ESTRATEGIAS Y PROCEDIMIENTOS DE ALUMNOS SORDOS EN LA RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS DEL CAMPO CONCEPTUAL ADITIVO

Autores

  • Nadjanara Ana Basso Morás (UNIOESTE-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus Foz do Iguaçu Brasil
  • Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus (UNIOESTE-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus Foz do Iguaçu Brasil

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2018.p301-318.id656

Resumo

ResumenEn este trabajo, relatamos una experiencia vivida con un grupo de alumnos sordos de la 3ª Etapa de la Enseñanza Primaria I, en la modalidad de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) de una escuela filantrópica con propuesta de educación bilingüe para sordos de la ciudad de Foz do Iguaçu/Paraná, Brasil, respaldado en la implementación de una propuesta didáctica que busca promover seis situaciones-problema del Campo Conceptual Aditivo; pretendemos presentar algunas discusiones acerca de las estrategias y de los procedimientos usados por estos alumnos en la resolución de seis problemas a la luz del Campo Conceptual de Vergnaud. Con eso, buscamos mostrar inferencias, a través de la práctica investigativa de registros escritos, acerca de cómo esos alumnos sordos lidian con las situaciones establecidas y, reflexiones sobre la práctica docente en las clases de Matemática durante la aplicación de la propuesta didáctica. Los resultados permiten inferir que, por intermedio de las situaciones-problema, hay avances significativos en el aprendizaje de los alumnos con relación al Campo Conceptual Aditivo y en la enseñanza de los docentes. Esperamos con esta investigación brindar elementos que sirvan de base a la formación de profesores de Matemática que imparten clases a alumnos sordos de la EJA acerca de los conocimientos que demuestran saber sobre los conceptos existentes en las distintas estructuras del campo aditivo.Palabras-clave: Enseñanza de Matemática. Educación de Jóvenes y Adultos. Sordos. Campo Conceptual Aditivo.ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS DE ALUNOS SURDOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVOResumoNeste artigo, relatamos uma experiência, vivenciada em uma turma de alunos surdos da 3ª Etapa do Ensino Fundamental I, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola filantrópica com proposta de educação bilíngue para surdos da cidade de Foz do Iguaçu/PR, respaldado na implementação de uma proposta didática que visa promover seis situações-problema do campo conceitual aditivo. Objetivamos, também, apresentar algumas discussões sobre as estratégias e procedimentos desses alunos em relação à resolução de seis problemas sob a luz da teoria do Campo Conceitual de Vergnaud. Com isso, buscamos apresentar inferências, por meio da prática investigativa dos registros escritos, a respeito de como esses alunos surdos lidam com as situações estabelecidas e reflexões sobre a prática docente nas aulas de Matemática no decorrer da aplicação da proposta didática. Os resultados mostram que por meio das situações-problema, há avanços significativos na aprendizagem dos alunos em relação ao campo conceitual aditivo e no ensino dos professores diante das mesmas.Esperamos com este trabalho proporcionar subsídios para a formação de professores de Matemática que ministram aulas para alunos surdos da EJA sobre os conhecimentos que esses mostram saber a cerca de conceitos existentes nas diferentes estruturas do campo aditivo.Palavras-chave: Ensino de Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Surdos. Campo conceitual aditivo.STRATEGIES AND PROCEDURES OF DEAF STUDENTS IN SOLVING PROBLEMS OF THE ADDITIVE CONCEPTUAL FIELDAbstractIn this article, we report an experience, lived in a class of deaf students of the 3rd Stage of Elementary Education I, in the modality of Youth and Adult Education (EJA) of a philanthropic school with proposal of bilingual education for deaf in the city of Foz do Iguaçu / PR, supported in the implementation of a didactic proposal that aims to promote six problem situations of the additive conceptual field. We also intend to present some discussions about the strategies and procedures of these students in relation to the solution of six problems according to understanding of the Vergnaud Conceptual Field theory. There by, we seek to present inferences, through the investigative practice of written records, about how these deaf students deal with established situations and reflections about the teaching practice in the Mathematics classes during the application of the didactic proposal. The results show that through the problem situations, there are significant advances in the students' learning in relation to the additive conceptual field and in the teaching of the teachers in front of them. We hope with this paper to provide subsidies for the training of Mathematics teachers who teach classes for deaf students of the EJA about the knowledge that they show to know about concepts existing in the different structures of the additive field. Key-words: Mathematics Teaching. Youth and Adult Education Deaf. Additive conceptual field

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Biografia do Autor

Nadjanara Ana Basso Morás (UNIOESTE-Brasil), Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus Foz do Iguaçu Brasil

nadjanara_moras@hotmail.comMestrado em Ensino (2018) pela UNIOESTE campus de Foz do Iguaçu.A ênfase de seus estudos situa-se na área da educação Matemática para surdos e Educação Inclusiva de alunos surdosAtualmente é Professora na Escola Lucas Silveira/APASFIAssociação de Pais e Amigos dos Surdos de Foz do Iguaçu, Brasil.

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus (UNIOESTE-Brasil), Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus Foz do Iguaçu Brasil

vanessa_matematica@yahoo.com.brMestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2009) pela UELOs estudos situam-se nas áreas da Educação e Educação Matemática.Grupos de pesquisas:“Matemática e Educação Matemática”“Educação, Diversidade e inclusão no contexto de fronteira”É docente na UNIOESTE campus de Foz do Iguaçu, Brasil

Publicado

2018-06-27

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Como Citar

Basso Morás (UNIOESTE-Brasil), N. A., & Camargo de Almeida Klaus (UNIOESTE-Brasil), V. L. (2018). ESTRATEGIAS Y PROCEDIMIENTOS DE ALUMNOS SORDOS EN LA RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS DEL CAMPO CONCEPTUAL ADITIVO. PARADIGMA, 39(1), 301–318. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2018.p301-318.id656

Edição

Seção

Artículos