História da Educação na formação em Pedagogia: análise dos planos de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil, 1969-2024)
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024017.id1562Palavras-chave:
Ensino de História da Educação., Planos de Ensino., Curso de Pedagogia., UFRGS.Resumo
Este artigo coloca em evidência o entrecruzamento de tensões que representa a presença da disciplina História da Educação no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De um lado, encontra-se o movimento de uma área disciplinar que se consolida em torno da pesquisa acadêmica sobre a História da Educação brasileira. De outro, encontram-se pressões sobre o Curso de Pedagogia que tendem a impor um viés mais “prático” ao currículo e reduzir a carga horária das disciplinas de fundamentos da educação. Mediante a análise de 48 planos de ensino, referentes ao período que se estende entre 1969 e 2024, procedeu-se ao escrutínio dos temas propostos para as aulas, a bibliografia indicada e as práticas de ensino e avaliativas. Os resultados da análise apontam para a evidência de que as aulas de História da Educação na UFRGS estiveram na vanguarda do debate que articula ensino e pesquisa, e permitem observar uma preocupação recorrente com a finalidade desse conhecimento na formação docente.Downloads
Referências
Almeida, D. B. (2013). Espaço de Formação Docente: aulas de História da Educação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 21(23), 1-16.
Almeida, D. B., & Lima, V. A. de. (2016) Um Lugar Memorável: a Faculdade da Educação/UFRGS, entre afetos e trabalho (1970-2016). Revista Educação e Realidade, 41, 1347-1370.
ANFOPE. (2021). Nota ao CNE sobre proposta DCNS Pedagogia, 10 de fevereiro de 2021. http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Nota-ao-CNE-sobre-Proposta-DCNS-Pedagogia.pdf.
Bastos, M. H. C. (1994). Novo e o nacional em revista: a revista do ensino no Rio Grande do Sul (1939-42). Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo.
Bastos, M. H., & Almeida, D. B. (2023). Tempo passado, tempo presente: memórias de alunas da classe experimental secundária do Colégio Pio XII (Porto Alegre/RS – 1962-1965). In. Dallabrida, N. (Org.). “Brechas no monopólio educacional”: classes secundárias experimentais e inovação do ensino secundário nos anos 1950 e 1960 (pp. 89 – 101). Curitiba: Editora Appris.
Borges, B. G., & Gatti Júnior, D. (2010). O ensino de História da Educação na formação de professores no Brasil atual. Revista HISTEDBR On-line, 40, 24-48.
Brasil (1968). Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências.
Brasil. (2022). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.
Catani, D., & Faria Filho, L. (2002). Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da Anped (1985-2000). Revista Brasileira de História da Educação, 19, 113-128.
Cellard, A. (2008). A análise documental. In: Poulart, J. et. al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos (pp. 295-315). Petrópolis: Vozes.
Certeau, M. de. (2008). A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Dallabrida, N. (2014). O MEC-INEP contra a Reforma de Capanema: renovação do ensino secundário na década de 1950. Perspectiva, 32(2), 407-427.
Dallabrida, N. (2017). As Classes secundárias experimentais: uma tradição escolar (quase) esquecida. Revista Brasileira de História da Educação, 17(3), 213-234.
Dosse, F. (2012). História do Tempo Presente e Historiografia. Tempo e Argumento. Florianópolis, 4(1), 5-23.
Ecar, A. L., & Barros, S. A. P. de (Orgs.) (2022). História da educação, formação docente e a relação teoria-prática. São Paulo: FEUSP.
Escolano Benito, A. (1994). La investigación historico-educativa y la formación de profesores. Revista de Ciencias de la Educación, 157, 55-69.
Escolano Benito, A. (2017). A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea.
Faria Filho, L. M. de. (2016). Para que serve a História da Educação. https://pensaraeducacao.com.br/para-que-serve-a-historia-da-educacao/2016
Faria Filho, L. M. de., & Rodrigues, J. R. G. (2012). A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte. Revista Brasileira de História da Educação, 3(6), 159-176
Gatti Jr, D. (2017). O Ensino de História da Educação no Brasil: fontes e métodos de pesquisa. Cadernos de História da Educação, 16(1), 64-88.
Gil, N. (2022). Passado, presente e futuro na formação docente: algumas contribuições da História da Educação para professores reflexivos. In: Ecar, A. L., & Barros, S. A. P. de. (Orgs.). História da educação, formação docente e a relação teoria-prática (pp. 70-90). São Paulo: FEUSP.
Ginzburg, C. (1989). Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Cia. das Letras.
INEP (2023, 7 de março). Professoras são 79% da docência de educação básica no Brasil: mulheres predominam em todas das etapas. Na educação infantil, elas são praticamente a totalidade. https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/professoras-sao-79-da-docencia-de-educacao-basica-no-brasil
Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 1(1), 9-43.
Lima, V. A. de, & Almeida, D. B. (2018). O Colégio de Aplicação/UFRGS e a difusão das classes experimentais secundárias: entre o arquivo e a memória oral (1959-1981). Revista História da Educação, 22(56), 207-227.
Luckesi, C. C. (2011). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. (22ª edição revista e ampliada). São Paulo: Cortez.
Koselleck, R. (2006). Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio.
Koselleck, R. (2014). Estratos do tempo: estudos sobre história. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio.
Louro, G. L. (1986). Prendas e antiprendas: uma história da educação feminina no Rio Grande do Sul. [Tese de Doutoramento, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP], Campinas.
Martins, M. do C. (2014). Reflexos reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer. Educar em Revista, 51, 37-50.
Nóvoa, A. (2010). Por que a História da Educação? In: Stephanou, M., & Bastos, M. H. C. (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil (vol. 1: séculos XVI-XVIII, pp. 9-13). 4. ed. Petrópolis: Vozes.
Nunes, C. (1996) Ensino e historiografia da educação: problematização de uma hipótese. Revista Brasileira de Educação, 1, 67-79.
Nunes, C. (2003). O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula. Revista Brasileira de História da Educação, 6, 115-158.
Nunes, C. (2006). A disciplina História da Educação na formação de professores: desafios contemporâneos. Revista História da Educação, 10(19), 173–180.
Pretto, N. D. L. (2012). Professores-autores em rede. In: Santana, B., Rossini, C., & Pretto, N. D. L. (Orgs.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas (pp. 91-108). Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital.
Quadros, C. de (2006). Reforma, Ciência e Profissionalização da Educação: o Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul. [Tese de Doutoramento, PPGEDU/UFRGS], Porto Alegre.
Schön, D. (1997). Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, A. (Org.). Os professores e a sua formação (pp. 77-91). Lisboa: Publicações Dom Quixote/Instituto de Inovação Educacional.
Tanuri, L. (2000). História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, 14, 61-88.
Vidal, D. G., & Faria Filho, L. M. de (2003). História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, 23(45), 37-70.
Warde, M. (1990). Contribuições da história para a educação. Em Aberto, 9(47), 3-11.
Warde, M. (1998). “Questões teóricas e de método: a história da educação nos marcos de uma história das disciplinas” In: Saviani, D. et. al. História e história da educação. O debate teórico-metodológico atual (pp.105 – 123). Campinas: Autores Associados.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 25 PDF downloads: 82
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dóris Bittencourt Almeida, Natália Natália Gil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.