Movimento Todos Pela Educação e o empresariamento do Novo Ensino Médio no Brasil
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024012.id1366Keywords:
Capital, Ensino Médio, Parcerias Público-Privadas, Movimento Todos Pela EducaçãoAbstract
Este estudo tem como objetivo analisar o projeto da iniciativa privada para o novo Ensino Médio brasileiro, a partir do Movimento Todos Pela Educação (TPE). Pretende verificar a influência do ideário desse grupo de empresários na reforma de 2017, a fim de desvelar os interesses dos representantes do capital sobre o Ensino Médio e suas consequências para a formação humana. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, de caráter qualitativo e amparada nos pressupostos do materialismo histórico. Constatou-se que o projeto do capital para o novo Ensino Médio brasileiro obteve força com a atuação decisiva dos grupos de empresários nas políticas educacionais em curso, dentre eles o TPE, cujo objetivo foi adequar a Educação Básica brasileira a seus interesses. Isso fica expresso na reforma do Ensino Médio de 2017, que intensificou a flexibilização curricular e ampliou as condições para o estabelecimento das Parcerias Público-Privadas (PPP). Infere-se que o setor privado propaga a reforma para assegurar as condições para captar recursos públicos, resultando em uma formação instrumental e utilitarista, que promove o disciplinamento da classe trabalhadora.Downloads
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2024-07-01
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How to Cite
Souza, M. E. R., Favaro, N. de A. L. G., & Semzezem, P. (2024). Movimento Todos Pela Educação e o empresariamento do Novo Ensino Médio no Brasil. PARADIGMA, 45(2), e2024012. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024012.id1366
Issue
Section
Artículos