Uma revisão do projeto do Congresso Pedagógico do Pará de 1900: anseios, normativas e temáticas

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024015.id1528

Palavras-chave:

Congresso Pedagógico; Intercâmbio de saberes; Formação docente; Educação Pública

Resumo

Neste artigo fazemos uma descrição comentada do projeto do Congresso Pedagógico do Pará de 1900, enfatizando anseios e temáticas propostas por um grupo de experts, materializadas nas normativas regimentais do referido congresso. O foco central era estabelecer uma instância normativa composta por um programa de reuniões formativas fixas no estado do Pará, a fim de debater temas relacionados à educação, apropriação de informações e soluções de problemas, com encaminhamentos a serem concretizados nos processos de ensino, com base nas tendências educacionais que circulavam no cenário nacional ou internacional entre os anos de 1895 e 1900. A partir de uma pesquisa historiográfica em fontes documentais primárias como jornais, documentos públicos e revistas pedagógicas publicadas na época, realizamos uma descrição analítica que apontou intenções expressas no regimento do congresso, com fins de atender anseios e temáticas atuais que visavam a transformação da educação pública nos primeiros anos do século XX, no contexto do sistema educacional do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COELHO, C. L. M. (2015). Avaliação, Expertise e processos de decisão política: O Programa ‘Avaliação Externa das Escolas’ em Portugal (2006-2011). Tese de Doutorado em Ciências da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física. p. 113-172. (Coleção Contextos da Ciência).

MENDES, Iran Abreu. Francisco Ferreira Vilhena Alves and the Arithmetic Knowledge in the Journal The School: Official Journal of Teaching (1900-1905). Acta Scientiae, Canoas, Vol. 21, N. Special, p.43-61, May/Jun. 2019.

MENDES, Iran Abreu. Atividades matemáticas de Francisco Ferreira de Vilhena Alves na revista pedagógica a escola (Belém/Brasil) entre 1900 e 1905. Historia de la Educación: Revista Interuniversitaria, n. 39, 2020, p. 67-90. ISSN-e 2386-3846, ISSN 0212-0267.

MENDES, Iran Abreu. Aldebaro Klautau e o Programa de Matemáticas da Escola Normal de Belém (Pará) de 1932. Cadernos CEDES 41 (115) • Sep-Dec 2021 • https://doi.org/10.1590/CC245640.

MENDES, Iran Abreu; FERREIRA, Marcos Fabrício Pereira. Circulação de ideias matemáticas no arquivo da Escola Normal de Belém entre 1880 e 1910. Revista Paradigma 44 (2); Julho de 2023. p. 550-575. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p550-575.id1461.

PALHETA Nélio (Org.). ACP – 200 anos ajudando a escrever a história do Pará. Belém: Marques Editora, 2020.

TRÉPOS, J.-Y. (1996). La sociologie de l’expertise. Paris: puf, coll. “Que sais-je?”.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Métricas


Visualizações do artigo: 119     PDF downloads: 48

Como Citar

Mendes, I. A. (2024). Uma revisão do projeto do Congresso Pedagógico do Pará de 1900: anseios, normativas e temáticas. PARADIGMA, 45(1), e2024015. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024015.id1528

Edição

Seção

Artículos