“Raspas e restos me interessam”: Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisa

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p485-505.id1458

Keywords:

arquivos escolares; ensino de História da Educação; patrimônio educativo; história das instituições educativas

Abstract

Neste artigo, procura-se instigar os leitores a refletirem acerca de temas sensíveis que perpassam a formação docente, notadamente no que diz respeito à importância do cuidado com as memórias das instituições educativas, constitutivas do tempo presente. Neste sentido, enfatizou-se a experiência desenvolvida no Arquivo Histórico da Faculdade de Educação/UFRGS e os desafios que existem em aproximar a memória institucional como temática que interesse aos jovens estudantes dos cursos de licenciatura.  Fez-se uma defesa das aulas de História da Educação, como disciplina na qual é possível desenvolver estratégias formativas que envolvam as múltiplas faces dos gestos de guardar, com vistas a que esse componente curricular faça sentidos para quem está em processo de tornar-se professor e que possam reverberar na futura atuação como docentes. Além disso, problematizam-se questões em torno da constituição de Arquivos, nas interfaces com discussões sobre a memória e o patrimônio educativo.   

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Author Biography

Dóris Bittencourt Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado e Doutorado em Educação (2001/2007), com ênfase em História da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS. Professora Associada III de História da Educação da Faculdade de Educação, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa os seguintes temas relacionados à História da Educação: Arquivos Pessoais e Ego-documentos, História da Profissão Docente, História das Mulheres, História da Cultura Escrita, Cultura Escolar, História das Instituições Educativas, Patrimônio histórico educativo.

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Published

2023-07-07

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How to Cite

Almeida, D. B. (2023). “Raspas e restos me interessam”: Arquivos de instituições educativas como espaços de guarda, ensino e pesquisa. PARADIGMA, 44(3), 485–505. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p485-505.id1458

Issue

Section

Dossiê: Escolas Normais numa Perspectiva Internacional