OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DE UM PROCESSO FORMATIVO ANCORADO NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p273-296.id1172Palavras-chave:
Ensino de Álgebra, Formação de professores, Tarefas de aprendizagem profissional, Oportunidades de aprendizagem professional, Generalização de padrões e regularidadesResumo
Essa pesquisa adota o entendimento de que o desenvolvimento profissional e a aprendizagem do professor possibilitam uma melhora na sua prática docente, assim nesse artigo, apresentamos resultados de pesquisa que busca identificar e compreender como oportunidades de aprendizagem profissional emergem quando professores discutem e analisam, coletivamente, aulas envolvendo padrões e regularidades na escola básica. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva qualitativa-interpretativa e os dados analisados são constituídos por protocolos de resolução de tarefas formativas, áudios e vídeos colhidos ao longo de um processo de formação continuada. Os resultados nos apontam que as tarefas de aprendizagem profissional favoreceram que os professores discutissem o conhecimento dos estudantes e do ensino acerca de padrões e regularidades e, mostram ainda, que os professores participantes mobilizaram e ampliaram seus conhecimentos sobre a interpretação de diferentes formas de se generalizar um padrão matemático, assim como ampliaram seus próprios conhecimentos matemáticos acerca deste importante tema a ser discutido na escola básica.Downloads
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