Resolución, análisis y elaboración de tareas investigativas de geometría dinámica: saberes movilizados por profesores de matemáticas en formación continua
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p190-226.id886Palavras-chave:
Saberes profissionais, Formação de professores, Objetos de aprendizagemResumo
O objetivo do artigo é analisar a forma como um grupo de professores que ensinam matemática, em um contexto de formação continuada, mobilizam saberes vinculados à resolução, à análise e à elaboração de tarefas investigativas de geometria dinâmica para o ensino de geometria na educação básica. Para tal, empregou-se um procedimento metodológico que permitiu identificar e examinar sete eventos críticos que forneceram informação sobre como esses saberes foram mobilizados por dez professores que ensinam matemática e um formador, enquanto se dedicavam a resolver um conjunto de tarefas. Os eventos críticos mostraram como os participantes: (i) desenvolveram processos de exploração, conjectura, experimentação e generalização, usando o software GeoGebra; (ii) identificaram ações tecnológicas inerentes ao trabalho com tarefas de geometria dinâmica e (iii) consideraram aspectos que caracterizam a exploração dessas tarefas para sua posterior elaboração. Tanto a interação entre os participantes quanto as relações professores-software e professores-saberes foram reconhecidas como aspectos que influíram na forma como os saberes foram mobilizados na pesquisa.Downloads
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