Enseñanza de operaciones matemáticas con scratch: notas para el aprendizaje construccionista mediado por tecnologías digitales
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p147-171.id860Palabras clave:
Educação em Matemática, Scratch, Tecnologias digitais, Construcionismo.Resumen
Como pesquisadores qualitativos, desenvolvemos uma intervenção pedagógica para o ensino de operações matemáticas com o uso do Scratch para analisar elementos do processo de ensino como uma metodologia alternativa para a aprendizagem dos alunos, com aportes metodológicos de tecnologias digitais para a apreensão do conhecimento. A intervenção foi organizada em cinco encontros, com base construcionista, a fim de explorar as operações básicas entre números inteiros, um jogo matemático e um robô seguidor de linha virtual. As principais observações da experiência foram registradas como material empírico para a compreensão do ensino e da aprendizagem matemática, por meio das atividades de programação desenvolvidas. Os resultados apontam para um processo envolto por conhecimentos e interações de base matemática, integrados ao contexto de sala de aula. Em termos gerais, a abordagem contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da habilidade em trabalhar em equipes, sob o olhar de concepções matemáticas.Descargas
Citas
Baião, E. R. (2016). Desenvolvimento de uma metodologia para o uso do scratch for arduino no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas – SP.
Bicudo, M. A. V.; Borba, M. de C. (2005). Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. 2ª ed. São Paulo: Cortez.
Brasil. (2015). SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/aneb_anresc/resultados/resumo_dos_resultados_saeb_2015.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2018.
Cabral, Ronaldo Vieira. (2015). O ensino de matemática e a informática: uso do scratch como ferramenta para o ensino e aprendizagem da geometria. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade), FACNORTE – Faculdade do Norte do Paraná, Sarandi-PR.
Carneiro, R. F. & Passos, C. L. B. (2014). A utilização das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de matemática: limites e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação, 8(2), 101-119. http://dx.doi.org/10.14244/19827199729
Castro, A. & Koscianski, A. (2017). O uso da programação scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental. Revista Tecnologias na Educação, 9(19), 1-12.
Santos, C. F. R. (2017). Algumas possibilidades do aplicativo scratch e da robótica educacional no ensino de matemática. IN: Encontro Paranaense de Educação Matemática. Cascavel, Paraná, Brasil.
Minayo, M. C. de S. (2012). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.
Papert, S. (1993). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas.
Sampaio, M. N. & Leite, L. S. (1999). Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Vozes.
Sanches, J. G. (2004). Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica. Ed. Artmed, Porto Alegre.
Santos, A. F. P. (2012). Uso de tecnologias digitais em atividades do ensino fundamental: uma experiência com alunos da rede municipal de Vesparsiano. Uberlandia: EDUFU.
Scratch: imagine, program, share. (2018). Disponível em: <https://scratch.mit.edu/>. Acesso em: 05 mar. 2018.
Zilli, S. do R. (2004). A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 299 PDF downloads: 243