Uma revisão do projeto do Congresso Pedagógico do Pará de 1900: anseios, normativas e temáticas

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024015.id1528

Palabras clave:

Congresso Pedagógico; Intercâmbio de saberes; Formação docente; Educação Pública

Resumen

Neste artigo fazemos uma descrição comentada do projeto do Congresso Pedagógico do Pará de 1900, enfatizando anseios e temáticas propostas por um grupo de experts, materializadas nas normativas regimentais do referido congresso. O foco central era estabelecer uma instância normativa composta por um programa de reuniões formativas fixas no estado do Pará, a fim de debater temas relacionados à educação, apropriação de informações e soluções de problemas, com encaminhamentos a serem concretizados nos processos de ensino, com base nas tendências educacionais que circulavam no cenário nacional ou internacional entre os anos de 1895 e 1900. A partir de uma pesquisa historiográfica em fontes documentais primárias como jornais, documentos públicos e revistas pedagógicas publicadas na época, realizamos uma descrição analítica que apontou intenções expressas no regimento do congresso, com fins de atender anseios e temáticas atuais que visavam a transformação da educação pública nos primeiros anos do século XX, no contexto do sistema educacional do Pará.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COELHO, C. L. M. (2015). Avaliação, Expertise e processos de decisão política: O Programa ‘Avaliação Externa das Escolas’ em Portugal (2006-2011). Tese de Doutorado em Ciências da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física. p. 113-172. (Coleção Contextos da Ciência).

MENDES, Iran Abreu. Francisco Ferreira Vilhena Alves and the Arithmetic Knowledge in the Journal The School: Official Journal of Teaching (1900-1905). Acta Scientiae, Canoas, Vol. 21, N. Special, p.43-61, May/Jun. 2019.

MENDES, Iran Abreu. Atividades matemáticas de Francisco Ferreira de Vilhena Alves na revista pedagógica a escola (Belém/Brasil) entre 1900 e 1905. Historia de la Educación: Revista Interuniversitaria, n. 39, 2020, p. 67-90. ISSN-e 2386-3846, ISSN 0212-0267.

MENDES, Iran Abreu. Aldebaro Klautau e o Programa de Matemáticas da Escola Normal de Belém (Pará) de 1932. Cadernos CEDES 41 (115) • Sep-Dec 2021 • https://doi.org/10.1590/CC245640.

MENDES, Iran Abreu; FERREIRA, Marcos Fabrício Pereira. Circulação de ideias matemáticas no arquivo da Escola Normal de Belém entre 1880 e 1910. Revista Paradigma 44 (2); Julho de 2023. p. 550-575. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p550-575.id1461.

PALHETA Nélio (Org.). ACP – 200 anos ajudando a escrever a história do Pará. Belém: Marques Editora, 2020.

TRÉPOS, J.-Y. (1996). La sociologie de l’expertise. Paris: puf, coll. “Que sais-je?”.

Publicado

30-01-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 119     PDF (Português (Brasil)) downloads: 48

Cómo citar

Mendes, I. A. (2024). Uma revisão do projeto do Congresso Pedagógico do Pará de 1900: anseios, normativas e temáticas. PARADIGMA, 45(1), e2024015. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024015.id1528

Número

Sección

Artículos