Educação Superior e Formação de Pedagogos no Brasil: mapeamento dos egressos de uma universidade comunitária (2019-2022)
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024021.id1566Palabras clave:
Pedagogos., Egressos., Políticas de Formação Docente., Educação Superior.Resumen
O artigo é resultado de uma pesquisa de produtividade do CNPq que tem como temática a formação do pedagogo na América Latina. O objetivo deste recorte foi mapear os egressos do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), de modo a pontuar as condições de trabalho, a condição socioeconômica e a satisfação destes pedagogos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, tendo como sujeitos os egressos do campus de Capinzal e Campos Novos de 2019 a 2022. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado organizado por meio da Escala Likert. A pesquisa aponta que os egressos de Pedagogia têm diferentes desafios para o exercício da profissão, como a falta de oportunidades, desvalorização financeira e contratação temporária.Descargas
Citas
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