Webfólio de atividades investigativas como instrumento de avaliação formativa e somativa
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p334-364.id1479Keywords:
Educação Matemática, Ensino Superior, Cálculo Diferencial e IntegralAbstract
Neste artigo evidenciamos aspectos formativos e somativos em webfólios de atividades investigativas elaborados em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de uma variável real. O quadro teórico que rege a investigação está pautado no webfólio como uma coleção de atividades desenvolvidas em algum ambiente virtual de aprendizagem e as atividades investigativas são consideradas essencialmente abertas e pouco estruturadas, passíveis de abarcar situações de interesse dos alunos e mobilizar conhecimentos de diferentes naturezas. A análise qualitativa de cunho interpretativo da coleção de quatro das atividades investigativas presentes nos cinco webfólios elaborados em grupos por alunos de um curso de Licenciatura em Química, nos permitiu evidenciar aspectos relativos à avaliação formativa no que diz respeito ao estudo de funções por meio da dedução de modelos matemáticos e à compreensão de derivadas de funções de uma variável real. Ademais, considerando que o webfólio se configurou como instrumento de avaliação do rendimento da disciplina, aspectos somativos estão atrelados à nota atribuída aos grupos.Downloads
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2023-08-31
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How to Cite
Pessoa da Silva, K. A., Dalto, J. O. ., & Borssoi, A. H. . (2023). Webfólio de atividades investigativas como instrumento de avaliação formativa e somativa. PARADIGMA, 44(5), 334–364. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p334-364.id1479
Issue
Section
Artículos