De uma didática plural na formação dos professores: reflexões a partir das propostas dos cursos de licenciatura

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024006.id1551

Palabras clave:

Formação de professores., Cursos de Licenciatura., Didática., Abordagens da didática.

Resumen

O objetivo do artigo é compreender a didática na formação do profissional da educação, especificamente a formação em docência, característica fundamental da atuação profissional do professor. A abordagem metodológica é qualitativa, por meio da análise conceitual, na qual as reflexões sobre conceitos envolvem examinar as condições e intenções dos processos de formação da área. Analisa-se a didática em sua composição e abordagem nas propostas de cursos de licenciatura compostas pelas disciplinas didática geral, especial e articulada ao currículo. Destaca-se que as propostas dos cursos de licenciatura evidenciam uma ampliação de tempo e espaço das disciplinas pedagógicas e endossa a didática em uma abordagem plural como imprescindível para a formação docente.

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Biografía del autor/a

Joana Paulin Romanowski, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Licenciatura em Pedagogia - UFPR Mestre em Educação - UFPR Doutora em Educação - USP Centro Universitário Interacional - Uninter Grupo de Pesquisa: Educação, Tecnologia e Sociedade

Juliana Domit, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Licenciatura em Pedagogia - Unicentro Mestre em Educação - Unicentro Doutora em Educação – PUCPR Pós doutora em Educação - Uninter Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro Grupo de Pesquisa: Educação, Tecnologia e Sociedade

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Publicado

30-09-2024

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Cómo citar

Romanowski, J. P., & Domit, J. (2024). De uma didática plural na formação dos professores: reflexões a partir das propostas dos cursos de licenciatura. PARADIGMA, 45(1), e2024006. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024006.id1551