“Raspas e restos me interessam”: Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisa

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p485-505.id1458

Keywords:

arquivos escolares; ensino de História da Educação; patrimônio educativo; história das instituições educativas

Abstract

Neste artigo, procura-se instigar os leitores a refletirem acerca de temas sensíveis que perpassam a formação docente, notadamente no que diz respeito à importância do cuidado com as memórias das instituições educativas, constitutivas do tempo presente. Neste sentido, enfatizou-se a experiência desenvolvida no Arquivo Histórico da Faculdade de Educação/UFRGS e os desafios que existem em aproximar a memória institucional como temática que interesse aos jovens estudantes dos cursos de licenciatura.  Fez-se uma defesa das aulas de História da Educação, como disciplina na qual é possível desenvolver estratégias formativas que envolvam as múltiplas faces dos gestos de guardar, com vistas a que esse componente curricular faça sentidos para quem está em processo de tornar-se professor e que possam reverberar na futura atuação como docentes. Além disso, problematizam-se questões em torno da constituição de Arquivos, nas interfaces com discussões sobre a memória e o patrimônio educativo.   

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dóris Bittencourt Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado e Doutorado em Educação (2001/2007), com ênfase em História da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS. Professora Associada III de História da Educação da Faculdade de Educação, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa os seguintes temas relacionados à História da Educação: Arquivos Pessoais e Ego-documentos, História da Profissão Docente, História das Mulheres, História da Cultura Escrita, Cultura Escolar, História das Instituições Educativas, Patrimônio histórico educativo.

References

ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz. O Tecelão dos Tempos: novos ensaios de Teoria da História. São Paulo: Intermeios, 2019.
ALMEIDA, Dóris Bittencourt e SCHMITT, Rana Gabrielle. “Na parede da memória”: itinerários narrados por estudantes do Curso de Pedagogia em ego documentos. Revista Educação em Foco, v.26, 2021, UFJF. (B)
ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Esquecidas em um armário: redações escolares desenvolvidas no Programa PERICAMPUS/UFRGS (1987 -1991). Revista Educação em Questão, v.53, n.39, p.132-158, sete/dez, 2015.
ALMEIDA, Doris Bittencourt. Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em História da Educação. Porto Alegre: Letra 1, 2021 (A).
ALMEIDA, Doris Bittencourt; LIMA, Valeska Alessandra de; SILVA, Thaise Mazzei da. A constituição da faculdade de educação/UFRGS em tempos de ditadura militar (1970-1985). Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 5, n.10, p. 317 – 346, jul./dez. 2013.
AMELANG, James. Apresentação do Dossiê “De la autobiografia a los ego-documentos: um fórum abierto”. In. Revista Cultura Escrita &sociedad, n. 1. Gijón, España: Ediccionés Trea, 2005.
ARTIÈRES, Phillippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos, n.21, 1998, pp. 9-34.
BORGES, Bruno Gonçalves e GATTI JR, Décio. O ensino da História da Educação na formação de professores no Brasil atual. Campinas. Revista HISTEBR, dez.2010, pp.24-48.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: as artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHALOBA, Rosa Fátima de Souza. Preservação do patrimônio escolar: notas para um debate. Revista Linhas. Florianópolis, v.14, n26, jan./jun 2013, p199-221.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002.
CUNHA, Maria Teresa Santos. (Des)Arquivar: arquivos pessoais e ego-documentos no tempo presente. São Paulo: Florianópolis: Rafael Copetti Editor, 2019.
CUNHA, Maria Teresa Santos. Diários íntimos de professoras: letras que duram. In. MIGNOT, BASTOS e CUNHA (orgs.). Refúgios do Eu: educação, história, escrita autobiográfica. Florianópolis: Editora Mulheres, 2000
CUNHA, Maria Teresa Santos. Entre Netuno e Clio: primeiras aproximações às cartas do Almirante Henrique Boiteux (Santa Catarina/Século XX). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v.3, n.9, 2018.
ESCOLANO BENITO, Augustin. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea, 2017.
ESCOLANO, Augustin. Arqueologia y rituales de laescuela. In. MOGARRO, Maria João (org.). Educação e Patrimônio Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Edições Colibri, 2015, p.45-60.
FARGE, Arlette. O Sabor do Arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
FARIA F., Luciano Mendes. História da Educação: para quê? Para quem? Jornal Pensar a Educação, ago.2016.
FELGUEIRAS, Margarida e SOARES, Maria Leonor. O projeto “para um museu vivo da Escola Primária” – concepção e inventário. In. Menezes, Maria Cristina (org.). Educação, Memória e História: possibilidades, leituras. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
GOMEZ, Antonio Castillo. Educação e cultura escrita: a propósito dos cadernos e escritos escolares. Educação. Porto Alegre, v.35, n.1, jan/abril 2012, p.66-72.
GRAZZIOTIN, Luciane S. e ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Romagem do Tempo e Recantos da Memória: reflexões metodológicas sobre História Oral. São Leopoldo: Oikos, 2012.
HARTOG, François. Crer em História. Belo Horizonte: Autêntica, 2017
HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2004.
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre História. Rio de Janeiro, Contraponto, 2014
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/Editora PUC-Rio, 2006
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1996
LIMA, Valeska Alessandra de; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. O Colégio de Aplicação/UFRGS e a difusão das classes experimentais secundárias: entre o arquivo e a memória oral (1959-1981). Revista História da Educação, v.22, n.56. set./dez. 2018, pp207-227.
LOURO, Guacira Lopes. Entrevista para o Arquivo da Faculdade de Educação/UFRGS, 2017.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, 1993.
NOVOA, Antonio (org). Vidas de Professores. Porto Editora, 1992
NUNES, Clarice. O ensino da História da Educação e a produção de sentidos na sala de aula. Revista Brasileira de História da Educação. n. 6, jul./dez. 2003.
PORTELLI, Alessandro. História Oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
RIBEIRO, Jorge Alberto. Entrevista para o Arquivo da Faculdade de Educação/UFRGS, 2019.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. São Paulo: Editora Unicamp, 2007
SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In. RÉMOND, René (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n.14, mai/ago, 2000.
THOMSON, Alistair. Recompondo a memória: questões sobre a relação entre a História Oral e as memórias. Revista Projeto História, v. 15, p. 51-84, 1997.
VIDAL, Diana Gonçalves e PAULILO, Andre Luiz. Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória. Revista de Educação Pública, v. 29, p. 1-17, jan/dez 2020.
VIÑAO FRAGO, Antonio. A modo de prólogo, refúgios del yo, refúgios de otros. In. MIGNOT, Ana Chrystina; BASTOS, Maria Helena e CUNHA, Maria Teresa Santos (org.). Refúgios do Eu: educação, história, escrita autobiográfica. Florianópolis: Editora Mulheres, 2000.

Published

2023-07-07

Métricas


Visualizações do artigo: 74     PDF (Español (España)) downloads: 65

How to Cite

Almeida, D. B. (2023). “Raspas e restos me interessam”: Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisa. PARADIGMA, 44(3), 485–505. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p485-505.id1458

Issue

Section

Dossiê: Escolas Normais numa Perspectiva Internacional