Compreensão de Propriedades da Mediana e da Amplitude por Futuros Professores dos Primeiros Anos
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p118-141.id1020Palavras-chave:
Estatística, Mediana e amplitude, Futuros professores, Primeiros anos escolaresResumo
Neste artigo estuda-se a compreensão de estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, de propriedades das estatísticas mediana e amplitude total. No estudo participaram 34 estudantes que frequentavam o 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade do norte de Portugal. Os estudantes resolveram várias questões, em contexto de sala de aula e para efeitos de avaliação formal, envolvendo situações-problema de Estatística Descritiva, das quais iremos apresentar aqui apenas duas. Nessas questões, com dois itens cada, avaliam-se possíveis alterações ocorridas na mediana e na amplitude total quando se adiciona um valor constante a todos os dados (na primeira) e ocorridas na mediana quando se acrescenta dois dados em certas condições aos dados iniciais (na segunda). Em termos de resultados, salienta-se que, em média, se verificou uma taxa de sucesso de 72% por item, sendo essa taxa variável ao longo dos itens. Embora se trate de uma percentagem relativamente elevada de respostas corretas, constatou-se que os estudantes obtiveram as suas respostas através de estratégias pouco fiáveis em termos de garantir as respostas corretas, o que foi mais notório nos itens da segunda questão.Downloads
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Referências
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2021-02-22
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Fernandes, J. A. . (2021). Compreensão de Propriedades da Mediana e da Amplitude por Futuros Professores dos Primeiros Anos. PARADIGMA, 41(e1), 118–141. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p118-141.id1020
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