O Feedback de Professores de Matemática do Ensino Médio em Aulas Remotas e Suas Relações Com o Pensamento Crítico e Criativo

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p264-286.id1476

Palavras-chave:

ensino remoto, aulas de matemática, feedback, pensamento crítico e criativo em matemática

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar e identificar potenciais elementos nos feedbacks das avaliações em matemática, promovidos por um grupo de professores do ensino médio da rede pública de ensino de Brasília-DF, que possam contribuir com o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática dos estudantes desta etapa de escolarização, no contexto do ensino remoto, em 2020. Tratou-se de um estudo de caso, no qual utilizamos um questionário com dados iniciais e outro com dados finais, bem como a estratégia de Grupo Focal, adaptada para a interação em ambiente on-line, por meio de videoconferência, para a coleta de dados, analisados por meio da Análise de Conteúdo. Com o estudo, foi possível perceber a necessidade de compreender os processos de aprendizagem individuais dos estudantes, de forma que eles pudessem dialogar com os professores sobre o trabalho que realizavam, o que é essencial para as ações de feedback, bem como perceber que as estratégias adotadas pelos docentes para auxiliar no desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico em matemática como meio de solucionar problemas matemáticos da vida cotidiana e garantir as aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ildenice Lima Costa, Universidade de Brasília

Bacharel em Ciência da Computação – Universidade Católica de Brasília, Licenciada em Pedagogia – UnB, Especialista em Gestão de EaD – UFF/RJ, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Faculdade Evangélica – Anápolis, Mestrado em Educação – UnB, Doutoranda em Educação – UnB. Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF e Colaboradora (membro bolsista de pós-graduação) do Núcleo de Formação para Apoio Operacional à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Centro de Educação a Distância - CEAD/UnB. Faz parte do Grupo PI – Pesquisas e Investigações em Educação Matemática / Linha de Pesquisa: Educação em Ciências e Matemática

Alessandra Lisboa da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharel em Administração – UDF, Licenciada em Matemática – UNICEUB, Licenciada em Pedagogia – Faculdade Albert Einstein (FALBE), Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas - ARTEDUCA/UnB, Mestrado em Educação – UnB, Doutorado em Educação – UnB. Atualmente, é Coordenadora Central da Diretoria de Serviços e Projetos Especiais de Ensino (DISPRE), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF e professora, supervisora, orientadora e tutora da Universidade Aberta do Brasil/UAB/UnB. É líder de grupo de estudos "Projeto Matemática Todo Dia: estudos e pesquisas educacionais" e membro do Grupo PI – Pesquisas e Investigações em Educação Matemática / Linha de Pesquisa: Educação em Ciências e Matemática.

Referências

ALENCAR, E. S. e FLEITH, D. S. Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2010.
BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília – DF, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acessado em 10 Jul. 22.
BROOKHART, S. M. How to give effective feedback to your students. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development, 2008.
CROPLEY, A. J. Fostering creativity in the classroom: General principles. In Runco, M. (Ed.), The creativity research handbook. Vol. 1 (pp.83-114). 1995. Cresskill, NJ: Hampton Press.
CSIKSZENTMIHALYI, M. Creativity: Flow and the psychology of discovery and invention. New York: Harper/Collins, 1996.
FÁVERO, M. H.; CUNHA, C. da. (Orgs.) Psicologia do conhecimento: o diálogo entre as ciências e a cidadania. Brasília: UNESCO, Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Liber Livro Editora, 2009.
FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
FIGUEIREDO, F. J. C. Como ajudar os alunos a estudar e a pensar? Auto-regulação da aprendizagem. Revista Millenium – Journal of Education, Technologies and Health. N. 34. Pp. 233-258. 2008. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8370/5959. Acesso em 17 Out. 2020.
FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H. Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 27, n. 3, 2020, p. 956–978. DOI: 10.14393/ER-v27n3a2020-8.
GATTI, B. A. Grupo Focal em pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.
GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade, criatividade em Matemática e motivação em Matemática dos alunos do ensino médio. 2007. 194f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2007.
GONTIJO, C. H; CARVALHO, A. T.; FONSECA, M. G.; FARIAS, M. P. Criatividade em matemática: conceitos, metodologias e avaliação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019.
GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade e motivação em matemática: a pesquisa e as implicações para a prática pedagógica. In: GONTIJO, C. H.; FONSECA, M. G. (Org.). Criatividade em Matemática: lições da pesquisa (p. 153-172). Curitiba: CRV, 2020.
GONDIM, S. M. G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, v. 12, n. 24, 2003. p. 149-161.
HATTIE, J.; TIMPERLEY, H. The power of feedback. Review of Educational Research, n. 77, 2007, p. 81-112. Disponível em https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.3102/003465430298487, acesso em 15 dez 2021.
NICOL, D. J. e MACFARLANE-DICK, D. Formative assessment and self- regulated learning: a model and seven principles of good feedback practice. Studies in Higher Education, Vol. 31, No. 2, April 2006, pp. 199–218. Disponível em https://www.researchgate. net/publication/228621906_Formative_Assessment_and_Self-Regulated_Learning_A_Model_and_Seven_Principles _of_Good_Feedback_Practice. Acesso em 02 Dez 2020.
STERNBERG, R. J. e LUBART, T. An Investment theory of creativity and its development. Human development, Berkeley, v.34, n.1, p.1-31. 1991.
TELES, L. Aprendizagem por e-learning, In LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Orgs). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Editora Pearson. 2008. Disponível na Web: http://www.fe.unb.br/quem-e-quem/docentes/l/lucioteles. Acessado em 10 Out 2020.
VILLAS BOAS, B. M. de F. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas, SP: Papirus, 2 ed., 2013.

Publicado

2023-08-31

Métricas


Visualizações do artigo: 136     PDF (Español (España)) downloads: 46

Como Citar

Costa, I. L. ., & Silva, A. L. da . . (2023). O Feedback de Professores de Matemática do Ensino Médio em Aulas Remotas e Suas Relações Com o Pensamento Crítico e Criativo. PARADIGMA, 44(5), 264–286. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p264-286.id1476