FORMACIÓN COMPLEJA COMO POSIBILIDAD DE CONSTRUCCIÓN DE LA ATENCIÓN INTEGRAL EN SALUD

Autores

  • Ana Karine de Moura Saraiva (UERN-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa Marcos Teóricos e Metodológicos Reorientadores da Educação e do Trabalho em Saúde. Mossoró/RN, Brasil.
    http://orcid.org/0000-0001-7363-060X
  • João Bosco Filho (UERN-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Grupo de Estudos da Complexidade. Natal/RN, Brasil

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2016.p180-194.id594

Resumo

ResumenCiencias de la vida, para tomar conocimiento científico en su linealidad, llevar el efecto de reducir la condición humana de campo de la mecánica y biológica. Este conjunto de conocimientos fomenta un proceso de formación de los profesionales de la salud que hace que una práctica integral, que debe ser capaz de ver la salud en un sentido amplio, como se propugna en los principios y directrices del Sistema Único de Salud, la política actual de salud en Brasil. En este contexto, es urgente formular estrategias reunificadoras, capaces de construir una mirada ampliada para la formación en materia de salud, en el que la realización de un diálogo respetuoso entre la cultura científica y la cultura humanística en el contexto de actuar de salud posible. Este estudio, que se caracteriza como un enfoque de investigación cualitativa, construido a partir del diálogo entre la investigación de los autores, tiene como objetivo reflexionar sobre el proceso de formación en salud en el contexto de la sociedad moderna, desde el diálogo con las ciencias de la complejidad. En el escenario de la nueva ciencia, una formación compleja en la salud implica un aprendizaje mixto, el cual requiere que los profesionales construyen percepciones multidimensionales physys religuem, la naturaleza y el hombre, siendo capaz de ejercer una escucha sensible, una mirada más cercana a lo que es diferente y cuidado con la otra, que no es más que su longitud y su doble en el colectivo humano.Palabras Clave: Ciencias de la Vida. Formación en Salud. Complejidad.COMPLEX FORMATION AS POSSIBILITY OF CONSTRUCTION OF COMPREHENSIVE HEALTH CAREAbstractLife sciences, to take scientific knowledge in its linearity, bring the effect of reducing the human condition to mechanical and biological field. This array of knowledge fosters a process of training of health professionals which makes an integral practice, which should be able to view health in a broad way, as advocated in the principles and guidelines of the Unified Health System, current health policy in Brazil. In this context, it is urgent to formulate reunificadoras strategies, able to build a magnified look for training in health, in which the realization of a respectful dialogue between scientific culture and humanistic culture in the context of acting in health possible. This study, characterized as a qualitative research approach, built from the dialogue between the research of the authors, aims to reflect on the health training process in the context of modern society, from dialogue with the Complexity Sciences. In the scenario of the new science, a complex training in health implies a mixed learning, which requires that professionals build multidimensional perceptions religuem physys, nature and man, being able to exercise a sensitive listening, a closer look at what is different and care with each other which is nothing more than its length and its double in the human collective.Keywords: Life Sciences. Training in Health. Complexity.FORMAÇÃO COMPLEXA COMOPOSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DA ATENÇÃO INTEGRAL EM SAÚDEResumoAs ciências da vida, ao assumir o conhecimento científico em sua linearidade, trazem como consequência a redução da condição humana ao domínio mecânico e biológico. Essa matriz de conhecimento fomenta um processo de formação dos profissionais de saúde que dificulta uma prática integral, que deveria ser capaz de visualizar a saúde de forma ampliada, conforme preconizam os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, atual política de saúde do Brasil. Nesse contexto, torna-se urgente a formulação de estratégias reunificadoras, capazes de construir um olhar ampliado para a formação em saúde, na qual seja possível a realização de um diálogo respeitoso entre cultura científica e cultura humanista no contexto do agir em saúde. Este estudo, caracterizado como uma pesquisa de abordagem qualitativa, construída a partir do diálogo entre as pesquisas dos seus autores, tem por objetivo refletir sobre o processo de formação em saúde no contexto da sociedade moderna, a partir de diálogo com as Ciências da Complexidade. No cenário da nova ciência, uma formação complexa em saúde supõe uma aprendizagem mestiça, a qual requer, que os profissionais construam percepções multidimensionais que religuem physys, natureza e sujeito, sendo capazes de exercitar uma escuta sensível, um olhar atento para o que é diverso e um cuidado com o outro que nada mais é do que sua extensão e seu duplo no coletivo humano.Palavras-Chave: Ciências da Vida. Formação em Saúde. Complexidade.

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Biografia do Autor

Ana Karine de Moura Saraiva (UERN-Brasil), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa Marcos Teóricos e Metodológicos Reorientadores da Educação e do Trabalho em Saúde. Mossoró/RN, Brasil.

Ana Karine de Moura SaraivaEnfermeira, bacharel e licenciada pela Universidade doEstado do Rio Grande do Norte; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Especialista em Docência do Ensino Superior; Docente Assistente IV com dedicação exclusiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa Marcos Teóricos e Metodológicos Reorientadores da Educação e do Trabalho em Saúde. Mossoró/RN, Brasil.E-mail: anoka_20@hotmail.com

João Bosco Filho (UERN-Brasil), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Grupo de Estudos da Complexidade. Natal/RN, Brasil

João Bosco FilhoEnfermeiro. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestre em Enfermagem com área de concentração em Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba; Docente Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Maurício de Nassau – Natal/RN. Membro do Grupo de Pesquisa Marcos Teóricos e Metodológicos Reorientadores da Educação e do Trabalho em Saúde. Pesquisador Permanente do Grupo de Estudos da Complexidade. Natal/RN, Brasil.boscofilho38@gmail.com

Publicado

2016-12-06

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Como Citar

de Moura Saraiva (UERN-Brasil), A. K., & Bosco Filho (UERN-Brasil), J. (2016). FORMACIÓN COMPLEJA COMO POSIBILIDAD DE CONSTRUCCIÓN DE LA ATENCIÓN INTEGRAL EN SALUD. PARADIGMA, 37(2), 180–194. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2016.p180-194.id594

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