Narrativas de professores de matemática que ensinam probabilidade e estatística e seus processos de desenvolvimento profissional

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024008.id1379

Palavras-chave:

IRaMuTeQ, Formação continuada, EaD, Pesquisas (Auto)biográficas, Educação Estatística

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar, por meio das narrativas (auto)biográficas, as trajetórias formativas e de desenvolvimento profissional de professores de matemática que ensinam probabilidade e estatística no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem (Auto)biográfica, composta por um corpus de oito narrativas, em que os professores de matemática narram as suas trajetórias formativas e de desenvolvimento profissional. Essas narrativas foram produzidas a partir de um curso de extensão, intitulado Práticas Pedagógicas em Educação Estatística em nível de formação continuada na modalidade de ensino a distância (EaD). A estratégia de análise toma como suporte o software IRaMuTeQ, com base nas análises de similitude e da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). A análise lexicográfica do corpus textual das narrativas propiciou quatro categorias: indícios identitários do educador estatístico, desafios postos pelo ensino remoto, experiências e desafios no ensino da estatística, e espaços de formação e constituição docente como eixos de análise. Os resultados revelam ressignificação de práticas em sala de aula para o ensino da estatística, a influência familiar para a profissão docente, a importância dos espaços virtuais de aprendizagem, e além disso, apresentam dois indícios da identidade do educador estatístico: compromisso com o redimensionamento das práticas pedagógicas e compartilhamento das análises reflexivas sobre as experiências obtidas ao longo do processo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Espasandin Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas Campinas, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Taubaté (1985), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1987), Aperfeiçoamento em Matemática Pura pelo IMECC/UNICAMP (1989), Especialização em Modelagem Matemática no Meio Ambiente pela UNESP/Guaratinguetá (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e pós-doutorado na The University of Georgia (UGA) com financiamento Fapesp (2008). Durante o doutoramento realizou estágio de pesquisa na Universidade de Granada (Espanha) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Foi professora colaboradora voluntária do LEM (Laboratório de Ensino de Matemática) no IMECC na Universidade Estadual de Campinas (1990-2003). Foi assessora junto à Divisão de Orientação Técnica da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2009 - 2012). Foi Professora Visitante na Miami University - Oxford - Ohio - USA (2015-2016), com financiamento FAPESP. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-Brasil) na gestão de 2016-2019. Foi Editora Associada da Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), na gestão 2016-2019. Foi Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (2017 - 2020). Foi Membro do International Program Committee for ICME-14 (2017 - 2021). Foi Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Cruzeiro do Sul onde criou e coordenou o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística (CEPEME) (2004 - 2021). Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É Editora Assistente da Revista Educação da PUC Campinas e Editora Associada do Boletim de Educação Matemática (BOLEMA). Coordena o Grupo de Investigação e Formação em Educação Matemática (GIFEM). É sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e Membro do GT07 - Formação de Professores que Ensinam Matemática. É membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (SBEM-SP). Coordena as coleções de Educação Estatística e Insubordinação Criativa da Editora Mercado de Letras. Tem experiência como docente e pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Educação Estatística atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; ensino e aprendizagem em matemática e estatística. É pesquisadora produtividade/CNPq, nível 2 (2022 - 2025).

Referências

BARBOSA, G. C. Educadores Estatísticos em Formação Continuada: indícios de identidade docente. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2022.

BARBOSA, G. C., SANTOS, S. S.; TINTI, D. S.; LOPES, C. E. Análise de Trajetórias de Professores que Ensinam Probabilidade e Estatística com Auxílio do Software IRAMUTEQ. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S.L.], v. 13, n. 4, p. 420-428, 11 fev. 2021. Editora e Distribuidora Educacional. http://dx.doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p420-428. Acesso em:28 jun. 2021.

BATANERO, C. Didáctica de la estadística. Granada: Universidad de Granada, 2001

BATANERO, C.; DÍAZ, C. Training Teachers to Teach Statistics: what can we learn from research? Statistique et Enseignement, Paris, n. 1, p. 5-20, 2010.

BELLONI, M. L. Educação à Distância, 2a. ed., Campinas (SP): Autores Associados, 2001.

CAMARGO, B. V., JUSTO, A. M. IRaMuTeQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas Psicol., v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.

COBB, G. W.; MOORE, D. S. Mathematics, Statistics, and Teaching. The American Mathematical Monthly, Washington, v.104, n.9, p. 801- 823, nov. 1997.

COURA, F. C. F. A pesquisa narrativa na análise do desenvolvimento profissional do formador de professores de matemática. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 4, n. 10, p. 180-195, 19 abr. 2019.

COUTINHO, C. Q. S. Conceitos probabilísticos: quais contextos a história nos aponta? Revemat, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 50-67, jan. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12991/12092. Acesso em: 20 maio 2021.

CRESWELL, J.W., CLARK, V.L.P. Pesquisa de métodos mistos. São Paulo: Penso; 2013.

CRUZ, M. O. A Narrativa no Ensino de Matemática: a construção da identidade pessoal e do conhecimento. São Paulo: Editora LF, 2018.

D’AMBROSIO, U. Desafios da educação Matemática no novo milênio. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 8, n. 11, p. 14 – 17, dez. 2001.

DAY, C. Developing teachers: the challenges of lifelong learning, London: Falmer Press, 1999.

DAY, C. Desenvolvimento Profissional de Professores, 1, ed. Porto- Portugal: Ed. Porto Editora, 2001.

ESTEVAM, E. J. G. Práticas de uma Comunidade de Professores que ensinam Matemática e o Desenvolvimento Profissional em Educação Estatística. 2015. 192 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.

FREITAS, P. M. L.; BARBOSA, T. P. A escolha profissional e a influência da família. Revista Uningá, v.10, n. 1, p. 135-142, 2006.

GÓMEZ, D. G. Constitución de la identidad del profesor que enseña estadística. 195 f. Tese (Doutorado) - Curso de Facultad de Educación, Departamento de Educación Avanzada, Universidad de Antioquia, Medellin, 2014.

HOÇA, L. Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 15, p. 1435-1453, 11 out. 2020.

LOPES, C. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Caderno Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, 01 jan. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n74/v28n74a05.pdf. Acesso em: 23 maio 2021.

LOPES, C. E. As narrativas de duas professoras em seus processos de desenvolvimento profissional em educação estatística. Boletim de Educação Matemática (Bolema), Rio Claro, v. 8, n. 49, p. 841-856, ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bolema/v28n49/1980-4415-bolema-28-49-0841.pdf . Acesso em: 27 maio 2020.

LOPES, C. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Caderno Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, 01 jan. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n74/v28n74a05.pdf. Acesso em: 23 maio 2021.

LOPES, C. E.; SOCHA, R. R. Investigação Estatística nas Aulas de Matemática. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. -18, 2020.

MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora, 1999.

MARCHAND, P.; RATINAUD, P. L’analyse de similitude appliquée aux corpus textuels: les primaires socialistes pour l’élection présidentielle française (septembre-octobre 2011). JOURNÉES INTERNATIONALES D’ANALYSE STATISTIQUE DES DONNÉES TEXTUELLES, 11. Actes[...]. JADT, 687-699, 2012.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

MONTEIRO, C. Quais conhecimentos são necessários para ensinar aritmética? In: ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: NÚMEROS E ESTATÍSTICAS: REFLETINDO O NÃO PRESENTE, PROSPECTANDO OU FUTURO., 19. Anais [...]. Vila Real, Portugal, 2009.

NACARATO, A. M., PASSEGGI, M. C. Narrativas autobiográficas produzidas por futuras professoras: representações sobre a Matemática escolar. Revista de Educação PUC-Campinas, [S.l.], v. 18, n. 3, p. 287-299, jun. 2014. ISSN 2318-0870. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2365>. Acesso em: 18 fev. 2021. doi: https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2365.

NÓVOA, A. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de Educación, n. 350, p. 203-218, 2009.

OJEDA, M. C. Rasgos de la identidad del profesor de enseñanza media en su trayectoria de formación y desempeño profesionales. ¿Cómo, cuándo y con quiénes adquiere su condición de profesor?. REDIE. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 10, n.2, p. 1-14, 2008 Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=15511134004, Acesso em: 06 de jun. 2021.

PASSOS, C. L. B.; NACARATO, A.; FIORENTINI, D.; MISKULIN, R. G.; GRANDE, R. C.; GAMA, R.; MEGID, M. A.; FREITAS, M. T.; MELO, M. V. Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, v. 15, n. 1 e 2, p. 193-219, 2006.

PONTE, J. P. O desenvolvimento profissional do professor de matemática. Revista Educação e Matemática, n. 31, p. 9-12 e 20, 1994.

ROCHA, R. N.; SÁ, L. P. Trajetórias de vida e desenvolvimento profissional docente de professores de química. Revista Eletrônica de Enseñanza de Las Ciencias, Vigo, v. 18, n. 1, p. 56-79, jan. 2019.

TINTI, D. S.; BARBOSA, G. C.; LOPES, C. E. O software IRAMUTEQ e a Análise de Narrativas (Auto)biográficas no Campo da Educação Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 35, n. 69, p. 479-496, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a22.

TRANQUEIRA, A. A.; LIMA, M. G. S. B. Memorial de Formação e de Desenvolvimento Profissional: Narrativas de Professoras Aposentadas. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6., 2012, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012. p. 1-13.

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco. org/news/comissao– futuros– da– educacao– da– unesco– apela– ao– planejamento– antecipado– o– aumento– das. Acesso em: 23 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Métricas


Visualizações do artigo: 95     PDF downloads: 64

Como Citar

Barbosa, G. C., Lopes, C. E. ., & Santos, S. S. (2024). Narrativas de professores de matemática que ensinam probabilidade e estatística e seus processos de desenvolvimento profissional. PARADIGMA, 45(2), e2024008. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024008.id1379

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)