Evaluación educativa y formación inicial en educación física: contenidos de los currículos de siete países de América Latina

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024019.id1431

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Formação de Professores, Educação Física, América Latina

Resumo

Este artigo apresenta e analisa os conteúdos de avaliação que estão prescritos em 183 planos de disciplinas ofertadas em 16 cursos de formação em Educação Física de sete países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, México, Uruguai e Venezuela). Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória, baseada na análise crítico-documental e no método comparativo buscou identificar os elementos que se aproximam e distanciam entre os cursos analisados. Os resultados indicaram pelo menos 12 conteúdos programados para o ensino da avaliação: instrumentos; proposta de ensino; técnicas; critérios, conceitos; agentes; aspectos morfológicos; momentos; finalidades; origem; natureza e aspectos éticos. Conclui-se que das 183 disciplinas, seis conteúdos sobre avaliação, se caracterizam como tipologias conceituais, quatro se destinam a abordar a materialidade das práticas avaliativas e dois se relacionam aos aspectos normativos e éticos que permeiam a ação avaliativa. Mesmo sendo cursos de formação em Educação Física, os dados discutidos neste estudo podem ser úteis para professores de diferentes áreas formativas, principalmente no que tange a ação docente com práticas avaliativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sayonara Cunha de Paula, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre e Doutora em Educação Física pela UFES. Atualmente é professora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU). Pesquisadora do Instituto de Investigações em Educação e Educação Física (Proteoria). Linhas de investigação: Avaliação Educativa, Formação Docente e Currículo.

Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre e Doutor em Educação Física pela UFES. Atualmente é bolsista de pós-doutorado (Fapes) do Programa de Posgrado em Educação da UFES. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Linhas de investigação: Avaliação Educativa, Formação Docente e Currículo.

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UMP). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Linhas de investigação: História e Historiografía da Educação, Teoría da Educação Física, Avaliação Educacional, Comunicação Científica.

Wagner dos Santos , Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Educação pela UFES. Atualmente é Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Linhas de investigação: Avaliação Educacional, Formação Docente, Currículo e Política Educacional.

Referências

BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício do historiador. Jorge Zahar: Rio de Janeiro, 2001.

BLOCH, M. Para uma história comparada das sociedades europeias. In: BLOCH, M. História e historiadores, Lisboa, Teorema, 1998. p. 119-150.

BROWN, G. T. L.; REMESAL, A. Prospective teachers' conceptions of assessment: a crosscultural comparison. The Spanish journal of psychology, v. 15, n. 1, p. 75-89, 2012.

CASANOVA, M. A. La evaluación, garantía de calidad para el centro educativo. Zaragoza: Edelvives, 1992.

CASANOVA, M. A. Manual de la evaluación Educativa. Madrid: Muralla, 1997.

CASTILLO, S. A.; CABRERIZO, J. D. Evaluación educativa de aprendizajes y competencias. Madrid: Pearson, 2012.

CASTRO, L.; MARTÍNEZ, J. B. Tras el concepto de la evaluación educativa. Paradigma: Revista de investigación educativa, v. 20, n. 33, p. 103-115, dic. 2013.

CRESWELL, J. W.; PLANO CLARK, V. L. Pesquisa de métodos mistos. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

DELUCA, C.; SCHNEIDER, C.; COOMBS, A.; POZAS, M.; RASOOLI, A. A cross-cultural comparison of German and Canidian student tehars’ assessment competence. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 27, n. 1, p. 26-45, 2020.

ESCUDERO-ESCORZA, T. Desde los tests hasta la investigación evaluativa actual. Un siglo, el XX, de intenso desarrollo de la evaluación en educación. RELIEVE, v. 9, n. 1, p. 11-43, 2003.

FORTEA-BAGÁN, M. A.; SÁNCHEZ-TARAZAGA, L.; ZORRILLA-SILVESTRE, L. Aprendizaje en entornos laborales y evaluación auténtica. @tic Revista d’innovació Educativa, n. 19, p. 17-21, 2017.

AUTORES. 2020.

GEBRIL, A. Language teachers’ conceptions of assessment: an Egyptian perspective. Teacher Development, v. 21, n. 1, p. 81-100, 2017.

GIMENO, J. S. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Campinas: Unicamp, 2011.

GUERRERO, M. V. L.; JIMÉNEZ, T. L. Uso de plataforma virtual para retroalimentar la formación del profesorado. Pensamiento Educativo, v. 56, n. 2, p. 1-17, 2019.

HAMODI, C.; LÓPEZ-PASTOR, V. M.; LÓPEZ-PASTOR, A. T. Medios, técnicas e instrumentos de evaluación formativa y compartida del aprendizaje en educación superior. Perfiles educativos, Ciudad de México, v. 37, n. 147, p. 146-161, 2015.

HOFFMANN, J. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCACIÓN FÍSICA CÉSAR VÁSQUEZ (Argentina). PDs, Teoría del currículo y didáctica. Buenos Aires: ISEFCSV, 2018.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCACIÓN FÍSICA ENRIQUE ROMERO BREST (Argentina). PDs, Baloncesto. Buenos Aires: ISEFERB, 2016.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCACIÓN FÍSICA ENRIQUE ROMERO BREST (Argentina). PDs, Didáctica general. Buenos Aires: ISEFERB, 2016.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCACIÓN FÍSICA ENRIQUE ROMERO BREST (Argentina). PDs, Gimnasia general II. Buenos Aires: ISEFERB, 2016.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCACIÓN FÍSICA ENRIQUE ROMERO BREST (Argentina). PDs, La educación física en la educación secundaria y su didáctica. Buenos Aires: ISEFERB, 2016.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCACIÓN FÍSICA ENRIQUE ROMERO BREST (Argentina). PDs, Taller y práctica en la educación inicial. Buenos Aires: ISEFERB, 2016.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCACIÓN FÍSICA ENRIQUE ROMERO BREST (Argentina). PDs, Taller y residencia. Buenos Aires: ISEFERB, 2016.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCACIÓN FÍSICA FEDERICO WILLIAMS DICKENS (Argentina). PDs, Didáctica especial I. Buenos Aires: ISEFFD, 2014.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCACIÓN FÍSICA FEDERICO WILLIAMS DICKENS (Argentina). PDs, Didáctica especial II. Buenos Aires: ISEFFD, 2014.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCACIÓN FÍSICA FEDERICO WILLIAMS DICKENS (Argentina). PDs, Taller de diagnóstico y desarrollo de las capacidades físicas en el niño y el adolescente. Buenos Aires: ISEFFD, 2014.

LÓPEZ-PASTOR, V. M., CASTEJÓN, J. O.; PÉREZ-PUEYO, Á. ¿Implicar al alumnado en la evaluación en la formación inicial del profesorado? Un estudio de caso de evaluación entre iguales de un examen. Multidisciplinary Journal of Educational Research, v. 2, n. 1, p. 77-201, set. 2012.

LÓPEZ-PASTOR, V. M.; MOLINA-SIRIA, M. S.; PASCUAL-ARIAS, C.; MANRIQUE-ARRIBAS, J. C. La importancia de utilizar la Evaluación Formativa y Compartida en la formación inicial del profesorado de educación física: los Proyectos de Aprendizaje Tutorado como ejemplo de buena práctica. Retos, n. 37, p. 620-627, 2020.

LORDÊLO, J. A.; ROSA, D. L.; SANTANA, L. A. Avaliação processual da aprendizagem e regulação pedagógica no Brasil: implicações no cotidiano docente. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, n. 17, p. 13-33, jan./jun. 2010.

MADAUS, D. L.; STUFFLEBEAM G. F.; KELLAGHAN, T. Evaluation models: Viewpoints on educational and human services evaluation. Springer Science & Business Media, 2000.

MARTINEZ-MUNOZ, L. F.; SANTOS-PASTOR, M. L.; CASTEJON-OLIVA, F. J. Percepciones de alumnado y profesorado en Educación Superior sobre la evaluación en formación inicial en educación física. Retos, n. 32, p. 76-81, 2017.

MATEO, J. A. La evaluación educativa, sus prácticas y otras metáforas. Lima: Alfaomeg, 2006.

MENDES, E. H.; NASCIMENTO, J. V.; MENDES, J. C. Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar. Movimento, v. 13, p. 13-37, jan./abr. 2007.

MONEDERO-MOYA, J. J. Bases teóricas de la evaluación educativa. Granada: Aljibe, 1998.

MORA-VARGAS, A. I. La evaluación educativa: concepto, períodos y modelos. Actualidades investigativas en educación, v. 4, n. 2, p. 1-28, 2004.

MORENO-OLIVOS, T. Consideraciones éticas en la evaluación educativa. REICE, v. 9, n. 2, p. 130-144, 2011.

NOCHE, B. G.; SERRA, V. Q.; IBÁÑEZ, J. C. Medios, técnicas e instrumentos de evaluación. In: RODRÍGUEZ, G.; IBARRA, M. S. (ed.). e-Evaluación orientada al e-Aprendizaje estratégico en educación superior. Madrid: Narcea, 2011. p. 85-104.

PASTORE, S.; MANUTI, A.; SCARDIGNO, A. F. Formative assessment and teaching practice: the point of view of Italian teachers. European Journal of Teacher Education, v. 42, n. 3, p. 359-374, 2019.

AUTOR. 2018.

AUTOR. et al. 2018.

PERASSI, Z. El Portfolio: un dispositivo que democratiza la evaluación educativa. Debate Universitario, v. 8, n. 15, p. 27-41, 2019.

AUTORES. 2020.

RAPOSO-RIVAS, M.; MARTÍNEZ-FIGUEIRA, M. E. Evaluación educativa utilizando rúbrica: un desafío para docentes y estudiantes universitarios. Educación y educadores, v. 17, n. 3, p. 499-513, 2014.

RODRÍGUEZ, G.; IBARRA, M. S. e-Evaluación orientada al e-Aprendizaje estratégico en Educación Superior. Madrid: Narcea, 2011.

AUTORES et al., 2022.

SILVA, A. L.; GOMES, A. M. Avaliação educacional: concepções e embates teóricos. Estudos em Avaliação Educacional, v. 29, n. 71, p. 350-384, 2018.

SOARES, L. D.; PETROSKI, E. L. Prevalência, fatores etiológicos e tratamento da obesidade infantil. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 5, n. 1, 2003.

SOBRINHO, J. D. Avaliação quantitativa, avaliação qualitativa: interações e ênfases. Psicologia da Educação, n. 2, p. 9-23, 1996.

AUTORES. 2021.

AUTORES. 2023.

AUTOR. 2016

AUTOR. 2022

STUFFLEBEAM, D. L.; SHINKFIELD, A. J. Evaluación sistemática: guía teórica y práctica. Barcelona: Paidós, 1987.

UNIVERSIDAD AUTÓNOMA BAJA CALIFORNIA (México). PDs, Desarrollo motor. Baja California: UABC, 2012.

UNIVERSIDAD AUTÓNOMA BAJA CALIFORNIA (México). PDs, Evaluación en la actividad física y deporte. Baja California: UABC, 2012.

UNIVERSIDAD AUTÓNOMA BAJA CALIFORNIA (México). PDs, Formulación y evaluación de proyectos de la actividad física y deporte. Baja California: UABC, 2012.

UNIVERSIDAD AUTÓNOMA BAJA CALIFORNIA (México). PDs, Seminario de entrenamiento deportivo. Baja California: UABC, 2012.

UNIVERSIDAD CESMAG (Colombia). PDs, Evaluación educativa. Pasto: UNICESMAG, 2015.

UNIVERSIDAD CESMAG (Colombia). PDs, Motricidad y aprendizaje. Pasto: UNICESMAG, 2015.

UNIVERSIDAD DE ATACAMA (Chile). PDs, Evaluación educacional. Atacama: UDA, 2016.

UNIVERSIDAD DE ATACAMA (Chile). PDs, Metodología y evaluación de la educación física. Atacama: UDA, 2016.

UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA (Uruguay). PDs, Educación física adaptada. Montevideo: UDELAR, 2017.

UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA (Uruguay). PDs, Gimnasia artística. Montevideo: UDELAR, 2017.

UNIVERSIDAD DE LAS AMÉRICAS (Chile). PDs, Evaluación de la actividad física. Santiago: UDLA, 2018.

UNIVERSIDAD DEL COMAHUE (Argentina). PDs, Práctica de la enseñanza II. Neuquén: UNCOMA, 2014.

UNIVERSIDAD DEL COMAHUE (Argentina). PDs, Primeros auxilios. Neuquén: UNCOMA, 2014.

UNIVERSIDAD DEL COMAHUE (Argentina). PDs, Seminario de análisis del movimiento. Neuquén: UNCOMA, 2014.

UNIVERSIDAD DEL COMAHUE (Argentina). PDs, Seminario de evaluación educativa. Neuquén: UNCOMA, 2014.

UNIVERSIDAD DEL COMAHUE (Argentina). PDs, Trabajo docente y gestión. Neuquén: UNCOMA, 2014.

UNIVERSIDAD LIBRE (Colombia). Plan de asignatura, Dirección y gestión de eventos recreativos. Bogotá: UL, 2017.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE EDUCACIÓN ENRIQUE GUZMÁN VALLE (Perú). PDs, Evaluación de la educación física. Lima: UNEEGV, 2019.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE EDUCACIÓN ENRIQUE GUZMÁN VALLE (Perú). PDs, Evaluación educativa. Lima: UNEEGV, 2019.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE EDUCACIÓN ENRIQUE GUZMÁN VALLE (Perú). PDs, Práctica docente intensiva. Lima: UNEEGV, 2019.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA MATANZA (Argentina). PDs, Ética y Deontología Profesional. Buenos Aires: UNLAM, 2017.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA MATANZA (Argentina). PDs, Metodología de la enseñanza de la educación física. Buenos Aires: UNLAM, 2017.

UNIVERSIDAD NACIONAL EXPERIMENTAL DE LOS LLANOS OCCIDENTALES EZEQUIEL ZAMORA (Venezuela). PDs, Entrenamiento físico general. Barinas: UNELLEZ, 2015.

UNIVERSIDAD NACIONAL EXPERIMENTAL DE LOS LLANOS OCCIDENTALES EZEQUIEL ZAMORA (Venezuela). PDs, Evaluación del aprendizaje. Barinas: UNELLEZ, 2015.

UNIVERSIDAD NACIONAL EXPERIMENTAL DE LOS LLANOS OCCIDENTALES EZEQUIEL ZAMORA (Venezuela). PDs, Medición y evaluación del rendimiento deportivo. Barinas: UNELLEZ, 2015.

UNIVERSIDAD NACIONAL FEDERICO VILLARREAL (Perú). PDs, Práctica pre profesional III. Lima: UNFV, 2019.

UNIVERSIDAD NACIONAL MAYOR DE SAN MARCOS (Perú). PDs, Bio antropométria física. Lima: UNMSM, 2017.

Publicado

2024-07-01

Métricas


Visualizações do artigo: 131     PDF (Español (España)) downloads: 63

Como Citar

Cunha de Paula, S. ., Stieg, R., Ferreira Neto, A., & Santos , W. dos . (2024). Evaluación educativa y formación inicial en educación física: contenidos de los currículos de siete países de América Latina. PARADIGMA, 45(2), e2024019. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024019.id1431

Edição

Seção

Artículos