O campo da Pedagogia: aspectos teóricos, formativos e profissionais
DOI :
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024001.id1546Mots-clés :
Pedagogia., Ciência., Profissão., Curso de Pedagogia.Résumé
Este texto aborda o campo da Pedagogia em sua tripla constituição, como ciência, curso e profissão, articulando elementos crítico-propositivos em face da constatação da perda de status acadêmico desse campo e sua relação difusa com outros campos de conhecimento que empreendem análises sobre dimensões do fenômeno educativo. Reconhece-se a pertinência dessas reflexões no debate sobre os rumos do curso de Pedagogia no Brasil, em meio a um histórico de sucessivas políticas curriculares que lhe descaracterizam e a restringem à denominação de um curso de licenciatura. Para tanto, com base na análise documental e no estudo bibliográfico, a primeira parte do texto contempla considerações sobre as bases epistemológicas desse campo, enquanto a segunda e a terceira, respectivamente, se dedicam a problematizar as finalidades formativas do curso de Pedagogia e a condição profissional de pedagogas(os). Acredita-se na Pedagogia, como ciência da Educação, cujo objeto, o fenômeno educacional, demanda estudos aliando esta ciência com outras. Nessa perspectiva, potencializa-se o Curso e apresenta-se um caminho: centrá-lo na ciência, a Pedagogia, e, com base nela, abordar os múltiplos aspectos do fenômeno estudado. Assim constituída, a Pedagogia torna-se precisa, localizada espaço-temporalmente, e, por que não, referência para as demais licenciaturas.Téléchargements
Références
BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Grupos escolares no Brasil: um novo modelo de escola primária. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil: Vol. III - Século XX. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 68-76.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto Lei nº 1.190, de 04 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. [1939]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/del1190.htm. Acesso em: 20 maio 2024.
BRASIL. Conselho Federal De Educação - CFE. Parecer nº 251/1962. Currículo mínimo e duração do Curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documenta, Brasília, DF, nº 11, p. 59-65, 1963. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1150. Acesso em: 20 maio 2024.
BRASIL. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. [2002]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159261-rcp001-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 maio 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11. [2006a]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 19 maio 2024.
BRASIL. Casa Civil. Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. [2006b]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm Acesso em: 20 maio 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). [2019]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 16 mar. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 2 de janeiro de 2024. Altera o Art. 27 da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC Formação). [2024]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=254451-rcp001-24&category_slug=janeiro-2024&Itemid=30192 Acesso em: 21 maio 2024.
CRUZ, Giseli Barreto da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak, 2011.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A formação docente e a educação nacional. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Reformas Educacionais na América Latina e os Trabalhadores Docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 125-142.
FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho pedagógico na escola: do que se fala? Educação e Realidade, n. 43, v. 02, p. 591-608, abr./jun., 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/dZCLTB8HzT8BW7CSXrJzF9M/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 maio 2024.
FERREIRA, Liliana Soares. Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul. Curitiba: Editora CRV, 2020.
FERREIRA, Liliana Soares. “Pedagogia, está presente? Ausente, Professora!”: Os sentidos absentes de pedagogia nas políticas educacionais. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 8, n. 27, p. 636-654, out. 2022.
LARROYO, Francisco. História Geral da Pedagogia. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1974.
LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 843-876, out. 2006.
LIMA, João Francisco Lopes de; CARVALHO, Juscineia dos Santos Delfino de. O curso de Pedagogia no Brasil e a formação do pedagogo em perspectiva histórica. Debates em Educação, Maceió, v. 16, n. 38, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16165. Acesso em: 31 maio 2024.
MARQUES, Mário Osório. Educação/interlocução, aprendizagem/reconstrução de saberes. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1996.
MORAES, Heraldo Barros. A expansão do Curso de Formação de Professores na Modalidade da EAD e presencial no Brasil (2000 – 2018). Revista Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 05, n. 12, p. 127-153, dez. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/expansao-do-curso. Acesso em: 21 maio 2024.
PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Panorama da Pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 38, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tXrLcgJxZPSV4n47WPzgpxq/#. Acesso em: 20 maio 2024.
PORTELINHA, Ângela Maria Silveira. A Pedagogia nos Cursos de Pedagogia: teoria e prática pós Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Paco Editorial, 2015.
RICO, Antón Costa. Modelos pedagóxicos, códigos curriculares e sociedades em perspectiva histórica. In: MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. (orgs.) A educação escolar em perspectiva histórica. Campinas: Editores Associados, 2005. p. 09-66.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: teoria e história no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
SCHEIBE, Leda; DURLI, Zenilde. Curso de Pedagogia no Brasil: olhando o passado, compreendendo o presente. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 14, n. 17, p. 79-109, jul. 2011.
SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2008.
SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da. Profissão de pedagogo(a) e a escola pública. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021. p. 16-38.
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). 2. reimp. São Paulo: Editora da Unesp, 1998.
TOURIÑAN LÓPEZ, Jose Manuel. Imagen social de la Pedagogía. La Pedagogía del futuro y el futuro de la Pedagogía. In: CAÑELLAS, Antonio J. Colom et al. La Pedagogía hoy. Santiago de Compostela: Andavira Ediciones, 2018. p. 115-135.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 350 PDF (Português (Brasil)) downloads: 191
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Liliana Soares Ferreira, José Leonardo Rolim de Lima Severo, Ana Sara Castaman, João Francisco Lopes de Lima 2024

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.