ESTUDO DE AULA NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM MATEMÁTICA: CRIAÇÃO DE UM TERCEIRO ESPAÇO FORMATIVO

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p68-91.id1161

Palavras-chave:

Formação docente, Estudo de Aula, Terceiro espaço formativo

Resumo

Neste artigo, temos o objetivo de discutir o estudo de aula como terceiro espaço formativo num contexto de formação inicial de professores de matemática. Para realização da pesquisa utilizamos as noções teóricas de processo de Lesson Study e Espaços formativos híbridos, como terceiros espaços formativos, alternativos aos convencionais. Participaram da pesquisa 20 licenciandos do curso de Matemática de uma universidade federal da região oeste da Bahia e três professores formadores. A produção dos dados foi baseada na observação de aula, o que se aproximou de um estudo de aula com participação efetiva dos futuros professores. O principal aspecto que caracterizou o estudo de aula como terceiro espaço formativo foi a reunião do conhecimento prático de analisar uma aula em que se assumiu ao mesmo tempo o papel de estudante e observador, o que significou uma nova oportunidade de aprendizagem para os futuros professores em formação, a medida em que, os aproximou de um espaço mais igualitário entre todos colaboradores da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Porto Nascimento

Licenciada em  Matemática pelo Centro Universitário de Brasília  - UNICEUB. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília - UNB. Atualmente é professora  na Universidade Federal do Oeste da Bahia-UFOB. Tem experiência na área de Educação Matemática e Estágio supervisionado.

Edmo Fernandes Carvalho

Licenciado em Matemática pela Universidade Católica do Salvador  - UCSAL. Doutor em Ensino , Filosofia e História das  Ciências pela  Universidade Federal da Bahia - UFBA e Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Atualmente  é professor na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Tem experiência na área de Educação Matemática e Estágio supervisionado.

Priscila Santos Ramos

Graduada em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade de Campinas - UNICAMP. Atualmente é professora na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Tem experiência na área de Matemática, Análise e Física matemática.  

Referências

ARCAVI, A. El desarrollo y el uso del sentido de los símbolos. In: Conferência plenária no encontro de investigação em educação matemática. Caminha, Portugal, 2005. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/DA/DA-bibliografia.htm. Acesso em 20/08/2020.

ALMEIDA, J. R; SANTOS, M. C. Pensamento algébrico, em busca de uma definição. Revista paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, Pr, v.6, n.10, p.34-60, jan.-jun. 2017.

BORGES, M. Professores: imagens e auto-imagens. (Tese) Doutorado em Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2007.

FERNANDES, F. S.; GARNICA, A. V. M. Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. Perspectivas da educação Matemática - INA/UFMS. v.14, n.34, 2020.

FIORENTINI, D., RIBEIRO, M., CRECCI, V. M., VIDAL, C. P., LOSANO, A. L., FERRASSO, T.O. Estudo de uma experiência de Lesson Study híbrido na formação docente em matemática: contribuições de/para uma didática em ação. Painel. Eixo 3 – Subeixo 2: Didática na formação de professores para a educação básica e ensino superior. XIX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ENDIPE. Salvador, Bahia. 03 a 06 de setembro de 2018.

GAMA, R. P.; FIORENTINI, D. Formação continuada em grupos colaborativos: professores de matemática iniciantes e as aprendizagens da prática profissional. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.11, n.2, pp.441-461, 2009.

GONÇALVES-JÚNIOR, M. A.; BURIASCO, R. L. C. Professor de Matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular. Ciência & Educação, Bauru - SP, v. 12, n. 1, p.99-115, 2006.

KAPUT, J. What is algebra? What is algebraic reasoning? In: KAPUT, J.; CARRAHER, D.; BLANTON, M. (Eds.), Algebra in the Early Grades. Lawrence Erlbaum Associates. New York, 2008.

KIERAN, C. The learning and teaching of school algebra. Handbook of research on mathematics teaching and learning. National Council of Teachers of Mathematics - NCTM, New York, 1992.

LINS, R. C. A framework for understanding what algebraic thinking is. Tese (Doctor of Philosophy) – School of Education, University of Nothingam, Nothingam, UK: 1992.

PALANCH, W. B. L.; MARINQUE, A. L. Ações colaborativas universidade - escola: formação de professores que ensinam matemática em espaços colaborativos. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 188-202, 2016.

PERRY, R., LEWIS, C. What is successful adaptation of lesson study in the US? Journal Educational Change, v.10, pp. 365-391, 2009.

PONTE, J. P. Formação dos professores de Matemática: Perspetivas atuais. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014, pp.343-360.

PONTE, J. P. Lesson studies in initial mathematics teacher education. International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 6, n. 2, pp.1-14, 2017

PONTE, J. P., QUARESMA, M., MATA-PEREIRA, J., & BAPTISTA, M. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 30, n. 56, pp. 868-891, 2016.

RICHIT, A., PONTE, J. P.La Colaboración Docente en Estudios de Clase en la Perspectiva de Profesores Participantes. Revista Paradigma, v. 37, n. 1, p. 330 – 351Junio de 2017.

ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.

TAKAHASHI, Y. & YOSHIDA, M. Ideas for Establishing: Lesson Study Communities. Teacher Children Mathematics. p. 8. NTCM. Mai. 2004.

Publicado

2022-01-16

Métricas


Visualizações do artigo: 226     PDF (Español (España)) downloads: 138

Como Citar

Nascimento, A. M. P. ., Carvalho, E. F. ., & Ramos, P. S. . (2022). ESTUDO DE AULA NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM MATEMÁTICA: CRIAÇÃO DE UM TERCEIRO ESPAÇO FORMATIVO. PARADIGMA, 43(1), 68–91. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p68-91.id1161