Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa (SDI): bases teóricas e metodológicas

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024011.id1538

Palavras-chave:

Sequência Didática, Investigação, Educação Matemática, Fundamentos, Investigativa

Resumo

O objetivo deste texto que é apresentar uma compreensão de Sequência Didática Investigativa (SDI) como uma ferramenta metodológica e formativa que propicia a organização de atividades voltadas para os processos de ensino e aprendizagem de Matemática. A SDI é concebida como um conjunto de atividades organizadas de maneira sistemática, com o propósito de promover a aprendizagem investigativa e reflexiva dos alunos e, simultaneamente, servir como um mecanismo formativo para os professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo ensaio teórico. Apresenta bases teóricas e metodológicas para entender e desenvolver Sequências SDIs, destacando sua importância na formação inicial e continuada de professores de Matemática. As SDIs são metodologias que integram pesquisa e prática pedagógica, permitindo que professores sejam mediadores e investigadores. Detalha a escolha de conteúdos, definição de objetivos, elaboração de tarefas investigativas e formulação de perguntas, ressaltando a necessidade de uma abordagem didática intencional. As SDIs são vistas como instrumentos valiosos para formar professores reflexivos e melhorar o ensino de Matemática, integrando teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT). Docente na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Juraídes de Sena Abreu, s/n - Setor Buritizinho, Arraias - TO, CEP: 77330-000. 

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

Doutor em Educação (UNICAMP). Docente na Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Universidade Federal do Pará (UFPA) - R. Augusto Corrêa, 1 - Guamá, Belém - PA, CEP: 66075-110.

Wagner dos Santos Mariano, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil

Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Docente na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida Paraguai, s/n°, esquina com a Rua Uxiramas Setor Cimba, Araguaína - TO, CEP: 77824-838.

Referências

ANTUNES, P. C.; COSTA, D. E. Uma proposta de sequência didática para o ensino de progressão geométrica por meio da Torre de Hanói. In: Kaled Sulaiman Khidir; Rochelande Felipe Rodrigues; Dailson Evangelista Costa. (org.). Formação inicial e continuada de professores: contribuições do Prodocência na UFT para a Educação Básica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, v. 1, p. 127-146.

ARTIGUE, M. Ingénierie didactique. In: recherches en didactique des mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, 281-308, 1988.

ARTIGUE, M. Epistémologie et Didactique. In: Recherches en didactique des mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 10, n° 2.3, p. 241-286, 1990.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Porte Editora, 1994.

BORGES NETO, H.; DIAS, A.M I. Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no 1º Grau e Pré-Escola. Cadernos da Pós-Graduação em Educação: inteligência–enfoques construtivistas para o ensino da leitura e da Matemática. Fortaleza, UFC, 1999. v. 2.

BORGES NETO, H. et al. A Sequência de Fedathi como proposta metodológica no ensino-aprendizagem de Matemática e sua aplicação no ensino de retas paralelas. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. Educação – EPENN, 15, Anais do EPENN. São Luís, 2001.

CABRAL, N. F. Sequências Didáticas: estrutura e elaboração. Belém: SBEM-PA, 2017.

CARDOSO, L. S.; COSTA, D. E.; MORAES, M. S. F. de. O ensino de fração por meio do Tangram: uma proposta de sequência didática. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 91-106, 26 jun. 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p91-106.id163

COSTA, D. E. O processo de construção de sequência didática na formação inicial do professor de Matemática: uma experiência de Portugal. Monografia de Graduação – Universidade Federal do Tocantins (UFT). Araguaína: TO, 2012.

COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Compreensões, Abordagens, Conceitos e Definições de Sequência Didática na área de Educação Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, n. 72, p. 358–388, jan. 2022. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a16

COSTA, D. E. O processo de construção de sequência didática como pro(motor) da Educação Matemática na formação de professores. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2013.

COSTA. D. E. Teses e dissertações sobre sequência didática na formação de professores que ensinam matemática. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 5º, 2018, UNAMA. Anais do 5º SIPEMAT. Belém-PA, 2018. ISSN: 2446-6336.

COSTA, A. C.; CABRAL, N. F. Sequências didáticas: olhares teóricos e construção. Belém: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2019.

COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Abordagens do conceito de “sequência didática” em teses na área de Educação Matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 313-341, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10725

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. e Colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 3. ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011. p. 81-108.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.

LAET, B. C.; COSTA, D. E. Proposta de sequência didática para o ensino e aprendizagem de área e perímetro utilizando o Geoplano. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá-MT. Anais do XIII ENEM. Brasília-DF: SBEM, 2019.

LIMA, E. C. M.; COSTA, D. E. Contribuições de uma sequência didática para o ensino de geometria na Educação Básica. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá-MT. Anais do XIII ENEM. Brasília-DF: SBEM, 2019.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LORENZATO, Sérgio. (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

OLIVEIRA, M. M. de. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

OLIVEIRA, H. A.; COSTA, D. E. Uma proposta de sequência didática para o ensino de geometria espacial de posição para o segundo ano do ensino médio. In: KHIDIR, K. S.; RODRIGUES, R. F.; COSTA, D. E. (org.). Formação inicial e continuada de professores: contribuições do Prodocência na UFT para a Educação Básica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, v. 1, p. 161-186.

SANTOS, L. C.; GOIS, A. S.; COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Desenvolvimento de sequência didática com a utilização do Geoplano no ensino de figuras planas na 1ª série do Ensino Médio. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 582-607, 31 ago. 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p582-607.id671

SANTOS, L. C.; COSTA, D. E. Uma proposta de sequência didática com a utilização do Tangram no estudo de figuras planas. In: KHIDIR, K. S.; RODRIGUES, R. F.; COSTA, D. E. (org.). Formação inicial e continuada de professores: contribuições do Prodocência na UFT para a Educação Básica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, v. 1, p. 37-64.

SANTOS FILHO, J. C. dos; GAMBOA, S. S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SEVERINO, A J. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

D’AMORE, Bruno. Elementos de Didática da Matemática. Tradução: Maria Cristina Bonomi. São Paulo: Livraria da Física, 2007.

STENHOUSE, L. Cultura y educación. Tradución: Pablo Manzano Bernárdez. Sevilla: Publicaciones M. C. E. P., 1997.

STENHOUSE, L. Investigacion y desarrolho del curriculum. 6. ed. Madrid: Morata, 2010.

STENHOUSE, L. La investigacion como base de la enseñanza. 6. ed. Madrid: Morata, 2007.

ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Métricas


Visualizações do artigo: 241     PDF downloads: 141

Como Citar

Costa, D. E., Gonçalves, T. O., & Mariano, W. dos S. (2024). Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa (SDI): bases teóricas e metodológicas. PARADIGMA, 45(2), e2024011. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024011.id1538

Edição

Seção

Artículos