O campo da Pedagogia: aspectos teóricos, formativos e profissionais

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024001.id1546

Palabras clave:

Pedagogia., Ciência., Profissão., Curso de Pedagogia.

Resumen

Este texto aborda o campo da Pedagogia em sua tripla constituição, como ciência, curso e profissão, articulando elementos crítico-propositivos em face da constatação da perda de status acadêmico desse campo e sua relação difusa com outros campos de conhecimento que empreendem análises sobre dimensões do fenômeno educativo. Reconhece-se a pertinência dessas reflexões no debate sobre os rumos do curso de Pedagogia no Brasil, em meio a um histórico de sucessivas políticas curriculares que lhe descaracterizam e a restringem à denominação de um curso de licenciatura. Para tanto, com base na análise documental e no estudo bibliográfico, a primeira parte do texto contempla considerações sobre as bases epistemológicas desse campo, enquanto a segunda e a terceira, respectivamente, se dedicam a problematizar as finalidades formativas do curso de Pedagogia e a condição profissional de pedagogas(os). Acredita-se na Pedagogia, como ciência da Educação, cujo objeto, o fenômeno educacional, demanda estudos aliando esta ciência com outras. Nessa perspectiva, potencializa-se o Curso e apresenta-se um caminho: centrá-lo na ciência, a Pedagogia, e, com base nela, abordar os múltiplos aspectos do fenômeno estudado. Assim constituída, a Pedagogia torna-se precisa, localizada espaço-temporalmente, e, por que não, referência para as demais licenciaturas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulLicenciatura Plena em Letras, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Mestrado em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulDoutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pedagogo pela Universidade Federal de Campina Grande Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba Universidade Federal da Paraíba Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES)

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão Sertão

Psicologia, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Pedagogia. Centro Universitário Leonardo da VinciMestrado em Educação Nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulDoutorado em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

João Francisco Lopes de Lima, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciatura em Pedagogia, Centro Universitário de Maringá Licenciatura em História, Universidade de Santa Cruz do Sul Mestrado em Educação, Universidade Federal do rio Grande do Sul Doutorado em Educação, Universidade Federal Fluminense Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente - GEPPEAC. 

Citas

BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Grupos escolares no Brasil: um novo modelo de escola primária. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil: Vol. III - Século XX. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 68-76.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto Lei nº 1.190, de 04 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. [1939]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/del1190.htm. Acesso em: 20 maio 2024.

BRASIL. Conselho Federal De Educação - CFE. Parecer nº 251/1962. Currículo mínimo e duração do Curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documenta, Brasília, DF, nº 11, p. 59-65, 1963. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1150. Acesso em: 20 maio 2024.

BRASIL. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. [2002]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159261-rcp001-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 maio 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11. [2006a]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 19 maio 2024.

BRASIL. Casa Civil. Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. [2006b]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm Acesso em: 20 maio 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). [2019]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 16 mar. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 2 de janeiro de 2024. Altera o Art. 27 da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC Formação). [2024]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=254451-rcp001-24&category_slug=janeiro-2024&Itemid=30192 Acesso em: 21 maio 2024.

CRUZ, Giseli Barreto da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A formação docente e a educação nacional. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Reformas Educacionais na América Latina e os Trabalhadores Docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 125-142.

FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho pedagógico na escola: do que se fala? Educação e Realidade, n. 43, v. 02, p. 591-608, abr./jun., 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/dZCLTB8HzT8BW7CSXrJzF9M/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 maio 2024.

FERREIRA, Liliana Soares. Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul. Curitiba: Editora CRV, 2020.

FERREIRA, Liliana Soares. “Pedagogia, está presente? Ausente, Professora!”: Os sentidos absentes de pedagogia nas políticas educacionais. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 8, n. 27, p. 636-654, out. 2022.

LARROYO, Francisco. História Geral da Pedagogia. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1974.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 843-876, out. 2006.

LIMA, João Francisco Lopes de; CARVALHO, Juscineia dos Santos Delfino de. O curso de Pedagogia no Brasil e a formação do pedagogo em perspectiva histórica. Debates em Educação, Maceió, v. 16, n. 38, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16165. Acesso em: 31 maio 2024.

MARQUES, Mário Osório. Educação/interlocução, aprendizagem/reconstrução de saberes. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1996.

MORAES, Heraldo Barros. A expansão do Curso de Formação de Professores na Modalidade da EAD e presencial no Brasil (2000 – 2018). Revista Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 05, n. 12, p. 127-153, dez. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/expansao-do-curso. Acesso em: 21 maio 2024.

PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez Editora, 2021.

PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Panorama da Pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 38, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tXrLcgJxZPSV4n47WPzgpxq/#. Acesso em: 20 maio 2024.

PORTELINHA, Ângela Maria Silveira. A Pedagogia nos Cursos de Pedagogia: teoria e prática pós Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Paco Editorial, 2015.

RICO, Antón Costa. Modelos pedagóxicos, códigos curriculares e sociedades em perspectiva histórica. In: MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. (orgs.) A educação escolar em perspectiva histórica. Campinas: Editores Associados, 2005. p. 09-66.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: teoria e história no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2008.

SCHEIBE, Leda; DURLI, Zenilde. Curso de Pedagogia no Brasil: olhando o passado, compreendendo o presente. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 14, n. 17, p. 79-109, jul. 2011.

SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2008.

SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da. Profissão de pedagogo(a) e a escola pública. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021. p. 16-38.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). 2. reimp. São Paulo: Editora da Unesp, 1998.

TOURIÑAN LÓPEZ, Jose Manuel. Imagen social de la Pedagogía. La Pedagogía del futuro y el futuro de la Pedagogía. In: CAÑELLAS, Antonio J. Colom et al. La Pedagogía hoy. Santiago de Compostela: Andavira Ediciones, 2018. p. 115-135.

Publicado

30-09-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 47     PDF (Português (Brasil)) downloads: 118

Cómo citar

Ferreira, L. S., Lima Severo, J. L. R. de, Castaman, A. S., & Lima, J. F. L. de. (2024). O campo da Pedagogia: aspectos teóricos, formativos e profissionais . PARADIGMA, 45(1), e2024001. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024001.id1546