Educação Superior e Formação de Pedagogos no Brasil: mapeamento dos egressos de uma universidade comunitária (2019-2022)

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024021.id1566

Palabras clave:

Pedagogos., Egressos., Políticas de Formação Docente., Educação Superior.

Resumen

O artigo é resultado de uma pesquisa de produtividade do CNPq que tem como temática a formação do pedagogo na América Latina. O objetivo deste recorte foi mapear os egressos do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), de modo a pontuar as condições de trabalho, a condição socioeconômica e a satisfação destes pedagogos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, tendo como sujeitos os egressos do campus de Capinzal e Campos Novos de 2019 a 2022. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado organizado por meio da Escala Likert. A pesquisa aponta que os egressos de Pedagogia têm diferentes desafios para o exercício da profissão, como a falta de oportunidades, desvalorização financeira e contratação temporária.

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Biografía del autor/a

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF  Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc  Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos Pedagógicos e Políticas Educacionais de Educação Superior – GEPPPPES/SC 

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Pesquisadora Associada do Programa de Políticas Públicas e Gestão da Educação (UFSM)

Doutora em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior - GIEPES

Davi Alexandre Schoenardie, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Graduando em Publicidade e Propaganda na universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc  Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos Pedagógicos e Políticas Educacionais de Educação Superior – GEPPPPES/SC 

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Publicado

30-09-2024

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Cómo citar

Trevisol, M. G., Almeida, M. de L. P. de, & Schoenardie, D. A. (2024). Educação Superior e Formação de Pedagogos no Brasil: mapeamento dos egressos de uma universidade comunitária (2019-2022). PARADIGMA, 45(1), e2024021. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024021.id1566