Sequência Didática para o ensino de Matemática mobilizados a partir dos Critérios de Adequação Didática: um guia de elaboração
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025023.id1613Palabras clave:
Ensino de Matemática, Sequência Didática, Critérios de Adequação DidáticaResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo de um guia para a elaboração de Sequências Didáticas no ensino de Matemática, mobilizado nos Critérios de Adequação Didática (CAD). A proposta busca sistematizar o processo de construção de uma Sequência Didática (SD) oferecendo uma estrutura que auxilie o professor no planejamento e na execução de atividades pedagógicas deste tipo, visando o ensino de Matemática de forma mais organizada e consistente. O marco teórico se baseia na discussão da relevância dos CAD para a criação de SD, assim como na organização didática específica do ensino de Matemática. A metodologia adotada é qualitativa, por meio de uma revisão narrativa de literatura, com o intuito de identificar as congruências existentes entre diferentes modelos e abordagens de elaboração de SD, e, a partir disso, construir um modelo próprio que contemple elementos essenciais, como o objeto matemático, ano/série, objetivos, materiais didáticos, tempo, etapas, tarefas e avaliação, todos alinhados e justificados de acordo com os CAD. A análise dos resultados indica que a consideração dos CAD contribui para a adequação do conteúdo ao nível cognitivo dos alunos, ao currículo escolar e ao contexto educacional, além de promover práticas pedagógicas mais adequadas. Conclui-se que o guia proposto oferece uma abordagem prática e teórica para a elaboração de Sequências Didáticas no ensino de Matemática, sendo uma ferramenta valiosa para educadores aprimorarem suas práticas pedagógicas e promoverem um ensino mais alinhado às necessidades dos alunos.Descargas
Citas
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