O campo da Pedagogia: aspectos teóricos, formativos e profissionais
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024001.id1546Palavras-chave:
Pedagogia., Ciência., Profissão., Curso de Pedagogia.Resumo
Este texto aborda o campo da Pedagogia em sua tripla constituição, como ciência, curso e profissão, articulando elementos crítico-propositivos em face da constatação da perda de status acadêmico desse campo e sua relação difusa com outros campos de conhecimento que empreendem análises sobre dimensões do fenômeno educativo. Reconhece-se a pertinência dessas reflexões no debate sobre os rumos do curso de Pedagogia no Brasil, em meio a um histórico de sucessivas políticas curriculares que lhe descaracterizam e a restringem à denominação de um curso de licenciatura. Para tanto, com base na análise documental e no estudo bibliográfico, a primeira parte do texto contempla considerações sobre as bases epistemológicas desse campo, enquanto a segunda e a terceira, respectivamente, se dedicam a problematizar as finalidades formativas do curso de Pedagogia e a condição profissional de pedagogas(os). Acredita-se na Pedagogia, como ciência da Educação, cujo objeto, o fenômeno educacional, demanda estudos aliando esta ciência com outras. Nessa perspectiva, potencializa-se o Curso e apresenta-se um caminho: centrá-lo na ciência, a Pedagogia, e, com base nela, abordar os múltiplos aspectos do fenômeno estudado. Assim constituída, a Pedagogia torna-se precisa, localizada espaço-temporalmente, e, por que não, referência para as demais licenciaturas.Downloads
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