A gênese da Pedagogia científica e sua interface com o pensamento positivista

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DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1550

Palabras clave:

Pedagogia Científica., Escola Nova., Positivismo.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar os fundamentos da Pedagogia Científica e sua relação com o movimento de renovação pela Escola Nova, considerando a influência do paradigma positivista no desenvolvimento dessa abordagem educacional. O artigo busca explorar como as premissas do Positivismo contribuíram para a ênfase na observação, experimentação e aplicação de método científico no campo educacional. Além disso, o estudo pretende examinar como a Escola Nova, surgida em um contexto de mudanças sociais e tecnológicas, incorpora elementos da pedagogia científica e da lógica positivista, ao mesmo tempo em que introduz abordagens mais flexíveis e centradas no aluno. Esse estudo, de caráter bibliográfico, conclui pela afirmação de que há um entrelaçamento epistemológico entre os pressupostos positivistas, os fundamentos da Escola Nova e os preceitos que sustentam a nascente Pedagogia como campo científico. Esse entrelaçamento é marcado pela visão cientificista e calcado na ideia de progresso civilizatório, que aposta na educação racional e em uma pedagogia experimental como fatores de melhoramento social com vistas à construção da moral democrática.

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Biografía del autor/a

João Francisco Lopes de Lima, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Pedagogia, Centro Universitário de Maringá Graduado em História, Universidade de Santa Cruz do Sul Mestre em Educação, Universidade Federal do rio Grande do Sul Doutor em Educação, Universidade Federal Fluminense Docente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente - GEPPEAC

Gerinalda de Souza Ferreira, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Graduação em Pedagogia, Universidade Federal do Acre (UFAC) Graduação em Filosofia, Faculdade Diocesana São José (FADISI) Especialização em Educação Infantil, Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) Mestranda em Educação, Universidade Federal do Acre Docente na Faculdade Diocesana São José (FADISI) Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional

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Publicado

30-09-2024

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Cómo citar

Lima, J. F. L. de, & Ferreira, G. de S. (2024). A gênese da Pedagogia científica e sua interface com o pensamento positivista . PARADIGMA, 45(1), e2024005. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1550

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