Pedagogia em Espaços Não Escolares: Um “Estado do Conhecimento”
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024013.id1558Keywords:
Pedagogia., Diferentes contextos., Pedagogia empresarial., Pedagogia(s) cultural(is)., Estado do conhecimento.Abstract
O curso de Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério em escolas de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e de Ensino Médio e Profissional, mas, também, para atuação em espaços não escolares. Entre esses espaços, destacam-se as pedagogias empresarial e cultural(is), que possibilitam a atuação do pedagogo fora do ambiente escolar. Considerando essas áreas, este artigo tem por objeto a Pedagogia em espaços não escolares e, como objetivo, identificar o que tem sido produzido, nos últimos dez anos, a respeito do tema, com ênfase à pedagogia empresarial e à(s) pedagogia(s) cultural(is). Para isso, optou-se pela realização de um “estado do conhecimento”, com abordagem qualitativa, a partir de artigos, dissertações e teses sobre as duas áreas, valendo-se de trabalhos disponibilizados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2014 a 2023, e considerando os critérios estabelecidos para a pesquisa. Os resultados permitiram constatar que as pedagogias fora do ambiente escolar constituem uma área de conhecimento relativamente nova, que busca espaço no meio acadêmico. Possibilitaram também identificar tendências que se manifestam nesses estudos, que demandam maior aprofundamento, produção e divulgação acadêmica.Downloads
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