Pedagogia: dimensões analíticas para uma compreensão crítica
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024007.id1552Keywords:
Pedagogia., Dimensões analíticas., Concepções., Curso de Pedagogia.Abstract
O texto objetiva apresentar um ensaio teórico sobre a compreensão da Pedagogia no Brasil no que se refere às suas dimensões epistemológico-acadêmica, político-curricular e formativo-profissional. Foi elaborado a partir de um estado da questão no qual se buscaram as concepções e epistemologias da Pedagogia e do seu curso, expressas na produção acadêmica stricto sensu, na área da educação, no período 1990 a 2023. A base teórica da Pedagogia e do seu curso, conforme Pimenta (1996), Libâneo (1998), Franco (2001), Schmied-Kowarzik (2004), Saviani (2008), Pimenta e Almeida (2021), Pimenta, Pinto e Severo (2022), foi considerada tanto para a explicitação das dimensões quanto para a análise dos dados obtidos. Disso resulta que a Pedagogia, enquanto campo epistemológico, sofreu resistências históricas que limitaram a sua produção acadêmica e inserção curricular nos cursos de Pedagogia e, no bojo dessas resistências, estão presentes disputas político-econômicas sobre a finalidade da educação e da formação dos educadores, com expressiva hegemonia da concepção liberal produtivista na conformação das diretrizes do curso. Conclui-se que a Pedagogia crítica deve subsidiar a ressignificação epistemológica e a reestruturação curricular do curso como compromisso político e formativo dos educadores e educandos.Downloads
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