Projeto AM²: Animações Matemáticas com Manim

Auteurs

DOI :

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025009.id1623

Mots-clés :

Animações, Python, Manim, Matemática

Résumé

O objetivo deste artigo é descrever o processo de produção de animações matemáticas utilizando a biblioteca Manim e explorando seu potencial pedagógico para o ensino da matemática. A criação dessas animações envolve a aprendizagem de programação em Python e a elaboração de roteiros didáticos criativos, visando tornar conceitos matemáticos complexos mais acessíveis e interativos. A pesquisa destaca que, apesar dos desafios enfrentados por professores, como o domínio do Manim e da linguagem Python, esses obstáculos podem ser superados com recursos disponíveis, como tutoriais e cursos online. A análise do processo de produção das animações mostrou que, além do aprendizado técnico, é essencial a criação de roteiros pedagógicos bem estruturados, que permitam a exploração visual de conceitos como derivadas, limites e métodos de resolução. O artigo enfatiza a importância do Manim como ferramenta que promove um ensino mais visual e interativo, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda dos temas abordados. No entanto, identificou-se a falta de literatura especializada sobre o uso das animações em sala de aula, o que abre espaço para novas pesquisas e desenvolvimento de materiais didáticos em português. A integração das tecnologias digitais no ensino de matemática, aliada à história da Matemática, oferece uma abordagem mais rica e contextualizada. Este estudo contribui para a compreensão do uso do Manim e incentiva futuras investigações sobre sua aplicação pedagógica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66075-110.

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Augusto Corrêa, 01, Campus Universitário do Guamá, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66075-110.

Références

BORBA, Marcelo de Carvalho; SOUTO, Daise Lago Pereira; CANEDO JUNIOR, Neil da Rocha. Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. São Paulo: Autêntica, 2022.

CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne C. Uso de Python no ensino de matemática: PyGGB e MANIM. ReTEM - Revista Tocantinense de Educação Matemática, Arraias, v. 1, p. e23006, 2023. DOI: https://doi.org/10.63036/ReTEM.2965-9698.2023.v1.163

COÊLHO, Iara Martins; MORAES, Mônica Suelen Ferreira de; CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne C. Integração de perspectivas históricas e tecnológicas no ensino do conceito de limite. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA/DA AMAZÔNIA, 1., 2024, Arraias. Anais [...]. Arraias: SBEM-TO, 2024.

COLUCI, Vítor R. Animações de conceitos da teoria de erros usando Manim/Python. Revista Brasileira de Ensino de Física, [S. l.], v. 44, p. e20210239, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0239

NADAL, João Henrique Duarte. A cultura do GIF: reconfigurações de imagens técnicas a partir dos usos e apropriações de narrativas cíclicas. 2014. 185 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014. Disponível em: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1407 Acesso em: 1 dez. 2024

RADMEHR, Farzad; TURGUT, Melih. Learning more about derivative: Leveraging online resources for varied realizations. ZDM Mathematics Education, Alemanha, v. 56, p. 589-604, 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-024-01564-0

SANDBERG, Joel. Animaatio matematiikan opetuksessa (Animação no ensino de matemática). 2024. 57 f. Dissertação (Mestrado para Professores de Matemática, Física e Química) – Faculdade de Matemática e Ciências Naturais, Universidade de Helsinque, Helsinque, 2024.

TEIXEIRA, Lucas Santos; CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne C.; MORAES, Mônica Suelen Ferreira de. Animações para o ensino do cálculo diferencial com manim. In: ENCONTRO TOCANTINENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2024, Arraias. Anais [...]. Arraias: SBEM-TO, 2024.

TEIXEIRA, Lucas Santos; MORAES, Mônica Suelen Ferreira de; CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne C. História da matemática e vídeos digitais com manim para o ensino de derivadas. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA/DA AMAZÔNIA, 1., 2024, Arraias. Anais [...]. Arraias: SBEM-TO, 2024.

TEIXEIRA, Lucas Santos; SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés; MORAES, Mônica Suelen Ferreira de. Animações matemáticas com manim para abordar o método de completar quadrados. In: ENCONTRO TOCANTINENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2024, Arraias. Anais [...]. Arraias: SBEM-TO, 2024.

THOMSEN, Marianne; JANKVIST, Uffe Thomas; CLARK, Kathleen Michelle. The interplay between history of Mathematics and Digital Technologies: a review. ZDM – Mathematics Education, Alemanha, v. 54, p. 1631-1642, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-022-01368-0

VITAL, Carla; SCUCUGLIA, Ricardo Rodrigues da Silva. A criação de GIFs com o GeoGebra para produção de narrativas matemáticas digitais. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 16, n. 36, p. 128-141, jul. 2020.

Téléchargements

Publiée

2025-01-20

Métricas


Visualizações do artigo: 252     PDF (Português (Brasil)) downloads: 135

Comment citer

Castillo, L. A., & Sánchez, I. C. (2025). Projeto AM²: Animações Matemáticas com Manim. PARADIGMA, 46(1), e2025009. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025009.id1623

Numéro

Rubrique

Artículos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice