Evaluating Lexical Ambiguities About Brazilian Students in The Fifth Year of Elementary School Towards Statistical Graphs and Tables

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p151-174.id1314

Palavras-chave:

Statistical Tables and Graphs, Elementary School, Automated Content Analysis, Multivariate Textual Analysis

Resumo

When words that are part of everyday language are used differently from the way they are used in formal classroom language, it is said to present lexical ambiguity. Thus, this study aims to understand possible lexical ambiguities regarding knowledge about representations of statistical graphs and tables of 74 students in the fifth year of elementary school (approximately 10 years) of a municipal school in Barueri, São Paulo, Brazil. This research was exploratory, with a qualitative and quantitative approach, in which data were collected through a questionnaire available on Google Forms. An Automated Content Analysis was carried out using the IraMuTeQ software (R Interface for Multidimensional Text and Questionnaire Analysis) performing multivariate statistical analyzes (Descending Hierarchical Classification - DHC and Factorial Analysis by Correspondence – CFA). The results show the predominance of words and verbal expressions of the common language related mainly to the intuitive meaning and its use in everyday life. It was also noticed indications of the formal construction of tables and graphs associated with guidelines carried out in the classroom.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor Associado III do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC ? UFABC (linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem). É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. É coordenador dos seguintes projetos de pesquisa: A utilização da metodologia de resolução de problemas no ensino de Estatística, Probabilidade e Análise Combinatória; O ensino de conteúdos matemáticos na educação básica por meio da Equivalência de Estímulos; e Avaliação das atitudes em relação ao ensino de Estatística e Probabilidade de alunos e professores. As linhas de pesquisa relacionam-se com: concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade e Estatística; Resolução de Problemas, jogos pedagógicos, equivalência de estímulos, tecnologias digitais, livros paradidáticos, análise de livros didáticos e abordagens históricas contribuindo para o ensino de Probabilidade, Estatística e Combinatória. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT-12) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática ? SBEM. Orienta pesquisas a nível de Mestrado e Doutorado associadas à Educação Estatística. Tem publicado suas pesquisas em periódicos e eventos científicos em nível nacional e internacional, em livros e capítulos de livro. Atualmente tem parceria de pesquisa com investigadores do Chile, Colômbia, Espanha e Portugal, contribuindo para a pesquisa em Educação Estatística no Brasil e no mundo. É membro da Rede Latinoamericana de Investigação em Educação Estatística ? RELIEE e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Tem contribuído na formação de professores (inicial e continuada) voltada ao ensino de Estatística e Probabilidade no Brasil e América Latina, como exemplo, Costa Rica, Colômbia e Venezuela. Contribui com pareceres em periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é coordenador da área de Matemática (Licenciatura em Matemática) para a Residência Pedagógica da Universidade Federal do ABC ? UFABC. É membro do Conselho editorial da Editora da UFABC ? Área: Educação e Licenciatura.

Luzia Roseli da Silva Santos, Universidade Federal do ABC

Doutoranda do curso de pós-graduação stricto sensu em Ensino e História da Ciências e da Matemática da UFABC; Mestra em Ensino e História da Ciências e da Matemática da UFABC; Especialista em Informatica na saúde pela UNIFESP; Especialista em Planejamento, Implementação e gestão EAD pela UFF; Especialista em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial pela São Luis, Especialista em Neuropsicopedagogia pela FALC; Especialista em Autismo pela FAVENI; Especialista em neuropsicopedagogia clinica e institucional pelo Instituto Limbios; Especialista em Neurociência e reabilitação cognitiva pelo instituto Limbios; Especialista em Informática na saúde pela UNIFESP; Especialista em Deficiência Intelectual pela FALP; graduada em Licenciatura plena em Pedagogia pela UNIJALES; Licenciatura em Artes Visuais pela UNIMES e Tecnóloga em Informática para Gestão de Negócios pela FATEC. Atua como coordenadora no Departamento Educacional Especializado na secretaria de educação de Barueri - SP. Atua como professora de Educação especial na prefeitura de São Bernardo do Campo.

Fátima Aparecida Kian, Universidade Federal do ABC

DOUTORANDA de pós-graduação stricto sensu em Ensino e História da Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC - UFABC, MESTRE pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) em educação; DIREITO pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), HISTORIA pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES); LETRAS Licenciatura Plena - Fac.Filosofia e Letras - FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ, CIENCIAS SOCIAIS - UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos); PEDAGOGIA pela Uninove - Universidade Nove de Julho e MATEMÁTICA (em andamento) pela UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos). ESPECIALIZAÇÕES: 1) LINGUAGEM E EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC); 2) TECNOLOGIA E INFORMATICA PARA PROFESSORES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REY - UFSJ (MG); 3) DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO pela EPD - Escola Paulista de Direito; 4) DIREITO HUMANOS e SEGURANÇA PUBLICA pela CESPC/SENASP- Secretaria Nacional de Segurança Publica (ACADEMIA DE POLICIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO) ; 5) DIREITO EDUCACIONAL pelo Centro Universitário CLARETIANO - 6) PROCESSO DO TRABALHO E DIREITO DO TRABALHO - UNINOVE - Universidade Nove de Julho, 7) DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL - FACULDADE DE DIREITO PROFESSOR DAMASIO DE JESUS - DAMASIO 8) DIREITO DO CONSUMIDOR - Faculdade LEGALE; 9) Pós graduação em Sucessão e Familia - Faculdade LEGALE (em andamento), 10) Pos graduação lato sensu em andamento PREVIDENCIÁRIO pela Faculdade LEGALE. Exercendo no TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, CEJUSP as atribuições de Conciliador e Mediador habilitado no cadastro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania Central, devidamente regulamentado pela resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça, atuante na mesma função na 1 e 2º JUIZADOS ESPECIAL CIVIL da mesma Capital. com participação marcante no deslinde dos conflitos junto aos órgãos públicos na esfera Estadual - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, CEJUSP - BARRA FUNDA, E FÓRUM JOÃO MENDES - conciliadora pre processual - UNINOVE - ACJ, TUTORA SENASP (EAD) - MEDIAÇÃO DE CONFLITOS - SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PUBLICA e efetivo do GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Coordenadora do Núcleo de Pratica Jurídica, DOCENTE do Ensino Superior da área jurídica e pós graduação em Direito Publico, docente da Escola de Administração Penitenciaria, anteriormente na E.E. Ministro Laudo Ferreira de Camargo -SBC como PEB II -Ensino Médio em Língua e Literatura Portuguesa/ Língua Inglesa, autora e organizadora de livros de educação e livros jurídico. Experiencia na área de Direito, Docência e Tutoria - EAD (Ensino a Distancia).

Referências

Araujo, G. E. and Flores, C. R. (2010). O Tratamento da informação nas séries iniciais: uma proposta de formação de professores para o ensino dos gráficos e tabelas. Anais do 9 Encontro Nacional de Educação Matemática. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Arteaga, P., Batanero, C., Cañadas, G. and Contreras, M. (2011). Las Tablas y Gráficas como Objetos Culturales. Números, 76, 55-67. Available in http://funes.uniandes.edu.co/3571/1/Arteaga2011LasNumeros76.pdf Access in: 02/02/2023.

Batanero, C. (2013). Sentido estadístico: Componentes y desarrollo. Actas de 1 Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria (pp. 55-61). Granada: Grupo de Investigación FQM-126. Available in https://www.ugr.es/~batanero/pages/ARTICULOS/Sentidoestad%C3%ADstico.pdf Access in: 02/02/2023.

Batanero, C., Díaz, C., Contreras, M. and Roa, R. (2013); El sentido estadístico y su desarrollo. Números, 83(1), 7-18. Available in http://funes.uniandes.edu.co/3651/1/Batanero2013ElNumeros83.pdf Access in: 02/02/2023.

Brazil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília. Available in http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Access in: 01/31/2023.

Camargo, B. V. and Justo, A. M. (2013). Tutorial para uso do software de análise textual IRaMuTeQ. Available in http://www.IRaMuTeQ.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais Access in: 01/31/2023.

Cazorla, I. M. (2002). A relação entre as habilidades viso-pictóricas e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil. Available in https://www.psiem.fe.unicamp.br/pf-psiem/cazorla_irenemauricio_d.pdf Access in: 01/31/2023.

Cazorla, I. M. and Santana, E. (2010). Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Via Litterarum.

Crespo, A. (2002). A Estatística Fácil. Saraiva.

Crespo, M. I. (2005). Um estudo sobre o comportamento de busca e uso de informação de pesquisadores das áreas de biologia molecular e biotecnologia: impactos do Periódico científico eletrônico. Dissertação de Mestrado em Comunicação e Informação. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Available in https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/4387/000500810.pdf?sequence=1&isAllowed=y Access in: 01/31/2023.

Del Pino, G., and Estrella, S. (2012). Educación estadística: relaciones con la matemática. Pensamiento Educativo, Revista De Investigación Latinoamericana, 49(1), 53–64. Available in https://pensamientoeducativo.uc.cl/index.php/pel/article/view/25747/20671 Access in: 01/31/2023.

Doise, W., Clemence, A. and Lorenzi-Cioldi, F. (1992). Représentations sociales et analyses de données. P.U.G. Available in https://ccfr.bnf.fr/portailccfr/ark:/06871/00110825154 Access in: 01/31/2023.

Dunn, P. K., Carey, M. D., Richardson, A. M. and McDonald, C. (2016). Learning the language of statistics: Challenges and teaching approaches. Statistics Education Research Journal, 15(1), 8-27. Available in https://iase-web.org/ojs/SERJ/article/view/255/156 Access in: 01/31/2023.

Duval, R. (2003). Registro de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In Machado, S. D. A. (Org.), Aprendizagem em Matemática: registro de representação semiótica (pp. 11- 33). Papirus. Available in https://1library.org/article/registros-de-representa%C3%A7%C3%B5es-semi%C3%B3ticas-duval.zwveg61q Access in: 01/31/2023.

Estrella, S. (2014). El formato tabular: una revisión de literatura. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 14(2), 1-23. Available in https://redalyc.org/pdf/447/44731371016.pdf Access in: 01/31/2023.

Franklin, C., Kader, G., Mewborn, D., Moreno, J., Peck, R., Perry, M. and Scheaffer, R. (2007). Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics (GAISE) Education: A Pre-K-12 Curriculum Framework. Alexandria, VA: American Statistical Association. Available in https://www.amstat.org/docs/default-source/amstat-documents/gaiseprek-12_full.pdf Access in: 01/31/2023.

Gal, I. (2002). Adult´s Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Institute, 70(1), 1-5. Available in https://www.jstor.org/stable/1403713 Access in: 01/31/2023.

Gal, I. (2011). Does Census at school develop statistical literacy? Statistical Journal of the IAOS, 27(3-4), 229-230. Available in https://www.researchgate.net/publication/287265069_Does_CensusAtSchool_develop_statistical_literacy Access in: 01/31/2023.

Glazer, N. Challenges with graph interpretation: a review of the literature. Studies in Science Education, 47(2), 183-210. Available in https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03057267.2011.605307?journalCode=rsse20 Access in: 01/31/2023.

Jurečková, M. and Csachová, L. (2020). Statistical literacy of Slovak lower secondary school students. Technium Social Sciences Journal, 9, 163-173. Available in https://techniumscience.com/index.php/socialsciences/article/download/966/356 Access in: 01/31/2023.

Kanji, G. K. (2006). 100 statistical tests. SAGE Publications Ltd.

Lahlou, S. (2001). Text mining methods: an answer to Chartier and Meunier. Papers on social representations, 20(38), 1-7. Available in https://eprints.lse.ac.uk/46728/1/Text%20mining%20methods%28lsero%29.pdf Access in: 01/31/2023.

Lebart, L. and Salem, A. (1994). Statistique textuelle. DUNOP. Available in https://www.persee.fr/doc/hism_0982-1783_1994_num_9_1_1702 Access in: 01/31/2023.

Mcconway, K. (2016). Statistics and the media: a statistician’s view. Journalism, 17(1), 49-65. Available in https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1464884915593243 Access in: 01/31/2023.

Molina-Portillo, E. et al. (2019). Statistical literacy in the information society. Boletín de Estadística e Investigación Operativa, 35(2), 148-169.

Monteiro, C. and Selva, A. C. V. (2001). Investigando a atividade de interpretação de gráficos entre professores do ensino fundamental. Anais da XXIV Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu, Brazil.

Muñoz, D. E., Esparza, A. C. M., Ciprés, M. C. and Macías, M. G. M. (2020). Comprehension of statistical graphs and tables by primary school teachers-in-training. Zetetiké, 28, 1-17. Available in https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656854 Access in: 01/31/2023.

Nascimento, A. A. and Menandro, P. R. M. (2006). Análise lexical e análise de conteúdo: uma proposta de utilização conjugada. Estudos e pesquisas em psicologia, 6(2), 72-88. Available in http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v6n2/v6n2a07.pdf Access in: 01/31/2023.

Pagan, A. and Magina, S. (2010). O ensino de estatística a partir da interdisciplinaridade: um estudo comparativo. Anais do 10 Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. Salvador, Bahia, Brasil. Available in http://educa.fcc.org.br/pdf/rbep/v92n232/v92n232a15.pdf Access in: 01/31/2023.

Pereira, S. (2009). A leitura e interpretação de tabelas e gráficos para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental: uma intervenção de ensino. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil. Available in https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/11433?mode=full Access in: 01/31/2023.

Richardson, A. M., Dunn, P. K. and Hutchins, R. (2013). Identification and definition of lexically ambiguous words in statistics by tutors and students. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 44(7), 1007–1019. Available in https://eric.ed.gov/?q=technology+and+education&ff1=dtysince_2004&pg=2485&id=EJ1021774 Access in: 01/31/2023.

Salone, J. J. (2013). Analyse textuelle avec IRaMuTeQ et interpretations référentielles des programes officiels de mathématique en quatrième. Sciences-Croisées, 13, 1-13. Available in https://hal.science/hal-01671161 Access in: 01/31/2023.

Tukey, J. W. (1977). Exploratory data analysis. Reading.

Weiland, T. (2017). Problematizing statistical literacy: an intersection of critical and statistical literacies. Educational Studies in Mathematics, 96(1), 33-47. Available in https://link.springer.com/article/10.1007/s10649-017-9764-5 Access in: 01/31/2023.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Métricas


Visualizações do artigo: 82     PDF (English) downloads: 52

Como Citar

Oliveira Júnior, A. P. de, Santos, L. R. da S., & Kian, F. A. (2023). Evaluating Lexical Ambiguities About Brazilian Students in The Fifth Year of Elementary School Towards Statistical Graphs and Tables. PARADIGMA, 44(3), 151–174. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p151-174.id1314

Edição

Seção

Artículos