidade no ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco em analisar o que vem sendo produzido a respeito das pesquisas sobre a ludicidade no ensino de matemática nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática nos anos de 2013, 2016 e 2019, realizado em diferentes Estados do Brasil. Os resultados desse estudo evidenciam um número expressivo de trabalhos que atrelavam o ensino lúdico aos jogos didáticos; jogos digitais; a literatura; a Educação Indígena; Educação Especial e a Educação Quilombola. A ludicidade no ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais alicerça os trabalhos identificados, ressaltando sua importância tanto no processo de ensino e aprendizagem das crianças, como na formação de professores que atuam nesse nível de ensino.Descargas
Citas
ALMEIDA, A. Q. G.; MONTEIRO, C. E. (2016) A educação matemática nos anos iniciais de uma escola QUILOMBOLA: o uso do jogo OWARE. XII ENEM, Brasil, jul. 2016.
ALVES, S. S. (2013) Construção de saberes com jogos matemáticos: brincando com as medidas de tempo. XI ENEM, Brasil, jul. 2013.
ARRUDA, M. C. S.; ARAÚJO, L. F. (2016) Aprendendo de forma lúdica as unidades de medida: relato de experiência do PIBID – Pedagogia (UFRPE). XII ENEM, Brasil, jul.
BARBOZA, I. A. F. C.; FERREIRA, G. G. (2019) Jogos na perspectiva do letramento: uma possibilidade de alfabetização matemática no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. XIII ENEM, Brasil, jul. 2019.
BERNARDI, T. P.; MEGID, M. A. B. A. (2016) O ensino de frações no Ensino Fundamental I: livros paradidáticos, culinária, jogos e tecnologias. XII ENEM, Brasil, jul.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Caderno 3 Construção do Sistema de Numeração Decimal. Brasília, MEC/SEB, 2014d. p.88.
BRITO, A. S. (2016) A utilização dos jogos digitais na formação inicial de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental. XII ENEM, Brasil, jul.
CAMPOS, N. R.; NETO, J. F. S.; NETO, L. L. P. (2016) Jogos e brincadeiras: aprendendo matemática na aldeia indígena. XII ENEM, Brasil, jul.
CANAL, D. C.; CRUZ, L. B.; GOSTENSKI, H. M. C.; BARBIERI, M.; CAMARGO, E. C. (2013) O ensino da matemática nos anos iniciais numa perspectiva ludopedagógica. In: VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática.
COCCO, P. M.; REISDOERFER, C.; OLIVEIRA, D. H.; MOURA, M. C.; MARTINS, J. C. G. (2013) Resolução de problemas e jogos como metodologias em sala de aula. XI ENEM, Brasil, jul.
CRUZ, J. V.; SILVEIRA, M. R. A.; SILVA, P. V. (2019) Contribuições do uso de jogos como recurso didático: desenvolvendo habilidades matemáticas. XIII ENEM, Brasil, jul.
ELORZA, N. S. L.; FÜRKOTTER, M. (2016) O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. XII ENEM, Brasil, jul.
AUTOR. (2018) Título do texto.
FERREIRA, N. S. A. (2002) As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago.
GARCIA, L. S. L. (2019) Brincando e aprendendo tabuada: relato da aplicabilidade de jogos como fixação de conteúdo. XIII ENEM, Brasil, jul.
GOLDENBERG, M. (2004) A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8 ed. São Paulo: Record.
GONÇALVES, E. H.; MARCO, F. F. (2016) Jogos virtuais educativos: alternativa metodológica no ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. XII ENEM, Brasil, jul.
HONORATO, A. I. G.; AMANCIO, J. R. S.; FERREIRA, W. C. (2019) Recursos audiovisuais, manipulativos e jogos: uma sequência didática para o ensino de medidas de tempo nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. XIII ENEM, Brasil, jul.
LEMES, J. C.; MARCATTO, F. S. F. (2019) Vertentes da pesquisa brasileira sobre a metodologia de jogos no ensino-aprendizagem de matemática nos anais do ENEM. XIII ENEM, Brasil, jul.
LORENZATO, S. (2009) Que Matemática ensinar no primeiro dos nove anos do Ensino Fundamental. In: 17º COLE-Congresso de Leitura do Brasil.
LOSEKANN, L. G.; MARAFIGA, A. W.; ZWETSCH, A. S.; VAZ, H. G. B. (2016) Matemática na infância: jogos envolvendo multiplicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. XII ENEM, Brasil, jul.
LUTZ, M. R.; LEIVAS, J. C. P. (2019) O ensino de matemática e o uso de jogos na sala de aula. XIII ENEM, Brasil, jul.
LUPI, M. E. A.; OLIVEIRA, M. G. ; MORAES, G. C. ; FONSECA, M. S. (2013) O Lúdico e a matemática - algumas aproximações. XI ENEM, Brasil, jul.
LUVISON, C. C.; SANTOS, C. A. (2013) Estatística e probabilidade: a resolução de problemas a partir do jogo A Travessia do Rio. XI ENEM, Brasil, jul.
MACÊDO, L. M. S.; LEITE, B. P. B.; VASCONCELOS, J. M. (2013) A utilização de jogos matemáticos para crianças com TDAH. XI ENEM, Brasil, jul.
MAGALHÃES, J. M. C.; JUSTO, J. C. R. (2013) Concepções de professores polivalentes sobre a matemática a partir de uma formação continuada estruturada com jogos matemáticos. XI ENEM, Brasil, jul.
MARTINS, H. H. T. S. (2004) Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e pesquisa, v. 30, n. 2, p. 289-300.
MENESES, A. F.; GERES, A. R.; SILVA, S. S.; NEGREIROS, C. L. (2019) Boliche matemático: resignificando saberes por meio de jogos pedagógicos. XIII ENEM, Brasil, jul.
MENEZES, A. A. B.; MELO, K. S. Q.; FILHO, M. T. (2019) O uso de jogos com cartas no ensino da matemática. XIII ENEM, Brasil, jul.
MIRANDA, A. D.; PINHEIRO, N. A. M. (2013) O jogo como estratégia metodológica no ensino da numeração para crianças com Deficiência Intelectual. XI ENEM, Brasil, jul.
MOROSINI, M. (2015) Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista da Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr.
OLIVEIRA, A. F.; MAGALHÃES, A. P. A. S. (2016) Jogos matemáticos: o relato de uma experiência desenvolvida no Ensino Fundamental a partir das aulas de didática. XII ENEM, Brasil, jul.
OLIVEIRA, D. C.; SILVA, D. A. (2013) Clube de matemática: atividades lúdicas para o ensino de álgebra. XI ENEM, Brasil, jul.
OLIVEIRA, N. C. N.; VALERIANO, W. P. O. (2013) A atividade orientadora de ensino: o lúdico e o recurso didático como mediadores no processo de ensino-aprendizagem em matemática. XI ENEM, Brasil, jul.
PASSOS, C. M. S. M.; PUDELCO, M. S. (2016) Contribuições para a prática docente: a resolução de problemas e os jogos matemáticos no ensino de operações matemáticas. XII ENEM, Brasil, jul.
PINTO, G. M. F.; RAMIREZ, P. E. S.; BRASIL, L. S. (2019) A importância dos jogos para a quebra da mecanização do ensino de matemática. XIII ENEM, Brasil, jul.
PORTO, A. S.; LOPES, L. R. P. (2013) Utilizando o lúdico na resolução de problemas matemáticos: um estudo nas séries iniciais de uma escola parceira do PIBID. XI ENEM, Brasil, jul.
PORTO, C. D.; LOPES, L. R. P. (2013) Resolvendo problemas matemáticos através dos jogos. XI ENEM, Brasil, jul.
PORTO, L. P.; FERVORINI, M.; MORETTI, V. D. (2013) Ludicidade e aprendizagem no clube de matemática. XI ENEM, Brasil, jul.
ROSA, M. R. (2013) O prazer de aprender matemática através de jogos. XI ENEM, Brasil, jul.
SANTOS, O. O.; LIMA, M. G. S. (2010) O processo de ensino-aprendizagem da disciplina matemática: possibilidades e limitações no contexto escolar. X Simpósio de Produção Científica e IX Seminário de Iniciação Científica. Universidade Federal do Piau.
SILVA, A. P. B.; SANTOS, E. A.; ARRAIS, L. F. L. (2016) PIBID e a formação inicial de professores: possibilidades de organização do ensino da matemática com o jogo. XII ENEM, Brasil, jul.
SILVA, G. M.; CAVALCANTI, L. B.; MACEDO, Y. S. M.; SOUSA, S. J. D. (2019) Experimentos educacionais na construção de jogos matemáticos. XIII ENEM, Brasil, jul.
SILVA, L. M.; SILVA, L. F. C.; LIMA, I. R.; SILVA, E. C. S.; SILVA, G. E. B.; MENDONÇA, S. R. P. (2013) PIBID e o meio ambiente: reutilização de materiais recicláveis em jogos matemáticos. XI ENEM, Brasil, jul.
SILVA, R. B. S.; ARRUDA, P. M. F.; VIANA, W. F.; BALTAR, K.; CAVALCANTI, M. C. S. (2016) Relato de experiência das atividades desenvolvidas pelo projeto PIBID-FAFIRE: a utilização de jogos como estratégia metodológica para o ensino da matemática. XII ENEM, Brasil, jul.
SOARES, M. F. (2019) O jogo de regras na aprendizagem matemática nos anos iniciais. XIII ENEM, Brasil, jul.
SOUZA, P. P. F. C.; SOTO, C.; RODRIGUES. T. S. (2016) O lúdico como possibilidade de melhoria na aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. XII ENEM, Brasil, jul.
VALADARES, T.; BARBOSA, J. G. (2016) Relato de experiência sobre a utilização de jogos para possibilitar a compreensão do sistema decimal a uma turma de 5º ano de um distrito de Ouro Preto. XII ENEM, Brasil, jul.
VIANA, W. F.; SILVA, R. S. B.; ARRUDA, P. M. F.; CAVALCANTI, M. C. S. (2019) Relato de experiência do projeto PIBID/FAFIRE: jogos e resolução de problemas como recursos metodológicos para superar dificuldades com conteúdos matemáticos. XIII ENEM, Brasil, jul.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 280 PDF downloads: 139