Pedagogia em Espaços Não Escolares: Um “Estado do Conhecimento”

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024013.id1558

Palabras clave:

Pedagogia., Diferentes contextos., Pedagogia empresarial., Pedagogia(s) cultural(is)., Estado do conhecimento.

Resumen

O curso de Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério em escolas de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e de Ensino Médio e Profissional, mas, também, para atuação em espaços não escolares. Entre esses espaços, destacam-se as pedagogias empresarial e cultural(is), que possibilitam a atuação do pedagogo fora do ambiente escolar. Considerando essas áreas, este artigo tem por objeto a Pedagogia em espaços não escolares e, como objetivo, identificar o que tem sido produzido, nos últimos dez anos, a respeito do tema, com ênfase à pedagogia empresarial e à(s) pedagogia(s) cultural(is). Para isso, optou-se pela realização de um “estado do conhecimento”, com abordagem qualitativa, a partir de artigos, dissertações e teses sobre as duas áreas, valendo-se de trabalhos disponibilizados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2014 a 2023, e considerando os critérios estabelecidos para a pesquisa. Os resultados permitiram constatar que as pedagogias fora do ambiente escolar constituem uma área de conhecimento relativamente nova, que busca espaço no meio acadêmico. Possibilitaram também identificar tendências que se manifestam nesses estudos, que demandam maior aprofundamento, produção e divulgação acadêmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Licenciada em Pedagogia – PUCPR Bacharel em Direito - UFPR Mestrado em Educação – PUCPR Mestrado em Gestão de Instituições de Educação Superior - UTP Doutorado em Educação - PUCPR Pontifícia Universidade Católica do Paraná Linha de Pesquisa História e Políticas da Educação e Formação de Professores Grupo de Pesquisa História, Memória e Formação de Professores

Citas

ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M. A invenção do Nordeste e outras artes. 5. ed. Recife: FJN; Ed. Massangana; São Paulo: Cortez, 2011.

ANDRADE, P. D. de. Pedagogias culturais: uma cartografia das (re)invenções do conceito. 2016. 211f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/143723. Acesso em: 20 jan. 2024.

ANDRADE, M. E.; CUNHA, M. M. Pedagogia empresarial: o pedagogo fora da sala de aula. Eventos Pedagógicos, v. 5, n. 2, p. 221-230, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9453. Acesso em: 15 fev. 2024.

ANDRADE, P. D. de; COSTA, M. V. Nos rastros do conceito de pedagogias culturais: invenção, disseminação e usos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, e157950, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698157950. Acesso em: 26 fev. 2024.

ANDRIOLA, A. T. Pedagogia empresarial: uma diversidade de contextos. Revista Prâksis, v. 1, p. 99-104, 2016. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/531. Acesso em: 20 mar. 2024.

BALISCEI, J. P.; AZEVEDO, L. M.; CALSA, G. C. “Macho como um touro”: pedagogias culturais de masculinidades em duas versões da história de Ferdinando, o touro. Educação, v. 45, n. 1, e46/p. 1-29, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644435815. Acesso em: 20 mar. 2024.

BOSSE, R. H. O. Pedagogia cultural em poemas da Língua Brasileira de Sinais. 2014. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/98601?show=full. Acesso em: 20 jan. 2024.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de Denice Barbara Catani. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 251/62. 1962.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 252/69. 1969.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes para o ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 18 de agosto de 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm. Acesso em: 20 jan. 2024.

BRASIL. Lei nº 7.044 de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes a profissionalização do ensino de 2º grau. Brasília: Diário Oficial da União, 18 de outubro de 1982. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1980-1987/lei-7044-18-outubro-1982-357120-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 10 fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 10 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Comissão de Especialistas de Ensino de Pedagogia (CEEP). Proposta de diretrizes curriculares para o Curso de Pedagogia. Brasília: MEC, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação (CNE) Conselho Pleno (CP). Parecer nº 5/2005, aprovado em 13 de dezembro de 2005. Brasília: Diário Oficial da União, 15 de maio de 2006a. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf. Acesso em: 10 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação (CNE) Conselho Pleno (CP). Resolução n.º 1/2006. Institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia, licenciatura. Brasília: Diário Oficial da União, 16 de maio de 2006b. Brasília, Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 10 fev. 2024.

BRUM, L. P.; KRAKHECKE, E. M. A.; ISSE, J.; LEITE, M. C. L. A tirinha de Armandinho como pedagogias culturais: Camilo: “pobres não leem livros?” Textura, v. 25, n. 64, p. 356-380, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.13. Acesso em: 24 mar. 2024.

BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996.

CALDAS, L. G. Representações de gênero na telenovela direcionada à infância: uma questão de currículo e pedagogia cultural. 2014. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46556. Acesso em: 20 jan. 2024.

CAMOZZATO, V. C. Da pedagogia às pedagogias – formas, ênfases e transformações. 2012. 203f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/49809. Acesso em: 05 abr. 2004.

CAMOZZATO, V. C.; COSTA, M. V. Vontade de pedagogia – pluralização das pedagogias e condução de sujeitos. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 44, p. 22-44, 2013. Disponível em: https://periodicos-old.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/2737/2489. Acesso em: 05 abr. 2024.

COELHO, C. T. A. Que histórias os memes podem nos contar? Pedagogias culturais e currículo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [s. l.], v. 2, n. 6, p. 615-628, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2. n6.p615-628. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3895. Acesso em: 19 mar. 2024.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietação e buscas. Educar em Revista, Curitiba, v. 17, n. 17, p. 153-176, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/xrmzBX7LVJRY5pPjFxXQgnS/. Acesso em: 19 mar. 2024.

LOPES, J. DA F.; BECK, D. Q. Narrativas de si na visibilidade das telas hiperconectadas: reflexões sobre ‘selfies’, Instagram e pedagogias culturais. Reflexão e Ação, v. 28, n. 3, p. 151-165, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14438. Acesso em: 04 mar. 2024.

MARTINEZ, L da S. Lições e pedagogias culturais no YouTube endereçadas aos/às jovens: outras configurações da pedagogia no contemporâneo. 2022. 220f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/25845. Acesso em: 20 jan. 2024.

MINÓ, N. M. A velhice nas imagens e nos vídeos divulgados no Facebook: pedagogias culturais e produção de sentido. 2020. 129f. Tese (Doutorado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2020. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/28958. Acesso em: 20 jan. 2024.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, 2015.

NASCIMENTO, E. C. S. do. A pedagogia cultural da telenovela na construção de masculinidades negras. 2018. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: https://www.bdtd.ibict.br/vufind/Record/URPE_d2378ba7d32e35d201ed8bf6e59f0eab. Acesso em: 21 jan. 2024.

OLIVEIRA, H. L.; MENDES, M. C. F. Pedagogia Empresarial e os seus espaços de formação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [s. l.], v. 1, n. 3, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3656. Acesso em: 10 abr. 2024.

PINHEIRO, G. C. G.; ROMANOWSKI, J. P. Curso de Pedagogia: Formação do professor da Educação Infantil e anos séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 2, n. 3, p. 136-151, 2010. Disponível em: http://formação docente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 21 jan. 2024.

POLIZEL, A. L.; FARY, B. A.; REZZADOR, C. R. D. B. Pedagogias culturais em tempo de pandemia: educações nos muros de Londrina. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 24, e-16067.060, p. 1-7, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16067 Acesso em: 30 mar. 2024.

PUCHALE, S. M. A presença da pedagoga e do pedagogo na empresa. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/URGS_57b0d30ef26ac6ad798c50030e94beb3. Acesso em: 21 mar. 2024.

RÊNER DE MELO, H. Currículo e pedagogia cultural no carnaval de Corumbá/MS: as baterias das escolas de samba e a produção de masculinidades. 2022. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5090. Acesso em: 21 mar. 2024.

SABAT, R. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Estudos Feministas, v. 9, n. 1, p. 9-21, 2001. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026x2001000100002. Acesso em: 21 mar. 2024.

SÁBER, R. L.; DIONÍSIO, H. dos R.; ROSA, R. da S. A atuação do pedagogo em empresas e sua contribuição no desenvolvimento integral dos colaboradores. Educação, v. 47, n. 1, e82/ p. 1-23, 2022. https://doi.org/10.5902/1984644464108. Acesso em: 10 mar. 2024.

SILVA, C. S. B. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.

SILVA, L. L. da; SEVERO, J. L. R. de L. Levantamento de teses e dissertações sobre a pedagogia empresarial no Brasil. Textura, v. 22, n. 51, p. 361-380, 2020. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/txra/article/view/5471. Acesso em: 25 mar. 2024.

SILVA, L. L. da. Pedagogia organizacional: estudo baseado na teoria fundamentada (grounded theory) no Nordeste do Brasil. 2021. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22996. Acesso em: 10 mar. 2024.

SILVA JUNIOR. A. O. de. “Deu match no Tinder” – aplicativo virtual de paquera como pedagogia cultural. 2020. 233f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19971. Acesso em: 20 mar. 2024.

SILVA, B. da; RIBEIRO, P. R. C. Sexualidade na sala de aula: tecendo aprendizagens a partir de um artefato pedagógico. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 521-533, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104026X2011000200014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 mar. 2024.

SOUZA, M.; TAKARA, S.; TERUYA, T. Pedagogias culturais das feminilidades: os endereçamentos masculinos do personagem Ken. Educação, v. 42, n. 3, p. 717-730, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644422673. Acesso em: 21 mar. 2024.

TANURI, M. L. História de formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 14, p. 61-88, 2000. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200005. Acesso em: 10 jan. 2024.

WOLF, L. A pedagogia vai ao porão: a pedagogia empresarial e empreendedora e o processo de naturalização do social. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/35797. Acesso em: 20 mar. 2024.

Publicado

30-09-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 86     PDF (Português (Brasil)) downloads: 45

Cómo citar

Vieira, A. M. D. P. (2024). Pedagogia em Espaços Não Escolares: Um “Estado do Conhecimento”. PARADIGMA, 45(1), e2024013. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024013.id1558