História da Educação na formação em Pedagogia: análise dos planos de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil, 1969-2024)
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024017.id1562Palavras-chave:
Ensino de História da Educação., Planos de Ensino., Curso de Pedagogia., UFRGS.Resumo
Este artigo coloca em evidência o entrecruzamento de tensões que representa a presença da disciplina História da Educação no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De um lado, encontra-se o movimento de uma área disciplinar que se consolida em torno da pesquisa acadêmica sobre a História da Educação brasileira. De outro, encontram-se pressões sobre o Curso de Pedagogia que tendem a impor um viés mais “prático” ao currículo e reduzir a carga horária das disciplinas de fundamentos da educação. Mediante a análise de 48 planos de ensino, referentes ao período que se estende entre 1969 e 2024, procedeu-se ao escrutínio dos temas propostos para as aulas, a bibliografia indicada e as práticas de ensino e avaliativas. Os resultados da análise apontam para a evidência de que as aulas de História da Educação na UFRGS estiveram na vanguarda do debate que articula ensino e pesquisa, e permitem observar uma preocupação recorrente com a finalidade desse conhecimento na formação docente.Downloads
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