A formação de professores no curso de Pedagogia: aspectos formativos do estágio supervisionado
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024010.id1555Palabras clave:
Estágios Supervisionados., Pedagogia., Formação Docente., Prática Docente.Resumen
O artigo tem por objetivo discutir a construção de saberes docentes a partir das experiências e reflexões de licenciandos sobre a regência de turmas durante os estágios supervisionados obrigatórios do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como foco duas habilitações: a prática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e a prática nas disciplinas pedagógicas de magistério/Ensino Médio (EM). O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa documental, que se apoiou no método de análise textual discursiva proposto por Moraes e Galiazzi (2006) e analisou os relatos reflexivos produzidos por licenciandos sobre suas regências no segundo semestre letivo de 2022. Na perspectiva da autonomia e do protagonismo docentes na construção desses saberes, a análise desses documentos se baseou em autores como Nóvoa (2019, 2017), Contreras (2016, 2002), Dewey (1959), Roldão (2007). Nessa análise, verifica-se que os saberes construídos pelos licenciandos envolvem prioritariamente três categorias: 1) Importância do planejamento para assegurar uma boa prática; 2) Importância da reflexão sobre a prática no processo de formação profissional; e 3) Subversão ao método de ensino da escola e o despertar para questões relativas à sua profissionalização. Embora as dinâmicas de trabalho com crianças no EF e com jovens do magistério/EM sejam bastante diferentes e envolvem desafios distintos, os licenciandos demonstram que seus saberes se ampliam de forma complementar, pois, ao refazerem um caminho com alunos de diferentes etapas da educação básica durante o curso, as inquietações e dúvidas geradas reforçam situações similares, preparando-os para seu exercício profissional.Descargas
Citas
ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996, p. 171-189.
ANDRÉ, M.; CRUZ, G. B. A produção do conhecimento didático e a formação de professores no Brasil. In. OLIVEIRA, M. R.; PACHECO, J. A. (Org.) Currículo, didática e formação de professores. Campinas: Papirus, 2013. p. 167-191.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22015.pdf?query=LICENCIATURA Acesso em: 06 maio 2023.
CONTRERAS, J. D. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CONTRERAS, J. D. Relatos de Experiencia, en busca de un saber pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 14–30, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p14-30. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2518. Acesso em: 11 maio 2024.
CORRÊA, C. C. M. Formação de professores e o estágio supervisionado: tecendo diálogos, mediando a aprendizagem. Educação em Revista, v. 37, p. e29817, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469829817. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/pjSCdw3yLypv6zYPN9qKhvL/abstract/?lang=pt# Acesso em: 11 maio 2024.
CRUZ, G. B. Ensino de didática e aprendizagem da docência na formação inicial de professores. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166 p. 1166-1195, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144323 Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/gCsmRvTMHmX6rppc4tg3CKK/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 07 maio 2023.
DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DUBET, F. El declive de la institución: Profesiones, sujetos e individuos en la modernidad. Barcelona, España: Gedisa, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003&lng=es&nrm=iso Acesso em: 07 maio 2023.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 11 maio 2024.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, p. e84910, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 11 maio 2024.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106–1133, out. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144843. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 11 maio 2024.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA [PPC]. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro/RJ. (Aprovado em 2007) Versão atualizada, 2015, 100p.
ROLDÃO, M. do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XPqzwvYZ7YxTjLVPJD5NWgp/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 07 maio 2023.
SCHÖN. D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.
VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000.
VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo – elementos metodológicos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad, 1995.
ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 15 PDF (Português (Brasil)) downloads: 18
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luciene Cerdas, Rejane Amorim
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.