LESSON STUDY PRESENCIAL E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À APRENDIZAGEM DOCENTE

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p409-442.id1178

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Futuro Professor de Matemática, Lesson Study, Aprendizagem Docente

Resumo

Um dos desafios no desenvolvimento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura é promover um diálogo equânime entre a teoria e a prática vivenciada na formação inicial junto à Escola Básica. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo compreender as aprendizagens e os aprendizados construídos por futuros professores no contexto do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática (ECSM), desenvolvido em processo de Lesson Study (LS) presencial. Trata-se de uma investigação qualitativa interpretativa, sob a perspectiva da Teoria Social de Aprendizagem, situada em Comunidades de Prática (CoP), focada em uma pesquisa narrativa de um grupo de estagiários que atuaram em uma escola privada, no sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se dados provenientes de gravações em áudio e em vídeos das aulas, das ações colaborativas de estudo, planejamento, docência, reflexão sobre a docência e diários reflexivos dos estagiários no decorrer do processo formativo. Os resultados evidenciam que os estagiários se apropriaram de discursos e de formas do trabalho colaborativo em matemática, ao mesmo tempo em que demarcam a centralidade do planejamento enquanto ação intencional e científica da profissão docente. Do mesmo modo, revelam o potencial do LS adotado enquanto processo de desenvolvimento profissional que pode ser utilizado em outras disciplinas da formação inicial do professor de matemática, fato ainda incipiente no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada e especialista em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência profissional na Educação Básica, no Ensino Superior e na pós-graduação. Desenvolve pesquisas em Educação Matemática na área de formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática.

Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Educação pela UNICAMP. Tem experiência profissional e investigativa em educação matemática, com ênfase sobre formação e desenvolvimento profissional de professores,  aprendizagem e identidade docente e conhecimentos profissionais.

Janaína Mendes Pereira da Silva, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Licenciada em Matemática (Faculdade Projeção) e Pedagogia pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Especialização em Metodologias de Ensino em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela UnB. Atualmente cursa doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática na Universidade Federal do ABC (UFABC). Atua como docente no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Referências

ACEVEDO RINCÓN, J. P.; FIORENTINI, D. Práticas na formação dos licenciados em matemáticas: a experiência de uma prática interdisciplinar. TED: Tecné, Episteme y Didaxis, v. 40, p. 129-147, 2016.

ARAÚJO, W. R.; RIBEIRO, M.; FIORENTINI, D. Lesson Study no grupo de sábado: o prelúdio de uma tarefa desenvolvida no subgrupo do Ensino Médio. In: Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 7. Canoas, 2017. Anais [...]. Canoas: Universidade Luterana do Brasil, 2017. p. 1-12.

BALDIN, Y. Y. O significado da introdução da metodologia japonesa de Lesson Study nos cursos de capacitação de professores de matemática no Brasil. In: Encontro Anual da SBPN e Simpósio Brasil-Japão, 18. São Paulo, 2009. Anais [...]. São Paulo, SBPN, 2009.

BALL, D. Foreword. In: SMITH, M. S.; CORNBLETH, C.; STEIN, M. K.; SILVER, E. Implementing standards-based mathematics instruction: a casebook for professional development. New York Teacher College Press: New York, 2000. p. ix-xiv.

BARBOSA, C. P.; LOPES, C. E. Uma análise da produção acadêmica brasileira sobre o Estágio Curricular Supervisionado nos Cursos de Licenciatura em Matemática. Revista de Educação Matemática, Guarulhos, v. 18, p. e021014, 26 mar.2021.

BARROSO DAUANNY, E. Estágios, identidade e formação do professor de matemática em tempos de mudanças. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, 11 nov. 2020.

BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

BEZERRA, R. C. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto do Lesson Study. 2017. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2017.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história na pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2015.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, v. 24, p. 249-305, 1999.

COELHO, F.; VIANNA, C.; OLIVEIRA, A. A metodologia da lesson study na formação de professores: uma experiência com licenciandos de matemática. Vidya, Santa Maria, v. 34, n. 2, p. 1- 12, jul./dez., 2014.

CRECCI, V. M.; FIORENTINI, D. Desenvolvimento profissional de professores em Comunidades com Postura Investigativa. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, p. 23-39, 2013.

CRECCI, V. M.; FIORENTINI, D. Reverberações da aprendizagem de professores de matemática em uma comunidade fronteiriça entre universidade-escola. Educar em Revista, v. 34, n. 70, p. 273-292, jul./ago. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10. 1590/0104-4060.57781. Acesso em: 2 jul. 2021.

CRECCI, V.; PAULA, A. P. M.; FIORENTINI, D. Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos iniciais que participa de um Lesson Study híbrido. Educere et Educare, v. 14, n. 32, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17648/ educare.v14i32.22755. Acesso em: 2 jul. 2021.

CRISTOVÃO, E. M.; FIORENTINI, D. A investigação narrativa no estudo da aprendizagem de professores de matemática em espaços colaborativos híbridos universidade-escola. Sisyphus – Journal of Education, v. 9, p. 34, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.25749/sis.21792. Acesso em: 2 jul. 2021.

CYRINO, M. C. C. T. Formação de professores que ensinam matemática em comunidades de prática. In: Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 7., 2013, Montevideo. Actas [...]. Montevideo: FISEM, 2013. p. 5188-5195.

DE PAULA, E. F.; CYRINO, M. C. C. T. Perspectivas de identidade profissional de professores que ensinam matemática presentes em dissertações e teses brasileiras. In: CYRINO, M. C. C. T. (Org.). Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam matemática: desafios e perspectivas. Brasília: SBEM, 2018. p. 125-153.

ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento profissional de professores em educação estatística. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 1, p. 115-150, 2016.

FELIX, T. F. Pesquisando a melhoria de aulas de matemática segundo a proposta curricular do Estado de São Paulo, com a metodologia da Pesquisa de Aula (Lesson Study). 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

FIORENTINI, D. A investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, v. 8, p. 61-82, 2012.

FIORENTINI, D. Learning and professional development of the mathematics teacher in research communities. Sisyphus Journal of Education, v. 1, n. 3, p. 152-181, 2013.

FIORENTINI, D.; CARVALHO, D. L. O GdS como lócus de experiências de formação e aprendizagem docente. In: FIORENTINI, D.; FERNANDES, F. L. P.; CARVALHO, D. L. (org.). Narrativas de Práticas de Aprendizagem Docente em Matemática. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 15-37, 2015.

FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema – Boletim de Educação Matemática, v. 27, p. 917-938, 2013.

FIORENTINI, D.; RIBEIRO, C. M. S.; LOSANO, A. L.; CRECCI, V. M.; OLIVEIRA, T.; VIDAL, C. P. Estudo de uma experiência de Lesson Study Híbrido na formação docente em matemática: contribuições de/para uma didática em ação. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 19. 2018, Salvador. Anais […]. Salvador, BA: UFBA, 2018. p. 1-38.

FREITAS, M. T. M.; FIORENTINI, D. As possibilidades formativas e investigativas da narrativa em educação matemática. Revista Horizontes – USF, Itatiba, SP, v. 25, n. 1, p. 63-71, jan.-jun. 2007.

FULLAN, M.; HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

GATTI, B.A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. 2a. ed., Campinas, Autores Associados, 2000.

HONORATO, A.; FIORENTINI, D. Aprendizagem docente em experiências de ensino com Modelagem Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (Rencima), v. 12, n. 2, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima. v12n2a08. Acesso em: 2 jul. 2021.

JANUARIO, G. O estágio supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. In: Seminário de História e Investigações de/em Aulas de Matemática, 2, 2008, Campinas. Anais do II SHIAM, GdS/FE-Unicamp, 2008. p. 1-8.

JAWORSKI, B. et al. (2017). Mathematics teachers working and learning through collaboration. In: KAISER, G. (Ed.). Proceedings of the 13th International Congress on Mathematical Education. ICME-13 Monographs (p. 261-276). Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-62597-3_17. Acesso em: 2 jul. 2021.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LEWIS, C.; PERRY, R.; HURD, J. A deeper look at lesson study. Educational Leadership, v. 61, n. 5, p. 18-23, 2004.

LOSANO, A. L.; FERRASSO, T. O.; MEYER, C. (Orgs.). Narrativas de aulas de matemática no Ensino Médio: aprendizagens docentes no contexto de Lesson Study híbrido. Brasília: SBEM, 2021. (Coleção SBEM – v. 18). Disponível em: http://www.sbembrasil. org.br/ebook/ebook5.html.

MACEDO, A. D. R. de; BELLEMAIN, P. M. B.; WINSLOW, C. Lesson Study with didactical engineering for student teachers in Brazil. International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 9, n. 2, p. 127-138, 2020.

MERICHELLI, M. A. J.; CURI, E. Estudos de Aula (“Lesson Study”) como metodologia de formação de professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 7, n. 4, p. 15-27, nov. 2016.

OLIVEIRA, A. T. C. C.; FIORENTINI, D. O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 23, p. 1-17, e230020, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/ S1413-24782018230020. Acesso em: 2 jul. 2021.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PINA NEVES, R. DA S.; BRAGA, M. D.; FIORENTINI, D. Estágio Curricular Supervisionado em Matemática em Processo de Lesson Study on-line: adaptações, desafios e inovações. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 1, p. e202135, 7 dez. 2021.

PINA NEVES, R. S.; FIORENTINI, D. Aprendizagens de futuros professores de matemática em um estágio curricular supervisionado em processo de Lesson Study. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 14, n. 34, p. 1-30, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.46312/pem.v14i34.12676. Acesso em: 2 jul. 2021.

PONTE, J. P. et al. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 868-891, dez. 2016.

PONTE, J. P. et al. Os estudos de aula como processo colaborativo e reflexivo de desenvolvimento profissional. In: SOUSA, J.; CEVALLOS, I. (Eds.). A formação, os saberes e os desafios do professor que ensina matemática. Curitiba: CRV, 2014. p. 61-82.

PONTE, J. P. Lesson studies in initial mathematics teacher education. International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 6, n. 2, p. 1-14, 2017.

PONTE, J. P.; BRANCO, N.; QUARESMA, M. Exploratory activity in the mathematics classroom. In: LI, Y.; SILVER, E. A.; LI, S. (Ed.). Transforming mathematics instruction: multiple approaches and practices. Dordrecht: Springer Science+Business Media Dordrecht, 2014. p. 103-125.

QUARESMA, M.; PONTE, J. P. da. Dinâmicas de reflexão e colaboração entre professores do 1.º ciclo num estudo de aula em Matemática. Bolema – Boletim de Educação Matemática, v. 33, n. 63, p. 368-388, 2019.

RICHIT, A; PONTE, J. P. da; TOMKELSKI, M. Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 54-81, 2019.

ROBINSON, N.; LEIKIN, R. One teacher, two lessons: the lesson study process. International Journal of Science and Mathematics Education, n. 10, p. 139-161, 2012.

SILVA, A. D. R. de M. Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. 260 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento da identidade profissional de futuros professores de matemática no âmbito da orientação de estágio. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 29, n. 52, p. 658-680, 2015.

VISEU, F.; MARTINS, P. M.; LEITE, L. Prospective primary school teachers’ activities when dealing with mathematics modelling tasks. Journal on Mathematics Education, v. 11, n. 2, p. 301-318, 2020.

WANDERLEY, R. A. J.; SOUZA, M. A. V. F. de. Lesson Study como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática sobre o conceito de volume. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 13, n. 33, p. 1-20, 2020.

WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

WENGER, E. Knowledge management as a doughnut: shaping your knowledge strategy through communities of practice. Ivey Business Journal, v. 68, n. 3, p. 1-8, 2004.

ZEICHNER, K. M. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010.

Publicado

2022-01-18

Métricas


Visualizações do artigo: 818     PDF (Español (España)) downloads: 352

Como Citar

Pina Neves, R. da S. ., Fiorentini, D., & Silva, J. M. P. da. (2022). LESSON STUDY PRESENCIAL E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À APRENDIZAGEM DOCENTE. PARADIGMA, 43(1), 409–442. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p409-442.id1178