Evaluación educativa y formación inicial en educación física: contenidos de los currículos de siete países de América Latina

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024019.id1431

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Formação de Professores, Educação Física, América Latina

Resumo

Este artigo apresenta e analisa os conteúdos de avaliação que estão prescritos em 183 planos de disciplinas ofertadas em 16 cursos de formação em Educação Física de sete países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, México, Uruguai e Venezuela). Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória, baseada na análise crítico-documental e no método comparativo buscou identificar os elementos que se aproximam e distanciam entre os cursos analisados. Os resultados indicaram pelo menos 12 conteúdos programados para o ensino da avaliação: instrumentos; proposta de ensino; técnicas; critérios, conceitos; agentes; aspectos morfológicos; momentos; finalidades; origem; natureza e aspectos éticos. Conclui-se que das 183 disciplinas, seis conteúdos sobre avaliação, se caracterizam como tipologias conceituais, quatro se destinam a abordar a materialidade das práticas avaliativas e dois se relacionam aos aspectos normativos e éticos que permeiam a ação avaliativa. Mesmo sendo cursos de formação em Educação Física, os dados discutidos neste estudo podem ser úteis para professores de diferentes áreas formativas, principalmente no que tange a ação docente com práticas avaliativas.

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Biografia do Autor

Sayonara Cunha de Paula, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre e Doutora em Educação Física pela UFES. Atualmente é professora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU). Pesquisadora do Instituto de Investigações em Educação e Educação Física (Proteoria). Linhas de investigação: Avaliação Educativa, Formação Docente e Currículo.

Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre e Doutor em Educação Física pela UFES. Atualmente é bolsista de pós-doutorado (Fapes) do Programa de Posgrado em Educação da UFES. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Linhas de investigação: Avaliação Educativa, Formação Docente e Currículo.

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UMP). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Linhas de investigação: História e Historiografía da Educação, Teoría da Educação Física, Avaliação Educacional, Comunicação Científica.

Wagner dos Santos , Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Educação pela UFES. Atualmente é Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Linhas de investigação: Avaliação Educacional, Formação Docente, Currículo e Política Educacional.

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Publicado

2024-07-01

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Como Citar

Cunha de Paula, S. ., Stieg, R., Ferreira Neto, A., & Santos , W. dos . (2024). Evaluación educativa y formación inicial en educación física: contenidos de los currículos de siete países de América Latina. PARADIGMA, 45(2), e2024019. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024019.id1431

Edição

Seção

Artículos