Las tecnologías en la enseñanza de las ciencias: los retos de los docentes corregentes de los primeros grados

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p764-794.id923

Palavras-chave:

Ciências, Tecnologia, Anos Iniciais, Rede Municipal de Ensino

Resumo

Este artigo apresenta ou resulta de uma pesquisa qualitativa realizada em conjunto com os professores corretivos há dois anos que você não iniciou nas escolas do município de Curitiba, tenho o objetivo de analisar os desafios de quaisquer dois professores corretivos que começaram a passar contra as tecnologias. Como instrumentos para a constituição de dois dados, foram utilizados questionários, entrevistas, práticas pedagógicas, como documento oficial que orienta os projetos e regimes de ensino fundamental e político-pedagógico das escolas participantes. A análise de dois dados foi realizada por meio da análise de conteúdos como o software ATLAS.ti. Nossos resultados são três coisas que foram apontadas: Pais de tecnologia individuais ainda entendidos e associados como apoio não processual ao ensino e à aprendizagem. Os pais institucionais ou o ambiente escolar são obsoletos e precisam acompanhar as mudanças tecnológicas, renovando e atualizando seus equipamentos e pais documentários para difusão entre teoria e prática. É possível concluir que, ao mesmo tempo em que vive momentos de mudanças e desafios diários, ou professor, como agente transformador influenciado por esse movimento, enfrenta e enfrenta muitos desafios, individuais, institucionalizados e documentados, processando, atualizando, inovando e aprimorando sua prática pedagógica. versus tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juciele Gemin Loeper, Universidade Federal do Paraná/Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino

Doutoranda e Mestre do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. PPGECM - UFPR; MBA em Formação Pedagógica do ProfessorUniversitário e Tecnologias Educacionais - PUC / PR; Graduado em Neuropsicologia; Formado em Pedagogia, trabalha na PUC / PR; StudentTrainerATLAS.ti; Participante do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática GPEACM - UFPR.

Sérgio Camargo, Universidade Federal do Paraná/Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino

Graduado em Física (licenciatura) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1998), mestre (2003) e doutor (2007) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), com tese sobre formação de professores de Física. A partir de 2008 atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, desde 2009 no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. É um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática, com interesse em temas relacionados ao ensino de Ciências, particularmente no Ensino de Física, em questões relacionadas ao Ensino, à Aprendizagem e à formação inicial e contínua de professores. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências e em Matemática.

Publicado

2020-09-03

Métricas


Visualizações do artigo: 246     PDF (Español (España)) downloads: 191 AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES CORREGENTES DOS ANOS INICIAIS (Español (España)) downloads: 0

Como Citar

Loeper, J. G., & Camargo, S. (2020). Las tecnologías en la enseñanza de las ciencias: los retos de los docentes corregentes de los primeros grados. PARADIGMA, 764–794. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p764-794.id923