LA REVISTA EDUCAÇÃO ATUALIZADA Y LAS MATEMÁTICAS MODERNAS EN LA ESCUELA PRIMARIA

Autores

  • Rosimeire Aparecida Soares Borges (UNIVAS-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidade do Vale do Sapucaí-Brasil.
  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte (UNIBAN-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidade Bandeirante de São Paulo-Brasil.

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2012.p135-151.id495

Resumo

Los periódicos pedagógicos se vienen revelando como fuentes de fundamental importancia para la Historia de la Educación. De ese modo, se buscó, en este estudio, analizar artículos de la Revista Educação Atualizada, publicados en 1969, año de surgimiento del Movimiento de las Matemáticas Modernas. Se trató de conocer cómo el ideario de ese Movimiento fue apropiado por los profesores autores de esa Revista, en el ámbito de la enseñanza primaria. Para ello, se buscó en Nóvoa (1993), Carvalho (2006) y Chartier (1991) elementos que subsidiasen los análisis realizados. El estudio reveló que los discursos sobre las Matemáticas Modernas han ido conquistando espacio en la Revista Educação Atualizada en la definición de los conceptos matemáticos y en la regulación de las actividades sugeridas a los docentes. Esos discursos preconizan las matemáticas basadas en la Teoría de los Conjuntos, con énfasis en el uso del lenguaje simbólico, mediante recursos específicos para el trabajo con niños. Además, la modernización de la enseñanza de las Matemáticas en la escuela primaria impuso una nueva manera de concebir los conceptos matemáticos, destacando aspectos metodológicos y psicológicos para esa enseñanza.Palabras-clave: Periódicos pedagógicos. Movimiento de las Matemáticas Modernas. Enseñanza Primaria. A REVISTA EDUCAÇÃO ATUALIZADA E A MATEMATICA MODERNA NO PRIMÁRIO.RESUMOOs periódicos pedagógicos têm-se revelado como fontes de fundamental importância para a História da Educação. Assim sendo, buscou-se, neste estudo, analisar artigos da Revista Educação Atualizada, publicados em 1969, ano de emergência do Movimento da Matemática Moderna. Intentou-se conhecer como os professores autores dessa Revista se apropriaram do ideário desse Movimento no âmbito do Ensino Primário. Para tanto, buscou-se em Nóvoa (1993), Carvalho (2006) e Chartier (1991) elementos que subsidiassem as análises realizadas. O estudo revelou que os discursos sobre a Matemática Moderna foram conquistando espaço, na revista Educação Atualizada, na definição dos conceitos matemáticos e na regulação das atividades sugeridas aos docentes. Esses discursos preconizaram uma matemática baseada na Teoria dos Conjuntos, com ênfase no uso da linguagem simbólica, por meio de recursos específicos para trabalhar com as crianças. Além disso a modernização do ensino de Matemática no primário impôs um novo modo de conceber os conceitos matemáticos, destacando aspectos metodológicos e psicológicos para esse ensino.Palavras-chave: Periódicos pedagógicos. Movimento da Matemática Moderna. Ensino Primário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeire Aparecida Soares Borges (UNIVAS-Brasil), Universidade do Vale do Sapucaí-Brasil.

Doutora em Educação Matemática. Coordenadora do Curso de Matemática da Universidade do Vale do Sapucaí. UNIVAS/MG-Brasil. Atua na área de História da Educação Matemática. Linha de investigação: A  matemática no ensino primário.E-mail: rasborges3@gmail.com.

Aparecida Rodrigues Silva Duarte (UNIBAN-Brasil), Universidade Bandeirante de São Paulo-Brasil.

Doutora em Educação Matemática. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo. UNIBAN/SP-Brasil. Atua na área de História da Educação Matemática.Linha de investigação: História da formação de professores.E-mail: aparecida.duarte6@gmail.com

Métricas


Visualizações do artigo: 62     PDF (Español (España)) downloads: 25

Como Citar

Soares Borges (UNIVAS-Brasil), R. A., & Rodrigues Silva Duarte (UNIBAN-Brasil), A. (2014). LA REVISTA EDUCAÇÃO ATUALIZADA Y LAS MATEMÁTICAS MODERNAS EN LA ESCUELA PRIMARIA. PARADIGMA, 33(1), 135–151. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2012.p135-151.id495

Edição

Seção

Artículos