Exploração de Sólidos Geométricos com Impressão 3D: Desenvolvimento de Materiais Didáticos na Formação de Professores de Matemática

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DOI :

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025022.id1612

Mots-clés :

Formação de professores, Impressão 3D, Materiais didáticos, Sólidos geométricos

Résumé

A formação inicial de professores de Matemática enfrenta desafios na integração de tecnologias educacionais que possam melhorar o ensino de conceitos abstratos, como os sólidos geométricos. Nesse contexto, o uso de impressão 3D para o desenvolvimento de materiais didáticos apresenta-se como uma solução inovadora. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: “De que maneira a utilização da impressão 3D para o desenvolvimento de materiais didáticos sobre sólidos geométricos contribui para a formação inicial de professores de Matemática?”. O objetivo foi analisar o processo de elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de sólidos geométricos com o uso de impressão 3D, sob a perspectiva dos licenciandos em Matemática, compreendendo as contribuições dessa atividade para sua formação inicial, especialmente no desenvolvimento de habilidades pedagógicas e técnicas. O método de pesquisa incluiu aplicação de questionários, análise qualitativa das respostas e observação das atividades práticas. O principal resultado foi a melhoria das competências pedagógicas e tecnológicas dos licenciandos, com impacto positivo no engajamento dos alunos.

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Biographie de l'auteur

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT). Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Vilmar Fernandes, 300, Bairro Santa Luzia, Confresa, Mato Grosso, CEP: 78.652-000.

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2025-01-20

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Lopes, T. B. (2025). Exploração de Sólidos Geométricos com Impressão 3D: Desenvolvimento de Materiais Didáticos na Formação de Professores de Matemática. PARADIGMA, 46(1), e2025022. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025022.id1612

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