Pedagogia: dimensões analíticas para uma compreensão crítica

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024007.id1552

Palavras-chave:

Pedagogia., Dimensões analíticas., Concepções., Curso de Pedagogia.

Resumo

O texto objetiva apresentar um ensaio teórico sobre a compreensão da Pedagogia no Brasil no que se refere às suas dimensões epistemológico-acadêmica, político-curricular e formativo-profissional. Foi elaborado a partir de um estado da questão no qual se buscaram as concepções e epistemologias da Pedagogia e do seu curso, expressas na produção acadêmica stricto sensu, na área da educação, no período 1990 a 2023. A base teórica da Pedagogia e do seu curso, conforme Pimenta (1996), Libâneo (1998), Franco (2001), Schmied-Kowarzik (2004), Saviani (2008), Pimenta e Almeida (2021), Pimenta, Pinto e Severo (2022), foi considerada tanto para a explicitação das dimensões quanto para a análise dos dados obtidos. Disso resulta que a Pedagogia, enquanto campo epistemológico, sofreu resistências históricas que limitaram a sua produção acadêmica e inserção curricular nos cursos de Pedagogia e, no bojo dessas resistências, estão presentes disputas político-econômicas sobre a finalidade da educação e da formação dos educadores, com expressiva hegemonia da concepção liberal produtivista na conformação das diretrizes do curso. Conclui-se que a Pedagogia crítica deve subsidiar a ressignificação epistemológica e a reestruturação curricular do curso como compromisso político e formativo dos educadores e educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaiany Guedes da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas Mestra em Educação pela Universidade Estadual Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas Educação Interculturalidade e desenvolvimento humano na Amazônia – PPGE/UFAM

Maria Nilvane Fernandes, Texas University

Licenciada em Pedagogia pela Associação Patobranquense de Ensino Superior Mestra em Educação Universidade Estadual de Maringá Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá Linha de Pesquisa: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia – PPGE/UFAM

Evandro Luiz Ghedin, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo Educação Interculturalidade e desenvolvimento humano na Amazônia – PPGE/UFAM

Referências

AGUIAR, Márcia Angela de S.; DOURADO, Luís Fernandes (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.

APPLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

BERCOVICI, Gilberto. Constituição Econômica e Desenvolvimento. São Paulo: Almedina, 2022.

BRASIL. Decreto-Lei n.º 1.190, de 4 de abril de 1939: dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. [1939]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 20 abr. 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sinopse Estatística da Educação Superior 2021. Brasília, DF: Mec/Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apr esentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 03 jun. 2023.

BRITO, Flávio Rafael da Silva. Da cientificidade da pedagogia no Brasil: a identidade do pedagogo em debate. 2023. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2023. Disponível em: http://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/3251/2/Flavio%20Rafael%20da%20Silva%20Brito.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 01, de 18 de fevereiro de 2002: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2002. [2002a]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 02, de 19 de fevereiro de 2002: institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. [2002b]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. [2006]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à Educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, jul. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14405.pdf 3ª AULA 11/04/2022. Acesso em: 11 abr. 2024.

DI GIORGI, Cristiano Amaral; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. A qualidade da escola pública, na perspectiva democrática e popular. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S. l.], n. 30, p. 305-323, 2013. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/173. Acesso em: 20 abr. 2024..

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. A pedagogia como ciência da educação: entre práxis e epistemologia. 2001. 257f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

GADOTTI, Moacir; RABELO, Ophelina. Redefinição do curso de pedagogia. Brasília: INEP, 1980.

GATTI, Bernardete; NUNES, Marina Muniz (Orgs.). A Formação de professores para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.

LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; LIMA, Vanda Moreira Machado. Cursos de Pedagogia no Brasil: o que dizem os dados do INEP/MEC. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 69-93, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/VAIO/Downloads/admin,+P+%C3%ADginas+de+Ensino+em+Re-Vista+17copia3.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. R. bras. Est. Pedag, v. 91, n. 229, p. 562-583, 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2176-66812010000300007&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 14 jan. 2024.

MÜLLER, Luciane dos Santos. Formação do pedagogo: concepções históricas, identidade e formação humana. 2017. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1276?mode=full. Acesso em: 19 abr. 2024.

NOBRE, Marcos. A teoria crítica. São Paulo: Zahar, 2004.

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 5–16, 2004. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2148. Acesso em: 19 abr. 2024.

PEDROSO, Cristina Cinto et al. Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes. São Paulo: Cortez, 2019.

PIMENTA, Selma Garrido et al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Rev. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, jan/mar 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201701152815. Acesso em: 09 jan. 2024.

PIMENTA, Selma Garrido (Org). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.

PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de. A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. In: Pimenta, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo (org) Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021. p. 39-69.

PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Panorama da Pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista, v. 38, p. 1-17, 2022.

PIMENTA, Selma Garrrido; ALMEIDA, Maria Isabel de. O Movimento de busca pelas transformações das concepções e práticas de formação de professores na Universidade de São Paulo. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e021013, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15953. Acesso em: 19 abr. 2024.

PINTO, Umberto de Andrade. Pedagogia e pedagogos escolares. 2006. 184f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-095259/pt-br.php. Acesso em: 19 abr. 2024.

PONCE, Branca Jurema. O currículo e seus desafios na escola pública brasileira: em busca da justiça curricular. In: PONCE, Branca Jurema; COSTA, Thais Almeida; Wesley Araujo. Justiça Curricular por uma educação escolar comprometida com a justiça social. São Paulo: Dialética, 2023. p. 105-126.

PORTELINHA, Ângela Maria Silveira. A pedagogia nos cursos de pedagogia: desvelando os aspectos teórico-científicos e prático-organizacionais pós-diretrizes curriculares nacionais. 2014. 230f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

REIS, Cíntia Lopes. As concepções dos docentes formadores do curso de pedagogia sobre a formação e atuação do pedagogo. 2016. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2016. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24252. Acesso em: 19 abr. 2024.

SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Pensa, 2013.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2021. (Memória da Educação).

SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. Trad. Wolf-gang Leo Maar. São Paulo: Brasiliense, 1988.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A significação da Pedagogia: discurso curricular, representações sociais e perspectivas de ensino na formação inicial de pedagogos. 2012. 195f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4667. Acesso em: 19 abr. 2024.

SINGER, Paul. Power, politics and education. Revista Brasileira de Educação, n. 01, p. 05-15, 1996.

SOARES, Rafaela Celestino. Pedagogia como ciência, afinal é possível isso? contribuições de Dermeval Saviani para o debate epistemológico. 2010. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3760. cesso em: 19 abr. 2024.

SOUZA, Jamerson Murillo Anunciação de; SITCOVSKY, Marcelo. Direitos humanos, democracia e neoconservadorismo. Revista Katálysis, v. 23, n. 2, p. 193-195, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/jDVfHC9VkcxmP6zPVVMJSQw/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Métricas


Visualizações do artigo: 125     PDF downloads: 54

Como Citar

Silva, T. G. da, Fernandes, M. N., & Ghedin, E. L. (2024). Pedagogia: dimensões analíticas para uma compreensão crítica. PARADIGMA, 45(1), e2024007. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024007.id1552