Pedagogia: dimensões analíticas para uma compreensão crítica

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024007.id1552

Palavras-chave:

Pedagogia., Dimensões analíticas., Concepções., Curso de Pedagogia.

Resumo

O texto objetiva apresentar um ensaio teórico sobre a compreensão da Pedagogia no Brasil no que se refere às suas dimensões epistemológico-acadêmica, político-curricular e formativo-profissional. Foi elaborado a partir de um estado da questão no qual se buscaram as concepções e epistemologias da Pedagogia e do seu curso, expressas na produção acadêmica stricto sensu, na área da educação, no período 1990 a 2023. A base teórica da Pedagogia e do seu curso, conforme Pimenta (1996), Libâneo (1998), Franco (2001), Schmied-Kowarzik (2004), Saviani (2008), Pimenta e Almeida (2021), Pimenta, Pinto e Severo (2022), foi considerada tanto para a explicitação das dimensões quanto para a análise dos dados obtidos. Disso resulta que a Pedagogia, enquanto campo epistemológico, sofreu resistências históricas que limitaram a sua produção acadêmica e inserção curricular nos cursos de Pedagogia e, no bojo dessas resistências, estão presentes disputas político-econômicas sobre a finalidade da educação e da formação dos educadores, com expressiva hegemonia da concepção liberal produtivista na conformação das diretrizes do curso. Conclui-se que a Pedagogia crítica deve subsidiar a ressignificação epistemológica e a reestruturação curricular do curso como compromisso político e formativo dos educadores e educandos.

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Biografia do Autor

Thaiany Guedes da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas Mestra em Educação pela Universidade Estadual Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas Educação Interculturalidade e desenvolvimento humano na Amazônia – PPGE/UFAM

Maria Nilvane Fernandes, Texas University

Licenciada em Pedagogia pela Associação Patobranquense de Ensino Superior Mestra em Educação Universidade Estadual de Maringá Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá Linha de Pesquisa: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia – PPGE/UFAM

Evandro Luiz Ghedin, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo Educação Interculturalidade e desenvolvimento humano na Amazônia – PPGE/UFAM

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Publicado

2024-09-30

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Como Citar

Silva, T. G. da, Fernandes, M. N., & Ghedin, E. L. (2024). Pedagogia: dimensões analíticas para uma compreensão crítica. PARADIGMA, 45(1), e2024007. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024007.id1552