A gênese da Pedagogia científica e sua interface com o pensamento positivista
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024005.id1550Palavras-chave:
Pedagogia Científica., Escola Nova., Positivismo.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os fundamentos da Pedagogia Científica e sua relação com o movimento de renovação pela Escola Nova, considerando a influência do paradigma positivista no desenvolvimento dessa abordagem educacional. O artigo busca explorar como as premissas do Positivismo contribuíram para a ênfase na observação, experimentação e aplicação de método científico no campo educacional. Além disso, o estudo pretende examinar como a Escola Nova, surgida em um contexto de mudanças sociais e tecnológicas, incorpora elementos da pedagogia científica e da lógica positivista, ao mesmo tempo em que introduz abordagens mais flexíveis e centradas no aluno. Esse estudo, de caráter bibliográfico, conclui pela afirmação de que há um entrelaçamento epistemológico entre os pressupostos positivistas, os fundamentos da Escola Nova e os preceitos que sustentam a nascente Pedagogia como campo científico. Esse entrelaçamento é marcado pela visão cientificista e calcado na ideia de progresso civilizatório, que aposta na educação racional e em uma pedagogia experimental como fatores de melhoramento social com vistas à construção da moral democrática.Downloads
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