Pedagogia narrativa, saberes didáticos e tessituras curriculares na formação inicial docente
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024026.id1572Palabras clave:
Abordagens narrativas e (auto)biográficas., Pedagogia., Formação de Professores(as).Resumen
Este texto foi tecido, como um ensaio teórico-reflexivo e interpretativo, em que foram postuladas reflexões no campo da constituição do campo da Pedagogia e da formação de professores(as), entrelaçadas com as abordagens narrativas e (auto)biográficas. Os objetivos buscaram compreender o desenvolvimento de uma Pedagogia narrativa na formação inicial de professores(as), bem como pensar acerca das contribuições das abordagens narrativas e (auto)biográficas na tessitura de saberes didáticos e curriculares na formação e na prática docente no cotidiano escolar. Como lições deste estudo, vale ressaltar que a Pedagogia narrativa na docência universitária no contexto da formação de professores(as) é aquela que se tece, por meio de processos didáticos e metodológicos com os usos das abordagens narrativas e (auto)biográficas, as quais primam por uma reflexividade em que a própria pessoa possa ser autor(a) e ator(atriz) da sua história ao contar e a narrar de si, e, em diálogo com o outro, tomando consciência dos percursos trilhados, impulsionando descobertas pela narração e permitindo (re)invenções de si, do(a) outro, da sua prática pedagógica e de outros tantos contextos, temporalidades e de experiências pelos quais tenha passado ou construído.Descargas
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