A gênese da Pedagogia científica e sua interface com o pensamento positivista
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1550Palabras clave:
Pedagogia Científica., Escola Nova., Positivismo.Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar os fundamentos da Pedagogia Científica e sua relação com o movimento de renovação pela Escola Nova, considerando a influência do paradigma positivista no desenvolvimento dessa abordagem educacional. O artigo busca explorar como as premissas do Positivismo contribuíram para a ênfase na observação, experimentação e aplicação de método científico no campo educacional. Além disso, o estudo pretende examinar como a Escola Nova, surgida em um contexto de mudanças sociais e tecnológicas, incorpora elementos da pedagogia científica e da lógica positivista, ao mesmo tempo em que introduz abordagens mais flexíveis e centradas no aluno. Esse estudo, de caráter bibliográfico, conclui pela afirmação de que há um entrelaçamento epistemológico entre os pressupostos positivistas, os fundamentos da Escola Nova e os preceitos que sustentam a nascente Pedagogia como campo científico. Esse entrelaçamento é marcado pela visão cientificista e calcado na ideia de progresso civilizatório, que aposta na educação racional e em uma pedagogia experimental como fatores de melhoramento social com vistas à construção da moral democrática.Descargas
Citas
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ANJOS, Agatha Christie Albuquerque de Souza dos; LIMA, João Francisco Lopes de. John Dewey, o pensamento escolanovista brasileiro e a perspectiva de uma educação democrática. In: Welington Junior Jorge (Org.). Políticas públicas no Brasil: uma reflexão necessária. Maringá: Uniedusul, 2023, p. 7-14.
ARAÚJO, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu; ARAÚJO, Joaquim Machado de. A educação Nova e o Novismo em Educação: o novo como ilusão necessária. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 31, p. 23-36, 2018.
ARAÚJO, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu; ARAÚJO, Joaquim Machado de; CHAVES , Iduína Mont'Alverne. . Escuta e formação: O silêncio pedagógico em Montessori. Revista Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 1-20, 2024.
BITTENCOURT, Renato Nunes. Nietzschie e a desvitalidade da teleologia da história. Prometeus Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 44, p. 1-19, 2024.
CHARLOT. Bernard. Educação e Globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, [s.l.], n. 4, p. 129-136, out./dez., 2007.
COMTE, Augusto. Curso de Filosofia Positiva [Coleção Os Pensadores]. Trad. José Arthur Giannotti. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
COMTE, Augusto. Sociologia. In: MORAES FILHO, Evaristo (Org.). Comte. São Paulo: Ática, 1989.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Trad. Stephania Matousek. Petrópolis: Vozes, 2011.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GIANOTTI, José Arthur. Comte (1798-1857): vida e obra. In: COMTE, Augusto. Comte: Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. V-XVIII.
HERBART, Johann Friedrich. Pedagogia geral: deduzida da finalidade da educação. Trad. de Ludwig Scheidl. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
HILGENHEGER, Norbert. John Herbart. Trad. José Eustáquio Romão. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010.
LEMME, Paschoal. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e suas repercussões na realidade educacional brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 212, p. 163-178, jan. /abr., 2005.
LIMA, João Francisco Lopes de. A morte da Pedagogia? Os fundamentos modernos da educação escolar frente aos desafios da pós-modernidade numa perspectiva histórico-filosófica. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 61, p. 844-861, abr./jun., 2019.
LIMA, João Francisco Lopes de. Educar para a democracia como fundamento da educação no Brasil do século XX: a contribuição de Anísio Teixeira. Educar em Revista, Curitiba, n. 39, p. 225-239, 2011.
LIMA, João Francisco Lopes de. O sujeito, a racionalidade e o discurso pedagógico da modernidade. Interações, São Paulo, vol. 7, n. 14, jul-dez., 2002.
LIMA, João Francisco Lopes de; THEVES. Denise Wildner. A pedagogia moderna, os sistemas escolares e os desafios da formação humana. In: LIMA, João Francisco Lopes de; THEVES, Denise Wildner (Orgs.). A escola pública de Educação Básica: desafios e questões. Maringá: Uniedusul, 2021, p. 9-16.
LIMA, Klebe Miranda de; LIMA, João Francisco Lopes de; MACHADO, Tânia Mara Rezende. A BNCC e a retomada dos princípios da Escola Nova. In: Ednilson Ramalho. (Org.). Estudos em Ciências da Educação – Vol. 5. Belém: Home, 2024, p. 23-39.
LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A Influência do Pensamento de Herbert Spencer em Rui Barbosa: a ciência na criação da escola pública brasileira. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, Juiz de Fora, v. 7, n.2, p. 137-152, 2003.
LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. Trad. Luiz Damasco Penna e João Batista Damasco Penna. 15. Ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1984.
MONROE, Paul. História da educação. Trad. Idel Becker. 12. Ed. São Paulo; Companhia Editora Nacional, 1977.
MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica: A descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196416. Acesso em: 14 ago. 2023.
POLLARD, Michael. Maria Montessori. São Paulo: Globo, 1993.
PRESTES, Nadja Hermann. Educação e racionalidade: conexões e possibilidades de uma razão comunicativa na escola. Porto Alegre: Edipucrs, 1996.
SANTOS FILHO, José Camilo. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, José Camilo; GAMBOA. Sílvio Sanchez (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1997, p. 13 -59.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Binacional Brasil Argentina, Vitória da Conquista, v. 3, n. 2, p. 11-36, dez., 2014.
SAVIANI, Dermeval. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: marxismo e educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, jun. 2015.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogias contra-hegemônicas no Brasil. Ideação Revista do Centro de Educação e Letras, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 2, p. 11-28, 2008.
SILVA-NÚÑEZ, Liliana Daniela; CÁCERES-MESA, Maritza Librada. El experimento como estrategia para el acercamiento al saber científico. Revista Metropolitana de Ciências Aplicadas, [S. l.], vol. 7, n. 1, 79-87, 2024.
VINCENT. Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 31, p. 7-47, jun., 2003.
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à Filosofia da Educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 5ª ed. São Paulo: Companhia Editoria Nacional, 1968.
ZANATTA, Beatriz Aparecida. O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 15, n. 1, p. 105-112, jan. /abr., 2012.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 33 PDF (Português (Brasil)) downloads: 26
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 João Francisco Lopes de Lima, Gerinalda de Souza Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.