OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DE UM PROCESSO FORMATIVO ANCORADO NA PRÁTICA DOCENTE

Auteurs

DOI :

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p273-296.id1172

Mots-clés :

Ensino de Álgebra, Formação de professores, Tarefas de aprendizagem profissional, Oportunidades de aprendizagem professional, Generalização de padrões e regularidades

Résumé

Essa pesquisa adota o entendimento de que o desenvolvimento profissional e a aprendizagem do professor possibilitam uma melhora na sua prática docente, assim nesse artigo, apresentamos resultados de pesquisa que busca identificar e compreender como oportunidades de aprendizagem profissional emergem quando professores discutem e analisam, coletivamente, aulas envolvendo padrões e regularidades na escola básica. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva qualitativa-interpretativa e os dados analisados são constituídos por protocolos de resolução de tarefas formativas, áudios e vídeos colhidos ao longo de um processo de formação continuada. Os resultados nos apontam que as tarefas de aprendizagem profissional favoreceram que os professores discutissem o conhecimento dos estudantes e do ensino acerca de padrões e regularidades e, mostram ainda, que os professores participantes mobilizaram e ampliaram seus conhecimentos sobre a interpretação de diferentes formas de se generalizar um padrão matemático, assim como ampliaram seus próprios conhecimentos matemáticos acerca deste importante tema a ser discutido na escola básica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marcia Aguiar, Universidad de Lisboa

Licenciada en Matemáticas por el Instituto de Matemáticas y Estadística de la Universidad de São Paulo (IME-USP). Máster en Didáctica por la Facultad de Educación de la Universidad de São Paulo (FE-USP) y Máster en Matemática por el Instituto de Matemáticas y Estadística de la Universidad de São Paulo (IME-USP). Doctora en Educación por la Facultad de Educación de la Universidad de São Paulo (FE-USP). Realizó un posdoctoral en el Instituto de Educación de la Universidad de Lisboa, Portugal (IE-UL). Actualmente es profesora de la Universidade Federal do ABC (UFABC). Tiene experiencia en las áreas de Educación Matemáticas y formación de profesores que enseñan matemáticas.

Alessandro Jacques Ribeiro, Universidade de Lisboa (IE-UL)

Licenciado en Matemáticas por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (PUC-SP). Máster en Educación Matemática (2001) por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (PUC-SP). Doctor en Educación Matemática por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizó dos pasantías posdoctorales: en Rutgers, The State University of New Jersey, Estados Unidos; en el Instituto de Educación de la Universidad de Lisboa, Portugal (IE-UL). Actualmente es profesor del Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL). Tiene experiencia en las áreas de Educación Matemáticas y formación de profesores que enseñan matemáticas.  

Références

BALL, D. L.; BEN-PERETZ, M.; COHEN, R. B. Records of practice and the development of collective professional knowledge. British Journal of Educational Studies, v. 62, n. 3, p. 317–335, 2014.

BALL, D. L.; COHEN, D. K. Developing practice, developing practitioners: Toward a practice-based theory of professional education. In: Sykes, G.; Darling-Hammond, L. (Eds.). Teaching as the learning profession: Handbook of policy and practice. San Francisco, CA: Jossey Bass, 1999. p. 3-32.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BLANTON, M. L.; KAPUT, J. J. Helping elementary teachers build mathematical generality into curriculum and instruction. ZDM — International Journal on Mathematics Education, v. 37, n. 1, p. 34–42, 2005.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANCO, N.; PONTE, J. P. Articulação entre pedagogia e conteúdo na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência em Álgebra. In: Ponte, J. P. (Ed.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2014. p. 379-408.

BRITT, M. S.; IRWIN, K. C. Algebraic Thinking with and without Algebraic Representation: A Pathway for Learning. In: Cai, J.; Knut, E. (Eds.). Early Algebraization: A Global Dialogue from Multiple Perspectives. Berlin Heidelberg: Springer-Verlag, 2011. p. 137-157.

BRUCE, C. D.; ESMONDE, I.; ROSS, J.; DOOKIE, L.; BEATTY, R. The effects of sustained classroom-embedded teacher professional learning on teacher efficacy and related student achievement. Teaching and Teacher Education, v. 26, p. 1598-1608, 2010.

CARRAHER, D. W.; MARTINEZ, M. V.; SCHLIEMANN, A. D. Early algebra and mathematical generalization. ZDM— International Journal on Mathematics Education, v. 40 n. 1, p. 3-22, 2008.

CROTTY, M. The foundations of social research: Meaning and perspective in the research process. London: Sage, 1998.

DAVIS, E. A.; KRAJCIK, J. S. Designing educative curriculum materials to promote teacher learning. Educational Researcher, v. 34, n. 3, p. 3–14, 2005.

LOUCKS-HORSLEY, S. Teacher change, staff development, and systemic change: Reflections from the eye of the paradigm. In: Friel, S. N.; Bright, G. W. (Eds.). Reflecting on our work: NSF teacher enhancement in K-6 mathematics. Lanham, MD: University Press of America, 1997, p. 133–150.

MARTINS, C.; SANTOS, L. O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo. Quadrante, v. 21, n. 1, p. 95-119, 2012.

PIMENTA, C. M. C.; SARAIVA, J. M. As ações epistémicas na construção do novo conhecimento matemático e no desenvolvimento do pensamento algébrico. Quadrante, v. 28, n. 1, p. 27-53, 2019.

PIMENTEL, T.; VALE, I. Os padrões e o raciocínio indutivo em matemática. Quadrante, v. 21, n. 2, p. 29-50, 2012.

PONTE, J. P. Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. In: Tavares, J. (Ed.). Investigar e formar em educação: Actas do IV congresso da SPCE, Porto: SPCE, p. 59-72, 1999.

PONTE, J. P. Estudiando el conocimiento y el desarrollo profesional del profesorado de matemáticas. In: Planas, N. (Ed.). Teoría, crítica y práctica de la educación matemática, Barcelona: Graó, p. 83-98, 2012.

PONTE, J. P. D. Gestão curricular em Matemática. In: Grupo de Trabalho de Investigação da APM (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, 2005, p. 11-34.

PONTE, J. P.; CHAPMAN, O. Preservice mathematics teachers’ knowledge and development. In: English, L.D. (Ed.). Handbook of international research in mathematics education. New York, NY: Routledge, 2008, p. 225-263.

PUTNAM, R.; BORKO, H. What do new views of knowledge and thinking have to say about research on teacher learning? Educational Researcher, v. 29, n. 1, p. 4–15, 2000.

RIBEIRO, A. J.; DA PONTE, J. P. Um modelo teórico para organizar e compreender as oportunidades de aprendizagem de professores para ensinar matemática. Zetetiké, v. 28, p. 1-20, 2020.

ROWLAND, T. The knowledge quartet: The genesis and application of a framework for analysing mathematics teaching and deepening teachers’ mathematics knowledge. Sisyphus – Journal of Education, v. 1, n. 3, p. 15-43, 2013.

RUSS, R. S.; SHERIN, B. L.; SHERIN, M. G. What constitutes teacher learning? In: Gitomer, D. H.; Bell, C. A. (Eds.). Handbook of Research on Teaching. 5ª ed., Washington (D.C.): American Educational Research Association, 2016, p. 391-438.

SERRAZINA, M. L. O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo e a melhoria do ensino da Matemática. Da investigação às práticas, v. 3, n. 2, p. 75-97, 2013.

SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SILVER, E. A.; CLARK, L. M.; GHOUSSEINI, H. N.; CHARALAMBOUS, Y. C.; SEALY, J. T. Where is the mathematics? Examining teachers’ mathematical learning opportunities in practice-based professional learning tasks. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 10, v. 4-6, 261-277, 2007. https://doi.org/10.1007/s10857-007-9039-7

SMITH, M. S. Practice-based professional development for teachers of mathematics. Reston, VA: NCTM, 2001.

SWAN, M. The impact of task based professional development on teachers’ practices and beliefs: A design research study. Journal of Mathematics Teacher Education, v, 10, p. 217-237, 2007.

TATTO, M. T; SENK, S. The Mathematics Education of Future Primary and Secondary Teachers: Methods and Findings from the Teacher Education and Development Study in Mathematics. Journal of Teacher Education, v. 62, n. 2, p. 121–137. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0022487110391807

TREVISAN, A. L.; RIBEIRO, A. J.; PONTE, J. P. D. Professional learning opportunities regarding the concept of function in a practice-based teacher education program. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 15, n. 2, 2020.

WEBSTER-WRIGHT, A. Reframing professional development through understanding authentic professional learning. Review of Educational Research, v. 79, 702-739, 2009.

ZAZKIS, R.; LILJEDAHL, P. Generalization of patterns: The tension between algebraic thinking and algebraic notation. Educational Studies in Mathematics, v. 49, p. 379-402, 2002.

Téléchargements

Publiée

2022-01-18

Métricas


Visualizações do artigo: 289     PDF (Español (España)) downloads: 178

Comment citer

Aguiar, M., & Ribeiro, A. J. . (2022). OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DE UM PROCESSO FORMATIVO ANCORADO NA PRÁTICA DOCENTE. PARADIGMA, 43(1), 273–296. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p273-296.id1172

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice