O Feedback de Professores de Matemática do Ensino Médio em Aulas Remotas e Suas Relações Com o Pensamento Crítico e Criativo

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p264-286.id1476

Keywords:

ensino remoto, aulas de matemática, feedback, pensamento crítico e criativo em matemática

Abstract

O presente estudo teve por objetivo analisar e identificar potenciais elementos nos feedbacks das avaliações em matemática, promovidos por um grupo de professores do ensino médio da rede pública de ensino de Brasília-DF, que possam contribuir com o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática dos estudantes desta etapa de escolarização, no contexto do ensino remoto, em 2020. Tratou-se de um estudo de caso, no qual utilizamos um questionário com dados iniciais e outro com dados finais, bem como a estratégia de Grupo Focal, adaptada para a interação em ambiente on-line, por meio de videoconferência, para a coleta de dados, analisados por meio da Análise de Conteúdo. Com o estudo, foi possível perceber a necessidade de compreender os processos de aprendizagem individuais dos estudantes, de forma que eles pudessem dialogar com os professores sobre o trabalho que realizavam, o que é essencial para as ações de feedback, bem como perceber que as estratégias adotadas pelos docentes para auxiliar no desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico em matemática como meio de solucionar problemas matemáticos da vida cotidiana e garantir as aprendizagens.

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Author Biographies

Ildenice Lima Costa, Universidade de Brasília

Bacharel em Ciência da Computação – Universidade Católica de Brasília, Licenciada em Pedagogia – UnB, Especialista em Gestão de EaD – UFF/RJ, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Faculdade Evangélica – Anápolis, Mestrado em Educação – UnB, Doutoranda em Educação – UnB. Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF e Colaboradora (membro bolsista de pós-graduação) do Núcleo de Formação para Apoio Operacional à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Centro de Educação a Distância - CEAD/UnB. Faz parte do Grupo PI – Pesquisas e Investigações em Educação Matemática / Linha de Pesquisa: Educação em Ciências e Matemática

Alessandra Lisboa da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharel em Administração – UDF, Licenciada em Matemática – UNICEUB, Licenciada em Pedagogia – Faculdade Albert Einstein (FALBE), Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas - ARTEDUCA/UnB, Mestrado em Educação – UnB, Doutorado em Educação – UnB. Atualmente, é Coordenadora Central da Diretoria de Serviços e Projetos Especiais de Ensino (DISPRE), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF e professora, supervisora, orientadora e tutora da Universidade Aberta do Brasil/UAB/UnB. É líder de grupo de estudos "Projeto Matemática Todo Dia: estudos e pesquisas educacionais" e membro do Grupo PI – Pesquisas e Investigações em Educação Matemática / Linha de Pesquisa: Educação em Ciências e Matemática.

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Published

2023-08-31

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How to Cite

Costa, I. L. ., & Silva, A. L. da . . (2023). O Feedback de Professores de Matemática do Ensino Médio em Aulas Remotas e Suas Relações Com o Pensamento Crítico e Criativo. PARADIGMA, 44(5), 264–286. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p264-286.id1476