POTENCIALIDADES DE PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p22-28.id1159

Palavras-chave:

Ensino Exploratório de Matemática, Desenvolvimento Profissional Docente, Formação do Professor de Matemática, Educação Matemática

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado e teve como objetivo investigar potencialidades de práticas relacionadas à perspectiva de ensino exploratório de Matemática e organizadas em momentos de planejamento e de ensino para o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática. Para isso, realizou-se uma ação formativa desenvolvida com base na perspectiva de desenvolvimento profissional docente e apoiada na abordagem de ensino exploratório de Matemática, com sete graduandos de um curso de Licenciatura em Matemática. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, em que foram analisadas as informações referentes a uma entrevista semiestruturada, ao diário de bordo da pesquisadora, às gravações em áudio utilizadas nos encontros e aos registros dos participantes. Assim, evidenciou-se que algumas práticas apoiadas no ensino exploratório de Matemática contribuíram para a formação docente dos participantes da pesquisa, a saber: escolher uma tarefa interessante e desafiante e antecipar suas possíveis resoluções permitiram-lhes que manifestassem a necessidade de estudar de forma detalhada o conteúdo matemático, preparando-se para direcionamentos no momento de ensino e, também, que identificassem que é preciso considerar os alunos na construção do planejamento, para assim monitorá-los de forma mais efetiva; utilizar diferentes materiais didáticos possibilitou-lhes um entendimento de que podem contribuir para o engajamento dos alunos na resolução da tarefa; monitorar a realização da tarefa, permitiu-lhes acessar o pensamento em desenvolvimento dos alunos, possibilitando fazer encaminhamentos para direcioná-los e incentivá-los em sua resolução; selecionar e sequenciar as resoluções dos alunos, a fim de propiciar um encadeamento lógico das ideias; manter um clima harmonioso para a discussão das ideias matemáticas; e conectar as respostas dos alunos promoveram um entendimento sobre elementos matemáticos presentes na tarefa, a partir do que foi realizado e discutido anteriormente.

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Biografia do Autor

Alessandra Senes Marins, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual Paulista(UNESP), Rio Claro-SP, Mestre em Matemática pela Universidade de Campinas (UNICAMP), Doutora em Matemática (Álgebra) pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP. Atualmente é docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), professora do curso de Matemática da UEL, Habilitações Licenciatura e Bacharelado, e membro do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da UEL.

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2022-01-16

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Como Citar

Marins, A. S. ., Savioli, A. M. P. das D. ., & Teixeira, B. R. (2022). POTENCIALIDADES DE PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. PARADIGMA, 43(1), 22–28. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p22-28.id1159