O ensino de derivada no secundário: o caso da professora Sofia

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025007.id1598

Palavras-chave:

Conceito de derivada, Cálculo Diferencial, Ensino Secundário

Resumo

A pesquisa[1] que deu origem a este texto investigou as características das práticas adotadas no ensino do conceito de derivada por uma professora de matemática do secundário em Portugal. A análise centrou-se na identificação da abordagem metodológica por ela utilizada em sala de aula. Os resultados mostram que os mediadores visuais simbólicos, gráficos e gestuais aparecem em todas as aulas; a narrativa é construída por meio de definições enunciadas e teoremas que são demonstrados, e que o livro didático adotado constitui forte apoio a narrativa. A abordagem do conceito de derivada é formalizada, com algum apelo à intuição. Concluímos que, nas aulas observadas, são percetíveis traços de commognition (uma combinação das palavras comunicação e cognição) proposta por Sfard.   [1] A pesquisa contou com auxílio do CNPq.

Downloads

Biografia do Autor

Circe Mary Silva da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Pedagogia. Universidade de Bielefeld (UB) Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Gomes Carneiro, 01 – Centro Pelotas - RS, Brasil - 96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

António Domingos, Universidade Nova de Lisboa

Doutor em Ciências da Educação Universidade Nova de Lisboa (UNL). Professor do Departamento de Ciências Sociais e Aplicada e coordenador do Programa Doutoral em Educação. Almada, Portugal. Endereço para correspondência: Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Campus de Caparica, 2829-516 Caparica, Portugal.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CALVINO, I. Palomar. Tradução João Reis. São Paulo: Planeta De Agostini, 2001.

DOMINGOS, A. Compreensão de Conceitos Matemáticos Avançados: A Matemática no Início do Superior. Tese (Doutorado em Teoria e Desenvolvimento de Currículo) - Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Lisboa, 2005.

DOMINGOS, A. M. D. (2010). As normas sociomatemáticas e a aprendizagem da matemática. In XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática (p. 202-213).

KIDRON, J. Calculus teaching and learning. In Stephen Lerman Encyclopedia of Mathematics Education. p. 69-74. Springer, 2014.

PARK, J. Is the derivative a function? If so, how do we teach it? Educ Stud Math, v.89, p. 233-250, abr. 2015.

NSEANPA, C.; GONZÁLES-MARTÍN, A. Mathematics teacher’s use of institutional resources to teach derivatives. The Case of Cameron. Conference: Twelfth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME12), Italy, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/359919090_Mathematics_teachers'_use_of_institutional_resources_to_teach_derivatives_The_case_of_Cameroon. Acesso em: 13 jun. 2024.

RAPOSO, D.; GOMES, L. Expoente 11. Matemática A. Lisboa: Asa, 2023.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernoscenpec, v.4, n.2, p.196-229, 2014.

SHULMAN, L. S.; SHULMAN, J. (2016). Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernoscenpec. São Paulo, v.6, n.1, p.120-142, jan./jun., 2016.

SFARD ; KIERAN , C. Cognition as communication: rethinking learning-by-talking through multi-faceted analysis of students’mathematical interactions. Mind, Culture, and Activity, 8(1), p. 42-76, 2001.

SFARD, A. Introduction to thinking as communication. TMME, v. 5 (2&3), p. 429-435, 2008a. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/357123327. Acesso em: 23 maio 2024.

SFARD, A. Thinking as communicating: human development, the growth of discourses, and mathematizing. Cambridge University Press, 2008b.

YACKEL, E.; E COBB, P. Sociomathematical norms, argumentation, and autonomy in mathematics. Journal for Research in Mathematics Education, v. 27(4), p. 458-477, 1996.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Métricas


Visualizações do artigo: 80     PDF downloads: 32

Como Citar

Silva, C. M. S. da, & Domingos, A. (2025). O ensino de derivada no secundário: o caso da professora Sofia . PARADIGMA, 46(1), e2025007. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025007.id1598

Edição

Seção

Artículos