Pedagogia em Espaços Não Escolares: Um “Estado do Conhecimento”

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024013.id1558

Palavras-chave:

Pedagogia., Diferentes contextos., Pedagogia empresarial., Pedagogia(s) cultural(is)., Estado do conhecimento.

Resumo

O curso de Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério em escolas de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e de Ensino Médio e Profissional, mas, também, para atuação em espaços não escolares. Entre esses espaços, destacam-se as pedagogias empresarial e cultural(is), que possibilitam a atuação do pedagogo fora do ambiente escolar. Considerando essas áreas, este artigo tem por objeto a Pedagogia em espaços não escolares e, como objetivo, identificar o que tem sido produzido, nos últimos dez anos, a respeito do tema, com ênfase à pedagogia empresarial e à(s) pedagogia(s) cultural(is). Para isso, optou-se pela realização de um “estado do conhecimento”, com abordagem qualitativa, a partir de artigos, dissertações e teses sobre as duas áreas, valendo-se de trabalhos disponibilizados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2014 a 2023, e considerando os critérios estabelecidos para a pesquisa. Os resultados permitiram constatar que as pedagogias fora do ambiente escolar constituem uma área de conhecimento relativamente nova, que busca espaço no meio acadêmico. Possibilitaram também identificar tendências que se manifestam nesses estudos, que demandam maior aprofundamento, produção e divulgação acadêmica.

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Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Licenciada em Pedagogia – PUCPR Bacharel em Direito - UFPR Mestrado em Educação – PUCPR Mestrado em Gestão de Instituições de Educação Superior - UTP Doutorado em Educação - PUCPR Pontifícia Universidade Católica do Paraná Linha de Pesquisa História e Políticas da Educação e Formação de Professores Grupo de Pesquisa História, Memória e Formação de Professores

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Publicado

2024-09-30

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Como Citar

Vieira, A. M. D. P. (2024). Pedagogia em Espaços Não Escolares: Um “Estado do Conhecimento”. PARADIGMA, 45(1), e2024013. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024013.id1558