OFICINAS DE PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO PIBID
DOI :
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p318-341.id1174Mots-clés :
Formação de Professores de Matemática, Pensamento Crítico em Matemática., Pensamento Criativo em Matemática, Oficinas de Pensamento Crítico e CriativoRésumé
No atual cenário de crescente desenvolvimento tecnológico no qual estamos inseridos, tem se tornado cada vez mais presente a necessidade de desenvolvermos nosso pensamento crítico e criativo, em especial em matemática, dada tamanha aplicação desta área de saber. Sendo assim, há que se falar não apenas em aprimorarmos nossas metodologias de ensino de matemática, como também, inserirmos teorias e práticas ligadas ao estímulo deste tipo de pensamento desde a formação docente inicial. Neste artigo, relatamos uma investigação desenvolvida junto a um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Matemática, de uma Universidade pública do Distrito Federal, cuja organização didática está embasada no estímulo ao pensamento crítico e criativo em matemática de estudantes do ensino médio. Foram aplicados questionários com questões discursivas para os bolsistas, cujas respostas foram tratadas sob a perspectiva da análise de conteúdo. Por resultados, foi possível inferir a partir das respostas dos bolsistas que esses passaram não apenas a conhecer a temática e desejarem que seja incluída em seus programas de formação como também a recomendar a aplicação do modelo de oficinas utilizado.Téléchargements
Références
ADAMSON, F. & DARLING-HAMMOND, L. Policy Pathways for Twenty-First Century Skills. In: GRIFFIN, Patrick; CARE, Esther (Edts.). Assessment and Teaching of 21st Century Skills: Methods and Approach. P. 293-310. Dordrecht: Springer, 2015.
AIKEN, L. R. Ability and creativity in mathematics. Review of Education Research, n. 43, v. 4, p. 405-432, 1973.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEZERRA, W. W. V., GONTIJO, C. H. & FONSECA, M. G. Promovendo a criatividade em matemática em sala de aula por meio de feedbacks. Acta Scientiae, n. 23, v.1, p. 1-17, 2021.
BOKHOVE, C. & JONES, K. Stimulating mathematical creativity through constraints in problem solving. In: AMADO, Nélia; CARREIRA, Susana; JONES, Keith (Eds.). Broadening the Scope of Research on Mathematical Problem Solving. Research in Mathematics Education. P. 301-319. Springer, 2018.
BOLDEN, D. S., HARRIES, T. V. & NEWTON, D. P. Pre-service primary teachers' conceptions of creativity in mathematics. Educational Studies in Mathematics, n. 73, p. 143-157, 2010.
BRASIL. Decreto nº 7.216, de 24 de Junho de 2010, 2010 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso em 20 mai. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018 [recurso eletrônico]. Brasília: INEP, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CACHIA, R. & FERRARI, A. Creativity in schools: a survey of teachers in Europe. European Commission / Joint Research Centre, Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2010.
CROPLEY, A. J. Fostering creativity in the classroom: General principles. In M. A. Runco (Ed.) Creativity research handbook (83-114). Cresskill, N. J.: Hampton Press, 1997.
D’AMBRÓSIO, U. Uma história concisa da matemática no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FIRDAUS, F., KAILANI, I., BAKAR, N. B. & BAKRY, B. Developing Critical Thinking Skills of Students in Mathematics Learning. Journal of Education and Learning, n. 9, v.3, p. 226-236, 2015.
FONSECA, M. G. & GONTIJO, C. H. Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, 27(3), 956-978, 2020a.
FONSECA, M. G. Aulas baseadas em técnicas de criatividade: efeitos na criatividade, motivação e desempenho em matemática com estudantes do ensino médio. 175f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
FONSECA, M. G. Construção e validação de instrumento de medida de criatividade no campo da matemática para estudantes concluintes da educação básica. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Brasília, 2015.
FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H. Infográfico: Colocando em ação o pensamento crítico e criativo em matemática, 2020b. Disponível em: https://bit.ly/pensamentocriticoecriativoemmatematica. Acesso em 28 mai 2021.
FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H. Infográfico: Oficinas de estímulo ao pensamento crítico e criativo em matemática de Gontijo, 2020c. Disponível em: <https://bit.ly/pensamentocriticoecriativoemmatematica. Acesso em 28 mai 2021.
FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H.; ZANETTI, M. D. T. Estimulando o Pensamento Crítico e Criativo em Matemática a partir da 'Forca Numérica' e o Princípio Fundamental da Contagem. Coinspiração - Revista de Professores que Ensinam Matemática, n.1, v.2, p. 241, 2018.
GONTIJO, C. H. Criatividade(s) em Matemática: Bases teóricas e aplicações pedagógicas. Grupo de Pesquisas em Didática da Matemática (Universidade Estadual da Paraíba). Vídeo com 105 minutos [Live]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6sRkhq16wbM&t=202s. Acesso em: data de acesso 20 de maio de 2021, 2020.
GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade e motivação em matemática: a pesquisa e as implicações para a prática pedagógica In: GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni (Orgs). Criatividade em Matemática: lições da pesquisa, p. 153-172. Curitiba: CRV, 2020.
GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. 194f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
GONTIJO, C. H. Técnicas de criatividade para estimular o pensamento matemático. Educação e Matemática, Lisboa, n. 135, p. 16-20, 2015.
GONTIJO, C. H.; FONSECA, M. G. O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, n. 3, v.3, p. 11, 2020.
GONTIJO, C. H.; SILVA, E. B.; CARVALHO, R. P. F. A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática. Linhas Críticas, n.35, v. 18, p. 29-46, 2012.
GRIFFIN, P.; CARE, E. (Edts.). Assessment and Teaching of 21st Century Skills: Methods and Approach. Dordrecht: Springer, 2015.
LEIKIN, R., SUBOTNIK; R., PITTA-PANTAZI, D.; SINGER, F. M.; PELCZER, I. Teachers’ views on creativity in mathematics education: an international survey. ZDM Mathematics Education, n. 45, p. 309-324, 2013.
LEIKIN, R.; PANTAZI, D. P. Creativity and mathematics education: The state of the art. ZDM Mathematics Education. N. 45, p. 159-166, 2013.
LIPMAN, M. Thinking in education. Cambridge University Press, 2003.
MOREIRA, M. A. O ensino de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, n. 11, v. 2, p. 224-233, 2018.
OCDE. Framework for the Assessment of Creative Thinking in PISA 2021. Third Draft. OECD Publishing, Paris, 2019.
OECD. 21st-Century Readers: Developing Literacy Skills in a Digital World. OECD Publishing: Paris, 2021.
PANAOURA, A.; PANAOURA, G. M. Teachers’ awareness of creativity in mathematical teaching and their practice: issues in the Undergraduate Mathematics Preparation of School Teachers, n. 4, p. 1-11, 2014.
SOH, K. Fostering student creativity through teacher behaviors: thinking Skills and Creativity, n. 23, p. 58-66, 2017.
VIANA, M. Avanços tecnológicos realçam papel da matemática. Disponível em: https://impa.br/noticias/avancos-tecnologicos-realcam-papel-da-matematica/. Acesso em 20 mai. 2021, 2020.
VIANA, M. Brasil é promovido à elite da matemática mundial. Disponível em https://impa.br/noticias/brasil-e-promovido-a-elite-da-matematica-mundial/. Acesso em 20 mai. 2021, 2018.
VINCENT-LANCRIN, S.; GONZÁLEZ-SANCHO, C.; BOUCKAERT, M.; DE LUCA, F.; FERNÁNDEZ-BARRERA, M.; JACOTIN, G.; URGEL, J.; VIDAL, Q. Fostering Students' Creativity and Critical Thinking: What it Means in School, Educational Research and Innovation. Paris: OECD Publishing, 2019.
YAZGAN-SAĞ, G.; EMRE-AKDOĞAN, E. Creativity from two perspectives: Prospective mathematics teachers and mathematician. Australian Journal of Teacher.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 285 PDF (Español (España)) downloads: 171