PROCESSOS DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO EM UMA TAREFA EXPLORATÓRIA
DOI :
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p01-21.id1158Mots-clés :
Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Processos de Raciocínio, Tarefas ExploratóriasRésumé
O presente trabalho tem como objetivo analisar e identificar os processos de raciocínio matemático e suas contribuições para a aprendizagem da Matemática. Para compor o aporte teórico desta pesquisa, foram realizados estudos pautados em diferentes autores sobre o que é raciocínio matemático, seus aspectos estruturais e seus processos, bem como sua relevância para a aprendizagem matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter interpretativo, realizada por meio da aplicação de uma tarefa exploratória em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola privada no estado do Paraná, Brasil. A tarefa aplicada foi resolvida por 30 estudantes, organizados em grupos com três integrantes e constituída por questões que instigassem o raciocínio, proporcionando uma comunicação construtiva entre professor e alunos. Foram realizadas gravações de áudios dos momentos de resolução da tarefa pelos alunos, que compõem o corpus de análise desta pesquisa. Como um dos resultados principais, destacamos a presença, de forma mais evidente, da elaboração de conjecturas e a tentativa de validá-las a partir de evidências empíricas, utilização de exemplos genéricos e, em alguns momentos com o auxílio de autoridade externa da professora. Destaca-se também o papel das intervenções da professora no grupo, na qual os questionamentos foram ações fundamentais para que houvesse desenvolvimento do raciocínio, apoiando o trabalho dos alunos e resistindo ao fornecimento de indicações para o desenvolvimento da resolução.Téléchargements
Références
Baxter, J. A. & Willians, S. (2010). Social and analytic scaffolding in Middle Scholl Mathematics managing the dilemma of telling. Journal Mathematics Teacher Education, 13, 7-26.
Bogdan, R, C.& Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora.
Brodie, K. (2010). Teaching mathematical reasoning in secondary school classrooms. New York: Springer, 1.ed.
Galbraith, P. (1995). Mathematics as reasoning. The Mathematics Teacher, Reston, VA, 88(5), 412-417.
Jeanotte, D.& Kieran, C. (2017). A conceptual model of mathematical reasoning for school mathematics. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, 96(1), 1-16.
Lannin, J. (2005). Generalization and justification: the challenge of introducing algebraic reasoning through patterning activities. Mathematical thinking and learning, 7, 231-25.
Lannin, J.K.; Elliott, R. & Ellis, A.B. (2011). Developing essential understanding of mathematical reasoning for teaching mathematics in prekindergarten-grade 8. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics.
Mata-Pereira, J. & Ponte, J. P. (2017). Enhancing students’ mathematical reasoning in the classroom: teacher actions facilitating generalization and justification. Educational Studies in Mathematics, 96(2), 1-18.
Mata-Pereira, J. & Ponte, J. P. (2018). Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design. Bolema, Rio Claro, 32(62), 781-801.
Mata-Pereira, J. (2012). O raciocínio matemático em alunos do 9.º ano no estudo dos números reais e inequações. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Lisboa, Lisboa.
Morais, C.; Serrazina, L. & Ponte, J. P. (2018). Mathematical reasoning fostered by (fostering) transformations of rational number representations. Acta Scientiae, Canoas, 20(4), 552-570.
Oliveira, P. (2008). O raciocínio matemático à luz de uma epistemologia. Educação e Matemática, 100, 3-9.
Ponte, J. P.; Quaresma, M. & Mata-Pereira, J. (2020). Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? Educação Matemática, Lisboa, 156, 7-11.
Ponte, J.P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.): O professor e o desenvolvimento curricular, pp.11-34. Lisboa. APM.
Rodrigues, C.; Menezes, L. & Ponte, J. P. Práticas de discussão em sala de aula de matemática: os casos de dois professores. Bolema, Rio Claro, 12(61), 398-418.
Stylianides, G, J. (2009). Reasoning-and-proving in school mathematics textbooks. Mathematical Thinking and Learning, 11(4), 258-288.
Wood, T. (1999). Creating a context for argument in mathematics class. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, VA, 30(2), 171-191.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 420 PDF (Español (España)) downloads: 345