OFICINAS DE PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO PIBID

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p318-341.id1174

Palavras-chave:

Formação de Professores de Matemática, Pensamento Crítico em Matemática., Pensamento Criativo em Matemática, Oficinas de Pensamento Crítico e Criativo

Resumo

No atual cenário de crescente desenvolvimento tecnológico no qual estamos inseridos, tem se tornado cada vez mais presente a necessidade de desenvolvermos nosso pensamento crítico e criativo, em especial em matemática, dada tamanha aplicação desta área de saber. Sendo assim, há que se falar não apenas em aprimorarmos nossas metodologias de ensino de matemática, como também, inserirmos teorias e práticas ligadas ao estímulo deste tipo de pensamento desde a formação docente inicial. Neste artigo, relatamos uma investigação desenvolvida junto a um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Matemática, de uma Universidade pública do Distrito Federal, cuja organização didática está embasada no estímulo ao pensamento crítico e criativo em matemática de estudantes do ensino médio. Foram aplicados questionários com questões discursivas para os bolsistas, cujas respostas foram tratadas sob a perspectiva da análise de conteúdo. Por resultados, foi possível inferir a partir das respostas dos bolsistas que esses passaram não apenas a conhecer a temática e desejarem que seja incluída em seus programas de formação como também a recomendar a aplicação do modelo de oficinas utilizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciatura em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Especialização em Administração da Educação pela Universidade de Brasília (UnB),  Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Professor do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática, pensamento crítico e criativo em matemática, avaliação em matemática e resolução de problemas.

Mateus Gianni Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Licenciatura em Matemática pela Faculdade Santa Terezinha (Fast), Especialização em Educação Matemática com Novas Tecnologias pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática, pensamento crítico e criativo em matemática e resolução de problemas.

Referências

ADAMSON, F. & DARLING-HAMMOND, L. Policy Pathways for Twenty-First Century Skills. In: GRIFFIN, Patrick; CARE, Esther (Edts.). Assessment and Teaching of 21st Century Skills: Methods and Approach. P. 293-310. Dordrecht: Springer, 2015.

AIKEN, L. R. Ability and creativity in mathematics. Review of Education Research, n. 43, v. 4, p. 405-432, 1973.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEZERRA, W. W. V., GONTIJO, C. H. & FONSECA, M. G. Promovendo a criatividade em matemática em sala de aula por meio de feedbacks. Acta Scientiae, n. 23, v.1, p. 1-17, 2021.

BOKHOVE, C. & JONES, K. Stimulating mathematical creativity through constraints in problem solving. In: AMADO, Nélia; CARREIRA, Susana; JONES, Keith (Eds.). Broadening the Scope of Research on Mathematical Problem Solving. Research in Mathematics Education. P. 301-319. Springer, 2018.

BOLDEN, D. S., HARRIES, T. V. & NEWTON, D. P. Pre-service primary teachers' conceptions of creativity in mathematics. Educational Studies in Mathematics, n. 73, p. 143-157, 2010.

BRASIL. Decreto nº 7.216, de 24 de Junho de 2010, 2010 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso em 20 mai. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018 [recurso eletrônico]. Brasília: INEP, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CACHIA, R. & FERRARI, A. Creativity in schools: a survey of teachers in Europe. European Commission / Joint Research Centre, Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2010.

CROPLEY, A. J. Fostering creativity in the classroom: General principles. In M. A. Runco (Ed.) Creativity research handbook (83-114). Cresskill, N. J.: Hampton Press, 1997.

D’AMBRÓSIO, U. Uma história concisa da matemática no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FIRDAUS, F., KAILANI, I., BAKAR, N. B. & BAKRY, B. Developing Critical Thinking Skills of Students in Mathematics Learning. Journal of Education and Learning, n. 9, v.3, p. 226-236, 2015.

FONSECA, M. G. & GONTIJO, C. H. Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, 27(3), 956-978, 2020a.

FONSECA, M. G. Aulas baseadas em técnicas de criatividade: efeitos na criatividade, motivação e desempenho em matemática com estudantes do ensino médio. 175f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

FONSECA, M. G. Construção e validação de instrumento de medida de criatividade no campo da matemática para estudantes concluintes da educação básica. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Brasília, 2015.

FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H. Infográfico: Colocando em ação o pensamento crítico e criativo em matemática, 2020b. Disponível em: https://bit.ly/pensamentocriticoecriativoemmatematica. Acesso em 28 mai 2021.

FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H. Infográfico: Oficinas de estímulo ao pensamento crítico e criativo em matemática de Gontijo, 2020c. Disponível em: <https://bit.ly/pensamentocriticoecriativoemmatematica. Acesso em 28 mai 2021.

FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H.; ZANETTI, M. D. T. Estimulando o Pensamento Crítico e Criativo em Matemática a partir da 'Forca Numérica' e o Princípio Fundamental da Contagem. Coinspiração - Revista de Professores que Ensinam Matemática, n.1, v.2, p. 241, 2018.

GONTIJO, C. H. Criatividade(s) em Matemática: Bases teóricas e aplicações pedagógicas. Grupo de Pesquisas em Didática da Matemática (Universidade Estadual da Paraíba). Vídeo com 105 minutos [Live]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6sRkhq16wbM&t=202s. Acesso em: data de acesso 20 de maio de 2021, 2020.

GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade e motivação em matemática: a pesquisa e as implicações para a prática pedagógica In: GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni (Orgs). Criatividade em Matemática: lições da pesquisa, p. 153-172. Curitiba: CRV, 2020.

GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. 194f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

GONTIJO, C. H. Técnicas de criatividade para estimular o pensamento matemático. Educação e Matemática, Lisboa, n. 135, p. 16-20, 2015.

GONTIJO, C. H.; FONSECA, M. G. O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, n. 3, v.3, p. 11, 2020.

GONTIJO, C. H.; SILVA, E. B.; CARVALHO, R. P. F. A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática. Linhas Críticas, n.35, v. 18, p. 29-46, 2012.

GRIFFIN, P.; CARE, E. (Edts.). Assessment and Teaching of 21st Century Skills: Methods and Approach. Dordrecht: Springer, 2015.

LEIKIN, R., SUBOTNIK; R., PITTA-PANTAZI, D.; SINGER, F. M.; PELCZER, I. Teachers’ views on creativity in mathematics education: an international survey. ZDM Mathematics Education, n. 45, p. 309-324, 2013.

LEIKIN, R.; PANTAZI, D. P. Creativity and mathematics education: The state of the art. ZDM Mathematics Education. N. 45, p. 159-166, 2013.

LIPMAN, M. Thinking in education. Cambridge University Press, 2003.

MOREIRA, M. A. O ensino de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, n. 11, v. 2, p. 224-233, 2018.

OCDE. Framework for the Assessment of Creative Thinking in PISA 2021. Third Draft. OECD Publishing, Paris, 2019.

OECD. 21st-Century Readers: Developing Literacy Skills in a Digital World. OECD Publishing: Paris, 2021.

PANAOURA, A.; PANAOURA, G. M. Teachers’ awareness of creativity in mathematical teaching and their practice: issues in the Undergraduate Mathematics Preparation of School Teachers, n. 4, p. 1-11, 2014.

SOH, K. Fostering student creativity through teacher behaviors: thinking Skills and Creativity, n. 23, p. 58-66, 2017.

VIANA, M. Avanços tecnológicos realçam papel da matemática. Disponível em: https://impa.br/noticias/avancos-tecnologicos-realcam-papel-da-matematica/. Acesso em 20 mai. 2021, 2020.

VIANA, M. Brasil é promovido à elite da matemática mundial. Disponível em https://impa.br/noticias/brasil-e-promovido-a-elite-da-matematica-mundial/. Acesso em 20 mai. 2021, 2018.

VINCENT-LANCRIN, S.; GONZÁLEZ-SANCHO, C.; BOUCKAERT, M.; DE LUCA, F.; FERNÁNDEZ-BARRERA, M.; JACOTIN, G.; URGEL, J.; VIDAL, Q. Fostering Students' Creativity and Critical Thinking: What it Means in School, Educational Research and Innovation. Paris: OECD Publishing, 2019.

YAZGAN-SAĞ, G.; EMRE-AKDOĞAN, E. Creativity from two perspectives: Prospective mathematics teachers and mathematician. Australian Journal of Teacher.

Publicado

2022-01-18

Métricas


Visualizações do artigo: 285     PDF (Español (España)) downloads: 171

Como Citar

Gontijo, C. H., & Fonseca, M. G. (2022). OFICINAS DE PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO PIBID . PARADIGMA, 43(1), 318–341. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p318-341.id1174