Desafios enfrentados por Professores Iniciantes de Matemática Egressos de uma Universidade Pública Brasileira
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025005.id1596Palabras clave:
Professor de matemática iniciante, Prática pedagógica, Enfrentamento de dificuldades, Aprendizagem docenteResumen
Este estudo objetiva evidenciar e discutir dificuldades e o modo de enfrentá-las por professores iniciantes de matemática, egressos de uma universidade pública brasileira. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa com estudo de casos múltiplos. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários semiabertos e entrevistas semiestruturadas, no formato online, para os casos selecionados, com episódios de aula. A análise de dados ocorreu mediante organização quantitativa das respostas obtidas pelo questionário e identificação de eixos analíticos emergentes para tratamento interpretativo das entrevistas, mediante análise narrativa performativa da trajetória de iniciação à docência de cada participante. Os resultados evidenciam inserção solitária dos professores iniciantes, marcada por dificuldades e formas diferenciadas de enfrentá-las. O estudo, além disso, traz contribuições para mudanças na formação contínua de professores iniciantes e recomendações às políticas públicas.Descargas
Citas
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