A gênese da Pedagogia científica e sua interface com o pensamento positivista

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1550

Palavras-chave:

Pedagogia Científica., Escola Nova., Positivismo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os fundamentos da Pedagogia Científica e sua relação com o movimento de renovação pela Escola Nova, considerando a influência do paradigma positivista no desenvolvimento dessa abordagem educacional. O artigo busca explorar como as premissas do Positivismo contribuíram para a ênfase na observação, experimentação e aplicação de método científico no campo educacional. Além disso, o estudo pretende examinar como a Escola Nova, surgida em um contexto de mudanças sociais e tecnológicas, incorpora elementos da pedagogia científica e da lógica positivista, ao mesmo tempo em que introduz abordagens mais flexíveis e centradas no aluno. Esse estudo, de caráter bibliográfico, conclui pela afirmação de que há um entrelaçamento epistemológico entre os pressupostos positivistas, os fundamentos da Escola Nova e os preceitos que sustentam a nascente Pedagogia como campo científico. Esse entrelaçamento é marcado pela visão cientificista e calcado na ideia de progresso civilizatório, que aposta na educação racional e em uma pedagogia experimental como fatores de melhoramento social com vistas à construção da moral democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Francisco Lopes de Lima, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Pedagogia, Centro Universitário de Maringá Graduado em História, Universidade de Santa Cruz do Sul Mestre em Educação, Universidade Federal do rio Grande do Sul Doutor em Educação, Universidade Federal Fluminense Docente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente - GEPPEAC

Gerinalda de Souza Ferreira, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Graduação em Pedagogia, Universidade Federal do Acre (UFAC) Graduação em Filosofia, Faculdade Diocesana São José (FADISI) Especialização em Educação Infantil, Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) Mestranda em Educação, Universidade Federal do Acre Docente na Faculdade Diocesana São José (FADISI) Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ANJOS, Agatha Christie Albuquerque de Souza dos; LIMA, João Francisco Lopes de. John Dewey, o pensamento escolanovista brasileiro e a perspectiva de uma educação democrática. In: Welington Junior Jorge (Org.). Políticas públicas no Brasil: uma reflexão necessária. Maringá: Uniedusul, 2023, p. 7-14.

ARAÚJO, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu; ARAÚJO, Joaquim Machado de. A educação Nova e o Novismo em Educação: o novo como ilusão necessária. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 31, p. 23-36, 2018.

ARAÚJO, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu; ARAÚJO, Joaquim Machado de; CHAVES , Iduína Mont'Alverne. . Escuta e formação: O silêncio pedagógico em Montessori. Revista Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 1-20, 2024.

BITTENCOURT, Renato Nunes. Nietzschie e a desvitalidade da teleologia da história. Prometeus Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 44, p. 1-19, 2024.

CHARLOT. Bernard. Educação e Globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, [s.l.], n. 4, p. 129-136, out./dez., 2007.

COMTE, Augusto. Curso de Filosofia Positiva [Coleção Os Pensadores]. Trad. José Arthur Giannotti. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

COMTE, Augusto. Sociologia. In: MORAES FILHO, Evaristo (Org.). Comte. São Paulo: Ática, 1989.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Trad. Stephania Matousek. Petrópolis: Vozes, 2011.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

GIANOTTI, José Arthur. Comte (1798-1857): vida e obra. In: COMTE, Augusto. Comte: Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. V-XVIII.

HERBART, Johann Friedrich. Pedagogia geral: deduzida da finalidade da educação. Trad. de Ludwig Scheidl. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

HILGENHEGER, Norbert. John Herbart. Trad. José Eustáquio Romão. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010.

LEMME, Paschoal. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e suas repercussões na realidade educacional brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 212, p. 163-178, jan. /abr., 2005.

LIMA, João Francisco Lopes de. A morte da Pedagogia? Os fundamentos modernos da educação escolar frente aos desafios da pós-modernidade numa perspectiva histórico-filosófica. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 61, p. 844-861, abr./jun., 2019.

LIMA, João Francisco Lopes de. Educar para a democracia como fundamento da educação no Brasil do século XX: a contribuição de Anísio Teixeira. Educar em Revista, Curitiba, n. 39, p. 225-239, 2011.

LIMA, João Francisco Lopes de. O sujeito, a racionalidade e o discurso pedagógico da modernidade. Interações, São Paulo, vol. 7, n. 14, jul-dez., 2002.

LIMA, João Francisco Lopes de; THEVES. Denise Wildner. A pedagogia moderna, os sistemas escolares e os desafios da formação humana. In: LIMA, João Francisco Lopes de; THEVES, Denise Wildner (Orgs.). A escola pública de Educação Básica: desafios e questões. Maringá: Uniedusul, 2021, p. 9-16.

LIMA, Klebe Miranda de; LIMA, João Francisco Lopes de; MACHADO, Tânia Mara Rezende. A BNCC e a retomada dos princípios da Escola Nova. In: Ednilson Ramalho. (Org.). Estudos em Ciências da Educação – Vol. 5. Belém: Home, 2024, p. 23-39.

LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A Influência do Pensamento de Herbert Spencer em Rui Barbosa: a ciência na criação da escola pública brasileira. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, Juiz de Fora, v. 7, n.2, p. 137-152, 2003.

LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. Trad. Luiz Damasco Penna e João Batista Damasco Penna. 15. Ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1984.

MONROE, Paul. História da educação. Trad. Idel Becker. 12. Ed. São Paulo; Companhia Editora Nacional, 1977.

MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica: A descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196416. Acesso em: 14 ago. 2023.

POLLARD, Michael. Maria Montessori. São Paulo: Globo, 1993.

PRESTES, Nadja Hermann. Educação e racionalidade: conexões e possibilidades de uma razão comunicativa na escola. Porto Alegre: Edipucrs, 1996.

SANTOS FILHO, José Camilo. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, José Camilo; GAMBOA. Sílvio Sanchez (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1997, p. 13 -59.

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Binacional Brasil Argentina, Vitória da Conquista, v. 3, n. 2, p. 11-36, dez., 2014.

SAVIANI, Dermeval. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: marxismo e educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, jun. 2015.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogias contra-hegemônicas no Brasil. Ideação Revista do Centro de Educação e Letras, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 2, p. 11-28, 2008.

SILVA-NÚÑEZ, Liliana Daniela; CÁCERES-MESA, Maritza Librada. El experimento como estrategia para el acercamiento al saber científico. Revista Metropolitana de Ciências Aplicadas, [S. l.], vol. 7, n. 1, 79-87, 2024.

VINCENT. Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 31, p. 7-47, jun., 2003.

TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à Filosofia da Educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 5ª ed. São Paulo: Companhia Editoria Nacional, 1968.

ZANATTA, Beatriz Aparecida. O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 15, n. 1, p. 105-112, jan. /abr., 2012.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Métricas


Visualizações do artigo: 33     PDF downloads: 26

Como Citar

Lima, J. F. L. de, & Ferreira, G. de S. (2024). A gênese da Pedagogia científica e sua interface com o pensamento positivista . PARADIGMA, 45(1), e2024005. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1550

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)